27.7.19

Mirante terá novo um monumento de São Benedito

No domingo passado, a Secretaria de Cultura do Estado divulgou o vencedor do concurso ‘São Benedito de Arte Popular’ que regulamentou a escolha do protótipo da nova estátua, por meio da votação popular. A escultura será reproduzida em escala monumental, substituindo a imagem do santo padroeiro da cidade de Bragança, que desabou em maio deste ano. A expectativa é que o novo monumento fique pronto até dezembro deste ano.

No total, foram apurados 1.563 votos - a maioria de crianças e jovens -, ao longo dos 15 dias de votação. Com 752 votos, o vencedor foi Valdeci dos Santos, de 43 anos, natural da cidade de Viseu, mas que reside no município há 15 anos e já se considera um bragantino. Valdeci é escultor há 25 anos e já havia trabalhado na reforma da antiga imagem. De acordo com o escultor, a inspiração veio da imagem original do Santo Preto, exposta aos fiéis na igreja de São Benedito, na Pérola do Caeté. 

"Os bragantinos têm uma enorme identificação com a imagem de São Benedito que está na igreja. Ela representa, entre tantas coisas, um dos primeiros milagres do Santo, que para ajudar os pobres, levava sempre para eles pães do mosteiro em um saco de tecido. Um dia, seu superior perguntou o que havia no saco e Benedito disse que eram rosas. Desconfiado, pediu pra ver o conteúdo. Ao abrir o saco, os pães haviam se transformado em rosas", e continuou. "Estou muito feliz com o prêmio, principalmente porque agora vou conseguir finalizar meu ateliê, que fica bem ao lado do Mirante. Vou morar e trabalhar bem pertinho de São Benedito".

Ao todo, quinze protótipos de artistas de nove municípios do Pará foram pré-selecionados. A votação aconteceu no Museu Teatro da Marujada e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), pois foi realizada via urna eletrônica.

"A devoção de marujos e marujas, o cuidado com a preservação da memória e da tradição e a dedicação da Irmandade de São Benedito são um exemplo do povo Bragantino para todo o Pará. A Marujada é uma das mais bonitas festas religiosas do país e representa hoje, uma das principais manifestações de nossa cultura popular. É uma alegria para o Governo do Pará promover esta integração da comunidade na escolha do novo monumento, de forma tão democrática: por meio de votação em urna eletrônica. Obrigada aos envolvidos, especialmente ao TRE/PA pela parceria, ao Teatro Museu da Marujada, aos artesãos e à população de Bragança que abraçou a ideia e, democraticamente escolheu a imagem que melhor representa a cultura e a devoção do povo da região", afirmou Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.

A segunda etapa do projeto é a reforma do Mirante e construção do monumento, que será executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop),  para que a nova estátua seja inaugurada no período da Marujada, em dezembro, no período da Festa religiosa, um momento tão importante para a cultura e para a devoção dos bragantinos.

(Holofote Virtual com informações da Secult-Pa)

Nenhum comentário: