6.7.19

A arte urbana se instala na Galeria Benedito Nunes

Pintura, fotografia, escultura, estêncil e outras técnicas de arte urbana estarão presentes na exposição “Anastomose”, coletiva que reúne obras de 16 artistas paraenses. A abertura será na segunda-feira, 8, às 19h, com pocket show de Um Sebastião e DJ Lux. Na Galeria Benedito Nunes (Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650) até dia 2 de agosto.

Anastomose é um termo que vem da biologia, significando uma rede de canais que se bifurcam e recombinam em vários pontos. Uma comunicação natural como as veias que são encontradas nas estruturas das folhas. O termo entra em cena para traduzir o propósito da exposição coletiva, que é de potencializar o diálogo e o crescimento profissional através da troca de experiências em grupo entre artistas com pensamentos e discursos semelhantes.

A idealização da mostra é da Galeria Azimute, que reuniu artistas que já transitam em seu espaço localizado na entrada do Vila Container (Magalhães Barata, 52). Entre os expositores, estão nomes como Vitória Leona, Nayara Jinknss, Tainá Maneschy, Dedeh Farias e Igor Oliveira. Jade Jares, curadora da galeria, exalta a importância de levar os valores e objetivos da Azimute para além do espaço de 6m² e ocupar espaços artísticos mais tradicionais.

“É sempre válido pra qualquer profissional sair da zona de conforto. Nesse caso, rompemos nossas fronteiras abraçando a visibilidade e a história da Galeria Benedito Nunes, que tem público formado por pessoas de fora da nossa bolha e que felizmente serão alcançadas pela inovação artística que a Azimute tem cultivado ao longo desses 2 anos de existência através dos artistas que compõem ‘Anastomose’. Pra todos que ajudam a escrever a história da Galeria, esse é um momento muito importante”, revela Jade.

De acordo com Jade, espera-se que o encontro de quase um mês entre os 16 artistas deixe como legado uma fortalecida rede de apoio artístico. “Essa união de artistas e expositores aproxima todos os envolvidos do nosso objetivo-comum: encontrar mais espaços para expor ideias e obras. E quem ganha é o público, porque experimentar uma mostra coletiva é mais enriquecedor do que visitar uma exposição tradicional”, comenta.

 Ao prestigiar “Anastomose”, o público poderá ver de perto um estilo plural de arte que é pautado na soma entre contemporaneidade e urbanidade. “Cada artista, com sua técnica, representa a Galeria. Teremos fotografias, impressões em tecido, aquarela, grafite, pintura, intervenções com spray em madeira, arte digital, esculturas... todos conversam e estruturam o que vem a ser o 'DNA' do estilo endossado pela Azimute”, completa Jade.

Serviço
Abertura | Galria Benedito Nunes 8 de Julho | 19h
Período de exposição | 8 de Julho a 2 de Agosto
Realização | Fundação Cultural do Estado do Pará, Governo do Pará e Galeria Azimute

(Holofote Virtual com informações da Assessoria de Imprensa) 

Nenhum comentário: