Foto: Janete Borges |
O Dia Internacional dos Contadores de Histórias foi oficializada em 1991, quando um grupo de pesquisadores da Suíça organizou um grande evento literário no dia 20 de março, chamado “Dia de todos os contadores de histórias”, com o objetivo de promover a narração oral. Isso foi se espalhando e passou a ser uma data de celebração mundial e coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul. Em vários países ocorrem eventos para celebrar a data. E no Brasil, aqui no Pará, não será diferente.
A Recontah - Rede de Contadores de Histórias do Pará vai realizar duas ações. Em Icoaraci, a ação será no sábado, 19, na Praça da COHAB, na Passagem Passarela, a partir das três da tarde, com participação dos contadores Joana Chagas, Eliete Farias, Katulo Gutierrez, Wagner Magno e as contadoras convidadas Jociane Reis e Inaiá Paes.
Dentre as histórias que serão contadas, estão “Baú das lendas” ( por Katulo Gutierrez), “A história da menina Água e sua irmã La Lluvia” (por Joana Chagas) e “A esperteza do macaco” (por Inaiá Paes) e muitas outras para reunir crianças e adultos em torno das histórias. Ainda como convidados, estarão presentes as artistas Samily Pará Cheia- dançarina; Borblue- poeta e rapper e Luanda Mulambo - dança do ventre, que trarão outras expressões artísticas para o evento.
Kadu Santoro (Foto: Divulgação/ rede social do artista) |
Ainda no dia 20, às 17h, na página do Facebook da Recontah, acontecerá uma live reunindo os integrantes Ana Selma Cunha, Janete Borges, Rita Melém, Kaylane Castro (Belém), Eliane Soares e Marluce Caetano (Marabá), Jorginho Quadros (Paragominas) e Alci Santos (Oriximiná). Nesse encontro virtual acontecerá um bate-papo sobre a arte da narrativa, regado, claro, a histórias como: a do “Rapaz que prendeu a Matinta”, que estará na voz de Ana Selma cunha, “O nascimento das estrelas”, que será narrado por Eliane Soares, “Coração de rio”, narrativa que Kaylane Castro apresentará e muitas outras histórias que serão partilhadas durante a live.
Rede que alcançar contadorem em todo o Pará
Ester Sá (Foto: Divulgação/rede social da artista) |
A rede conta com membros nos municípios da região metropolitana de Belém, Paragominas, Marabá, Altamira, Cachoeira do Arari e Parauapebas. A ideia é ampliar mais ainda e fazer uma cartografia que possa mostrar quem são e onde estão essas/es senhoras/es do tempo que usam as histórias para revelar verdades da vida.
“O ato de narrar é ancestral e na Amazônia faz parte do cotidiano das comunidades tradicionais, pois ao narrar suas os mais velhos ensinam aos mais novos suas histórias de vida, suas culturas e desta forma vão perpetuando seu passado. Por isso, a importância de contar histórias vai muito além de um momento de lazer, de descontração, e é sim um aprendizado, um ato de sensibilidade, de educar, de transformação”, diz Ester Sá, uma das integrantes da rede.
Serviço
Programação do Dia Internacional de Contadores de Histórias. No sábado, 19, contração de histórias em Icoaraci, a partir das 15h, na Praça da COHAB, na Passagem Passarela. E no domingo, dia 20, a programação inicia 10h, no horto municipal, com roda de contração de historias. Tudo gratuito. Levem as criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário