8.7.19

Festival de Ópera do Theatro da Paz de cara nova

Fotos: Divulgação/Secult/Pa
O XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz deixa de ser uma mostra pontual para apresentar um modelo mais amplo e contínuo, distribuído ao longo de seis meses (de agosto a dezembro), em cinco ações distintas: Temporada de Ópera, Formação, Temporada de Concertos, Teatro Musical e Itinerância.

A programação já abre este mês com oficinas que se estendem até dezembro. E além da temporada dos espetáculos em setembro, outubro e dezembro, há recitais que ocuparão também a igreja de Santo Alexandre e, por fim, a itinerância. A partir deste ano também se propõe a diversificação temática abordada nos libretos das obras - em montagens tradicionais e contemporâneas - que serão selecionadas contemplando o drama, a ópera bufa, o verismo, temas políticos e infantis, entre outros. 

O novo formato foi anunciado na coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 8, pela secretária de cultura, Úrsula Vidal. A programação traz três títulos consagrados do repertório operístico internacional: Il Matrimonio Segreto, do compositor Domenico Cimarosa (1749-1801); Suor Angelica, de Giacomo Puccini (1858–1924), e Amahl e os Visitantes da Noite, de Gian Carlo Menotti (1911–2007). 

Criado em 2002 pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da direção do Theatro da Paz, o Festival de Ópera do Theatro da Paz tem o objetivo de apresentar montagens de óperas tradicionais no planeta, totalizando 42 produções montadas até 2018. 

A ideia, a partir de 2019, é ampliar ampliar o campo de trabalho para todos os artistas e técnicos envolvidos nas produções. Este ano, cerca de 350 profissionais estarão envolvidos na montagem das três óperas. Além do elenco formado por artistas locais, que já alcançaram grau de excelência em montagens de ópera, grandes nomes do cenário operístico nacional e internacional também participarão do XVIII Festival de Ópera. 

Itinerância e Formação

Na área de formação, a Secult lançou edital para o "I Curso de Formação em Ópera", com o objetivo de selecionar profissionais que receberão capacitação necessária - musical e cênica - para que, ao final de quatro anos, estejam preparados com excelência para formar um corpo fixo de cantores líricos no Theatro da Paz.

Dos 52 candidatos inscritos no edital, 20 foram classificados. A avaliação foi baseada em critérios técnicos, estilísticos, performáticos e artísticos. Os candidatos aprovados receberão como prêmio a participação no Curso de Formação em Ópera e uma ajuda de custo, no valor de R$ 3.240,00, divididos em seis parcelas mensais.

O curso ai até dezembro com as oficinas de Esgrima artística e combate de época - Afonso Galvão – 10 a 31/07; Dança - Aline Dias – 24/07 a 09/08; Masterclass de Técnica Vocal - Ednéia de Oliveira – 12 a 14/08; Miguelangelo Cavalcanti – 19 a 23/08; Coaching Vocal - Gabriel Rhein-Schirato – Expressão Vocal e Interpretação Musical do Repertório – Operístico – 16 a 20/09; e duas oficinas de Teatro: Alberto Silva – Dramaturgia pessoal do ator I – 28/10 a 22/11 e Cláudio Barros – Dramaturgia pessoal do ator II – 25/11 a 20/12.

Ação Itinerância - A iniciativa vai levar a arte operística para além dos limites físicos do Theatro da Paz, atuando na criação de novas plateias e permitindo o acesso às políticas públicas de cultura. Para a realização desta ação foi criado o Theatro Itinerante da Paz - uma carreta-palco com capacidade para comportar, simultaneamente, a OSTP, o coro e os solistas. 

Equipado com sistema completo de iluminação cênica e sistema de sonorização, o TIP poderá atender até 20 mil pessoas. Com gerador próprio e varas para três cenários distintos, possibilitará a montagem completa de óperas e espetáculos em diversos formatos, como concertos líricos com orquestra, óperas completas, cenas de ópera, highlights de ópera, óperas de bolso e concertos orquestrais.

Programação das Óperas

Il Matrimonio Segreto
06, 8 e 10 de setembro, no Theatro da Paz.
Ópera em dois atos, ambientada em Bolonha (Itália), que narra a história de Geronimo, um comerciante que propõe um dote ao Conde Robinson para que ele se case com sua filha mais velha, Elisetta, e assim torne-se parte da nobreza. Robinson, contudo, apaixona-se por Carolina, a filha mais nova. Carolina, entretanto, está enamorada de Paolino, empregado de seu pai, e ambos se casam secretamente. 

Suor Angelica
21, 23 e 25 de outubro, na Igreja de Santo Alexandre.
A jovem Angelica teve um filho fora do casamento, ato considerado imperdoável para a sociedade da época e sua família aristocrática, que decide enclausurá-la em um convento. Apesar de ter sido obrigada a ingressar na vida religiosa, Angelica conquista todas as irmãs com sua doçura e bondade. Torna-se uma especialista em ervas medicinais, com as quais cura as aflições de todas. Carrega o desejo de rever o filho, arrancado de seus braços ao nascer. A paz do convento é abalada com a chegada da Tia, que vem trazer a notícia da morte de seu filho, levando-a ao suicídio. 

Amahl e os Visitantes da Noite
17, 19 e 21 de dezembro, no Theatro da Paz e no Teatro Itinerante da Paz.
Passa-se numa aldeia, dentro de uma cabana, onde mora uma criança deficiente e sua mãe, desesperançada pela pobreza. Seguindo a estrela, batem à porta os Três Reis Magos e um pajem, em busca de hospedagem. Os viajantes são acolhidos. Sabendo da notícia, os moradores da aldeia chegam para cantar e festejar. Depois, quando todos dormem, a mãe tenta se apossar das joias, presentes para o menino que vai nascer. O Pajem reage, mas o menino a defende. Os Reis explicam-lhe que a criança a quem procuram nada possui. Amahl, então, oferece sua bengala, e faz-se o milagre: Amahl é curado. Feliz, pede à mãe que o deixe seguir com os Reis Magos. 

Nenhum comentário: