16.3.22

Contadores de histórias se unem para comemorar

Foto: Janete Borges

O final de semana será marcado por uma ação incrível para comemorar o Dia Internacional dos Contadores de Histórias. A Recontah realizará programação, no sábado, 19, em Icoaraci, e no domingo, 20, o dia oficial, no Horto Municipal em Belém. Tudo do jeito que eles mais sabem e gostam de interagir com o público, contando histórias. 

O Dia Internacional dos Contadores de Histórias foi oficializada em 1991, quando um grupo de pesquisadores da Suíça organizou um grande evento literário no dia 20 de março, chamado “Dia de todos os contadores de histórias”, com o objetivo de promover a narração oral. Isso foi se espalhando e passou a ser uma data de celebração mundial e coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul. Em vários países ocorrem eventos para celebrar a data. E no Brasil, aqui no Pará, não será diferente.

A Recontah - Rede de Contadores de Histórias do Pará vai realizar duas ações. Em Icoaraci, a ação será no sábado, 19, na Praça da COHAB, na Passagem Passarela, a partir das três da tarde, com  participação dos contadores Joana Chagas, Eliete Farias, Katulo Gutierrez,  Wagner Magno e as contadoras convidadas Jociane Reis e Inaiá Paes. 

Dentre as histórias que serão contadas, estão  “Baú das lendas” ( por Katulo Gutierrez), “A história da menina Água e sua irmã La Lluvia” (por Joana Chagas) e “A esperteza do macaco” (por Inaiá Paes) e muitas outras para reunir crianças e adultos em torno das histórias. Ainda como convidados, estarão presentes as artistas Samily Pará Cheia- dançarina; Borblue- poeta e rapper e Luanda Mulambo - dança do ventre, que trarão outras expressões artísticas para o evento.

Kadu Santoro
(Foto: Divulgação/ rede social do artista)
E no domingo, 20, o dia oficial da celebração, às 10h, haverá Roda de Histórias no Horto Municipal de Belém, compartilhando com crianças e adultos as belezas e reflexões das narrativas, a partir do repertório de vários contadores, como "O Patinho que fazia Quã", do paraense Guaracy Jr, contada por Kadu Santoro; "As estrelas nos Olhos dos meninos", baseada no texto do livro Contos e Lendas da  Amazônia, de Reginaldo Prandi, que será contada por Karla Pessoa; e "Ubuntu: Uma história de Solidariedade", com cotação de Marluce Araújo.

Ainda no dia 20, às 17h, na página do Facebook da Recontah,  acontecerá uma live reunindo os integrantes Ana Selma Cunha,  Janete Borges, Rita Melém, Kaylane Castro (Belém), Eliane Soares e Marluce Caetano (Marabá), Jorginho Quadros (Paragominas) e Alci Santos (Oriximiná). Nesse encontro virtual acontecerá um bate-papo sobre a arte da narrativa, regado, claro, a histórias como: a do “Rapaz que prendeu a Matinta”, que estará na voz de Ana Selma cunha, “O nascimento das estrelas”,  que será narrado por Eliane Soares, “Coração de rio”, narrativa  que Kaylane Castro apresentará  e muitas outras histórias que serão partilhadas durante a live.  

Rede que alcançar contadorem em todo o Pará

Ester Sá
(Foto: Divulgação/rede social da artista)

A RECONTAH - Rede de Contadores de Histórias do Pará prepara foi fundada em 2019, visando fortalecer as ações coletivas dos contadores de histórias. A rede tem como objetivo agregar, propor debates sobre a profissionalização do ofício, realizar formações e contribuir com a criação de políticas públicas voltadas para os contadores de histórias, bem como fortalecer ações nos espaços de leitura no município de Belém.

A rede conta com membros nos municípios da região metropolitana de Belém, Paragominas, Marabá, Altamira, Cachoeira do Arari e Parauapebas.  A ideia é ampliar mais ainda e fazer uma cartografia que possa mostrar quem são e onde estão essas/es senhoras/es do tempo que usam as histórias para revelar verdades da vida.

“O ato de narrar é ancestral e na Amazônia faz parte do cotidiano das comunidades tradicionais, pois ao narrar suas  os mais velhos ensinam aos mais novos suas histórias de vida, suas culturas e desta forma vão perpetuando seu passado. Por isso, a importância de contar histórias vai muito além de um momento de lazer, de descontração, e é sim um aprendizado, um ato de sensibilidade, de educar, de transformação”, diz Ester Sá, uma das integrantes da rede. 

Serviço

Programação do Dia Internacional de Contadores de Histórias. No sábado, 19, contração de histórias em Icoaraci, a partir das 15h, na Praça da COHAB, na Passagem Passarela. E no domingo, dia 20, a programação inicia 10h, no horto municipal, com roda de contração de historias. Tudo gratuito. Levem as criança.

Nenhum comentário: