4.1.18

Banco da Amazônia divulga resultado de editais

Biblioteca do Porto, no Mercado do Sal, 
um dos projetos contemplado.
Ao todo, um total de 119 projetos da Região Amazônica vai receber patrocínio do Banco da Amazônia em 2018. Destes, 50 são do Estado do Pará. Mais de R$ 2 milhões serão aplicados pela instituição. Selecionados por meio dos Editais Públicos de Patrocínio os projetos tem atuação nas áreas cultural, social, esportiva, ambiental, feiras e congressos.

De acordo com a instituição, todos os projetos serão desenvolvidos em parceria com diversos atores sociais também comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região. 

Os projetos para a realização de feiras e exposições têm suas ações alinhadas com o incentivo ao desenvolvimento do agronegócio regional, ao turismo, ao micro empreendedor individual, à indústria e a micro e pequenas empresas.

Os projetos culturais, incentivados ou não por Lei Municipal, são voltados à Literatura, Eventos Culturais, Música, Audiovisual e Artes Cênicas. Os de cunho esportivo incentivam esportes olímpicos e paralímpicos. Os da área ambiental, o educativo: sustentabilidade ambiental e os da área social se propõem a ações de promoção à inclusão.

Já a Chamada Pública para a Lei Rouanet 2018 tem como objetivo contribuir para a melhoria do acesso à cultura regional. Neste edital, o Banco da Amazônia contempla projetos de artes cênicas (teatro, dança, performance, ópera e circo), cinema (mostras e festivais) e música, sendo priorizados àqueles que apresentarem diversidade temática, multiplicidade de linguagens e, principalmente, qualidade artística.

A artista Veronique Isabelle aprova 
um dos projetos de ocupação da galeria 
de arte da instituição
O “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2018” destina-se à seleção de projetos para exposição no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, localizado no Edifício-sede da instituição. O Espaço Cultural, em seus 16 anos de existência, é reconhecido pela classe artística regional e nacional como apoiador de projetos de artistas consagrados, mas também como formador de novas expressões regionais que tem sua arte admirada e reconhecida.

Confira a relação dos projetos aprovados com Lei Tó Teixeira e ocupação do Espaço Cultural, no site institucional: http://www.bancoamazonia.com.br/index.php/patrocinio.


Doze projetos contemplados com Lei Rouanet 2018

Dos 29 projetos oriundos de toda a Amazônia, doze projetos selecionados tendo a Lei Rouanet como carta de incentivo. Dois de Tocantins, dois do Amazonas, sete do Pará e um do Mato Grosso: Amazon Mix, Amazônia Lounge Circulação, Cartografia Quilombola no Estado do Pará, Circular Campina Cidade Velha, Festival Ambienta - música arte e meio ambiente II, I Mostra de Artes Cênicas da Transamazônica e Xingu; e Resgate aos Cordões de Pássaros e Bichos do Pará.

Os projetos trazem temáticas nas áreas das artes cênicas (teatro, dança, performance, ópera e circo), cinema (mostras e festivais) e música. Foram priorizados projetos que apresentam diversidade, multiplicidade de linguagens e, principalmente, qualidade artística. Todos serão desenvolvidos em parceria com diversos atores sociais também comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.

Os projetos para a realização de feiras e exposições têm suas ações alinhadas com o incentivo ao desenvolvimento do agronegócio regional, ao turismo, ao micro empreendedor individual, à indústria e a micro e pequenas empresas.

Joelma Klaudia é uma as contempladas

A cantora paraense Joelma Kláudia foi uma das contempladas pela Chamada para a Lei Rouanet. Ela tem como objetivo de generalizar a música e valorizar a cultura e os compositores paraenses, e com isso, surgiu o álbum Amazônia Louge, com três clipes gravados no Xingu e destacando-se na Região Norte.

O disco surgiu de uma pesquisa de repertório internacional e local ligados à música lounge. O repertório inclui composições de Lia Sophia, Eloi Iglesias, Maria Lídia, Celso Viáfora, que ela canta acompanhada de uma banda completa. Com o patrocínio concedido pelo Banco da Amazônia através do presente Edital, a cantora aponta Regiões como Manaus (AM) e Alter do Chão, em Santarém para apresentar seu trabalho.

"O Banco da Amazônia é uma porta aberta de oportunidades e estímulo para os artistas. O CD Amazônia Lounge não existiria sem o Edital e a minha notoriedade se deve à este incentivo. Estou flutuante de felicidade e o  crescimento do meu projeto  representa um marco na minha vida musical. Pela primeira vez vou cantar  fora do Estado e isso é dar suporte aos artistas e seguir com seus processos criativos desenvolvendo sustentabilidade cultural na Amazônia Legal", disse Joelma.

Este ano foram inscritos 880 projetos para o Edital de Patrocínios, para a Chamada Pública da Lei Rouanet e para o Espaço Cultural Banco da Amazônia. A seleção foi feita com avaliação das equipes técnicas do Banco e de representantes da sociedade civil com notório conhecimento nos temas dos editais.

(Texto com informações da assessoria de imprensa do Banco da Amazônia)

Nenhum comentário: