Bianca é artista visual, performer, escritora e arte educadora. Nunca chegamos a tabalhar juntas numa redação, mas ainda que de gerações diferentes, nos conhecemos durante a estadia dela no Diário do Pará, em 2009, ela na redação e eu como assessora de imprensa de alguns projetos culturais. Mais tarde, em 2012, a convidei para integrar a equipe de comunicação de lançamento do DVD Mestre Vieira - 50 Anos de Guitarrada. E assim seguimos em conexão.
Mestre em artes e graduada em comunicação social, ela também é autora do livro de prosas poéticas “Aquífera” (Ed. Escaleras/ Parabaíba/ 2018) e em 2019 realizou a Exposição de Artes Visuais “Elemento TransitóRIO - Caminho de Volta para o mar”, exposta ao público na Galeria Theodoro Braga, em Belém, e na Galeria Vitória Barros, em Marabá. Além disso, integra as Coletâneas Trama das Águas e VI Anuário de Poesia Paraense.
“'O veneno da cobra e da maçã' bebe da fonte do jornalismo literário e romance de não ficção. As técnicas jornalísticas clássicas foram fundamentais para colher as informações, histórias, checar cada uma delas e o literário deu o tom poético para os escritos. Mas prefiro não fechar o livro neste rótulo, que tem um quê também de realismo fantástico e de biografia. É um livro que atravessa muitos lugares”, diz Bianca.
Dona Maria Foto: Rayda Lima |
Bianca foi contemplada pelo Prêmio Eduardo de Castro de Literatura Marabaense e diz que sua personagem real é “uma síntese de todas as Marias do Norte e do Nordeste do Brasil”, revela a autora, que conheceu Maria durante um trabalho voluntário desenvolvido no Caps III Castanheira, em Marabá, entre 2019 e 2020.
“Fui convidada para integrar voluntariamente a equipe terapêutica de Dona Maria, quando ela revelou em consulta que o maior sonho dela era escrever um livro sobre a própria vida, mas não sabia escrever. Fui conhecê-la e ouvi uma história tão incrível que entendi a importância de registrá-la em um livro”, conta Bianca.
A escrita da performance e outros projetos em 2022
“Foi ouvindo minha avó contar as histórias sobre ele que eu me tornei ouvinte, contadora de histórias e escritora”, diz Bianca que também já tem argumento para um romance e vários poemas de amor e vida que vem escrevendo desde 2019. “O que vai sair primeiro, eu não sei, mas sigo no fluxo”, conclui.
Para comprar:
O livro pode ser adquirido por meio do instagram @estudiolanca ou pelo whatssapp (84) 9 9638.9426 - Parte do valor arrecadado com o livro vai ser direcionado para a própria dona Maria, para auxiliar os cuidados dela.
Para ouvir, clique no link:
Para colaborar:
Chave Pix: lume.com@gmail.com (Luciana Medeiros / Itaú ag. 0936)
Contato para serviços, permutas, parcerias:
WhatsApp: (91) 98134.7719
Nenhum comentário:
Postar um comentário