31.1.20

Circuito Mangueirosa capacita equipe pro carnaval

Nesta sexta-feira, 31, prestadores de serviço ao Circuito Mangueirosa passaram por uma capacitação para melhorar o atendimento ao público nas atividades de pré-carnaval da Casa Mangueirosa, e no Complexo Turístico Ver-o-Rio que recebe os cortejos de blocos e shows, de 21 a 25 de fevereiro.

Equipe de seguranças, recepcionistas, operadores de bar, caixas e serviços gerais, além de produtores, diretores dos blocos e convidados do Circuito Mangueirosa, participaram da ação, realizada no Núcleo de Conexões Na Figueredo.

“É importante a gente começar a pensar no que a gente faz nesta cidade enquanto produção cultural. Quando falamos nisso, a gente está se referindo a lazer, momentos agradáveis a que todo mundo tem direito. A equipe administrativa, os terceirizados, todos que vão trabalhar no evento e estarão recebendo o público, devem estar conscientes que devem receber todos de forma respeitosa. É neste momento que você torna as relações mais sinceras, humanas, afetivas, coisas que a nossa sociedade adoecida está precisando muito”, diz Flores, mulher trans, artista e militante LGBTQI+.

Durante as atividades de carnaval, a Casa Mangueirosa conta 40 pessoas atuantes entre a portaria e demais serviços de atendimento ao público, mas nos cinco dias de evento que inicia sempre no Ver-o-Rio, serão mais de 150. A expectativa de público para este ano é de mais de 80 mil pessoas. A capacitação, portanto, já era uma demanda percebida pelo circuito e em especial pela Casa Mangueirosa, a partir do momento em que se decidiu levantar algumas bandeiras sociais. 

“A gente não precisa ser negro pra lutar contra o racismo, não precisa ser homossexual pra combater a LGBTfobia, não precisa ser mulher pra lutar contra o machismo ou a misoginia. Essas são pautas sociais, e isso faz parte de uma construção social. São questões estruturais. Então a ideia de fazer essa capacitação foi para que a gente pudesse passar de forma mais objetiva para os nossos prestadores de serviço e para quem trabalha conosco  a ideia do que é o Circuito Mangueirosa. E reforçar pra eles qual é o nosso posicionamento e de como queremos que nosso público seja recebido”, diz Tyago Thompson, da produção do Circuito Mangueirosa.

O racismo, na opinião de Wellingta Macêdo, militante do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe PA está na base de tudo, desencadeando preconceito, assédio e até mesmo violência contra pessoas negras. Ela esteve presente na capacitação, como convidada, para falar à equipe sobre um assunto que no país ainda costuma ser tratado de forma tímida.

“Infelizmente a sociedade ainda não assume o racismo, que é invisibilizado, mas que está no cotidiano, no comportamento das pessoas, nas piadas, nos comentários e em tudo aquilo que a gente naturalizou como normal.  Então é muito difícil combater o racismo cotidiano, mas ele é real, existe e ele continua matando a juventude mais pobre e das periferias, nas principais cidades”, diz Wellingta . 

Para ela, é importante pensar em como lidar com isso, antes que situações se consolidem com um evento em andamento. 

“Ações como essa de capacitação são muito necessárias. Treinar e conscientizar a equipe de segurança que é a porta de entrada de um evento é fundamental. Ninguém nasce racista, os seguranças são humanos que aprenderam coisas erradas que agora precisamos desconstruir. Todos precisam entender que não podem ficar reproduzindo modelos preconceituosos e discriminatórios. Muitas vezes as pessoas nem percebem que estão agindo assim, mas já está na de esquecer essa educação equivocada e se reeducar. Eu acredito nisso”, conclui.

Para Suellen Letícia, que faz parte da equipe de segurança da Casa Mangueirosa, a capacitação foi proveitosa. “Isso tem ajudado muito a gente, está abrindo nossas cabeças. Hoje foram colocados pontos bem específicos sobre abordagem, a forma da gente ter espeito um pelo outro, foi muito bom”, diz.

A organização do Circuito Mangueirosa acredita que a partir dessa capacitação que terá uma outra etapa dias antes do inicio do carnaval o atendimento ao público se torne mais humanizado, consciente, não só durante o carnaval.

“Esperamos que quem participou desse primeiro encontro possa multiplicar não só para as pessoas que, como elas, trabalham com segurança, mas pra todo mundo do circulo social delas, em casa, no bar, no trabalho. Estamos satisfeitos com o retorno que tivemos  e esperamos construir uma ideia mais solidaria, mais humana do que é essa relação publico x casa, publico x circuito”, conclui Tyago. 

Ensaio aberto, bailes e cortejos

O Circuito Mangueirosa segue com programação nas próximas semanas, antes do carnaval oficial chegar. Neste domingo, tem ensaio aberto do Grupo Lambadeiros do Trovão, a partir das 14h, no Ver-o-Rio. A Casa Mangueirosa recebe os bailes Manada do Bando Mastodontes, no dia 7 e Mega Baile da Glande, no dia 8. O Baile Fera Folia, da Meachuta, que será no dia 15 de fevereiro. 

O Núcleo de Conexões Na Figueredo vai receber no dia 16 de fevereiro, o Mangueirosinha, baile de carnaval infantil. É lá também que estão sendo realizadas oficinas e mesas de debate sobre carnaval, sempre às terças-feiras, às 18h. Na semana que vem, dia 4, o tema será “Mídia x Artistas: produção de conteúdo para a imprensa” com os jornalistas Sonia Ferro e Gustavo Aguiar. 

No dia 11 de fevereiro, as seis produtoras  que realizam o Circuito participarão das mesa “Circuito Mangueirosa: Como realizar esse rolê!”, e no dia, 18, encerrando essa programação, haverá a mesa de debate: Carnaval de Belém - Passado, presente e futuro. Depois disso, é aguardar o Circuito que abre dia 21 e segue com programação, a partir do meio dia de 22 a 25 de fevereiro, gratuito no Ver-o-Rio e com festas a preços acessíveis na Casa Mangueirosa.

O Circuito Mangueirosa tem patrocínio: Natura Musical, Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará. Cerveja Oficial: Draft Sub Zero. Produção: Bando Mastodontes, Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções. Realização: Circuito Mangueirosa.  Mais em: Instagram: @circuitomangueirosa / Facebook: @cmangueirosa.

Nenhum comentário: