6.7.15

Banco da Amazônia abre programação dos 73 anos

Agente financeiro de fomento do Governo Federal na região Norte, o Banco da Amazônia elaborou uma programação intensa para celebrar a data, reunindo exposição, ato ecumênico, missa, show, eventos regionais em todas as unidades da Instituição e lançamento de nova campanha publicitária, serviço móbile banking a clientes e presença nas redes sociais.

Integrando a programação comemorativa, será aberta esta segunda-feira, 06,  a exposição “Casa do Caboclo João de Barro” do artista Jocatos, com curadoria do poeta e artista visual de Marcílio Caldas Costa. A mostra ficará aberta ao público até o dia 21 de agosto, de 10h às 16h. O vernisage ocorre às 18h30, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, no prédio-sede da instituição, na Presidente Vargas.

Composta de instalação, fotografias e gravuras, a mostra é resultado do projeto “A contemporaneidade das construções na Amazônia: Casa de João de Barro”, resultado da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação, concedida a Jocatos em 2014 pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), atual Centro de Experimentação Artístico e Cultural do Pará (Casa das Artes).

Com o projeto, a ideia do artista foi a de mostrar as mudanças ocorridas ao logo do tempo nas construções das casas dos caboclos da Amazônia. A instalação é a própria Casa do Caboclo João de Barro, uma alusão ao pássaro conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno e que foi tomado como objeto de estudo para a produção artística da exposição.

Na exposição, a Casa torna-se um espaço de expressão cultural, de valorização da identidade, memória e história da cultura do caboclo da Amazônia. Nela, é possível ao visitante encontrar objetos como fogão de barro, jirau, lamparina, pote e poço e, ao circular pelas obras, perceber as mudanças advindas com a contemporaneidade: o jirau deu lugar à pia, a lamparina deu lugar à luz elétrica e, antes, o que era pote, hoje é geladeira.

A exposição de fotografias e gravuras trazem registros da ambientação, dos objetos e utensílios que compõem a Casa do Caboclo João de Barro. “Queremos que as pessoas reflitam sobre esse espaço de mudança que a contemporaneidade traz, além de fazê-las valorizar a identidade, a memória e a história cultural do caboclo amazônida”, diz Jocatos.

Com mostras e premiações artísticas em salões, bienais e acervos em museus locais, nacional e internacional, Jocatos traz nesta nova mostra uma visão inovadora do homem amazônida, valorizando a cultura regional no que ele caracteriza como “a essência do viver o cotidiano de cada indivíduo”.

Show de Toquinho e novidades integram programação

As comemorações tiveram início ontem (5), com a veiculação do segundo comercial da campanha publicitária “Temos o crédito que você precisa”, composta de filme para cinema e TV, este último a ser veiculado em toda a região Norte, e banner para Internet. 

No comercial, é mostrado o Banco movimentando todos os setores da economia, desde a biodiversidade até os grandes investimentos em educação e saúde, disponibilizando o crédito de acordo com a necessidade do cliente.

Na quarta-feira, 8, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, será promovido um show com o cantor Toquinho, um dos mais expressivos artistas da música popular brasileira. Parceiro de outros compositores consagrados da MPB, como Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Paulinho da Viola, Toquinho é dono de uma discografia que começou a compor ainda na juventude, na década de 60, quando deu início a sua carreira profissional. 

De “O violão de Toquinho”, seu primeiro LP instrumental gravado, em 1966, até “Quem viver verá”, cd de músicas inéditas lançado em 2011, já são mais de setenta trabalhos registrados fonograficamente e é parte desta produção que o artista mostrará a clientes e parceiros do Banco da Amazônia.

Na quinta-feira, 9, data exata do aniversário, haverá duas celebrações religiosas para marcar a passagem do aniversário do Banco. Às 9 horas, no auditório Rio Amazonas, no prédio-sede, ocorre um Ato Ecumênico, com a participação de representantes dos segmentos católico, judaico, evangélico e espírita. E, às 18 horas, na Basílica de Nazaré, ocorre missa com celebração do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, com participação especial do Coral Vozes da Amazônia. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Nazaré, canal 30. A missa é aberta ao público em geral.

Para o público interno – o Banco emprega mais de três mil trabalhadores – já está sendo veiculado o “Minuto Memória”, uma série especial de comunicações onde são destacadas as principais realizações do Banco ao longo de seus 73 anos de existência. E, ainda, a campanha “Eu Faço Parte Dessa História”, onde os empregados relatam fatos de suas vidas junto à Instituição por meio de textos ou fotografias, que são veiculados nos canais internos de comunicação do Banco.

Já para o público externo a novidade foi o lançamento, nesta semana, do novo canal de atendimento, o Mobile Banking. Com o mote “Tecnologia para movimentar a nossa vida e de nossos clientes”,  com o novo canal é possível o cliente do Banco da Amazônia, com auxilio de seu smartphone ou tablet, verificar o saldo de sua conta, extrato, realizar pagamento de títulos, fazer transferências entre contas, DOC e TED 24 horas por dia, além de localizar o ponto de atendimento mais próximo e obter informações disponíveis no site institucional do Banco.

Outra novidade é a presença do Banco da Amazônia nas redes sociais. Na quarta-feira, 8, os internautas poderão acessar a página oficial da Instituição no Facebook. Por meio do endereço facebook/bancodaamazoniaoficial , é possível ter informações cotidianas sobre as atividades do Banco.

Nenhum comentário: