29.3.22

Vira Rumos leva espetáculo ao Waldemar Henrique

Fotos: Rafael Monteiro
Baseado no texto Agreste (Malva-Rosa) de Newton Moreno, com direção e adaptação de Mika Nascimento, o espetáculo "Desmedida", da Troupe Vira Rumos, aborda a forma como sociedade (des) valorizar as pessoas, de acordo com seus próprios valores e suas próprias medidas. Em cartaz no dia 31 de marco e no dia 1o de abril, às 20h, no teatro Waldemar Henrique, em Belém. Ingressos antecipados, adquira online.

No palco, a peça conta a história de um casal que tem sua vida calma e tranquila sacolejada pela intolerância e preconceito da comunidade que os rodeava. Na forma de um drama poético, o texto trata da luta diária das pessoas que, por vontade própria ou não, se colocam em posição de enfrentamento à discriminação e à violência contra a mulher.

O espetáculo Desmedida explora as linguagens do teatro, da música e da dança e conta com o mergulho cultural em práticas e tradições de distintas regiões, fazendo uma abordagem das problemáticas sociais, convidando o público a fazer seus próprios questionamentos.

A encenação é da Troupe Vira Rumos,  grupo de linguagem cênica cuja origem está ligada ao teatro popular e teatro de rua. Criado em 2015, a partir de oficinas e laboratórios vivenciados em espaços de formação e qualificação em educação não formal, o grupo atua de forma independente, desenvolvendo um trabalho com pesquisas, montagens, oficinas, jogos e brincadeiras.

No que se refere às vivências e montagens, o grupo tem a valorização da cultura popular como um dos pilares no seu desenvolvimento intra e interpessoal. Através de contos, lendas, fábulas, folguedos, danças regionais, cantigas e brincadeiras de roda, o grupo também desenvolve para o público oficinas de resgate cultural e pertencimento originário .

Composto, em sua maioria, por mulheres, a Troupe Vira Rumos ainda exprime em suas montagens questões sociais como: desigualdade de gênero, princípios éticos e moralistas, religião e luta de classes, homofobia e violência contra a mulher. Biank Brito, Julianne Stael e Jessica Britosão são jovens atrizes com passagens em vários grupos de teatro de Belém e que realizaram diversas formações no espaço de oficinas do Curro Velho/Fundação Cultural do Estado do Pará - teatro, dança, música, cultura popular, teatro de bonecos etc. 

As artistas são integrantes efetivas da Troupe Vira Rumos e assumem a Coordenação Executiva deste novo projeto do grupo. Para este trabalho o grupo conta ainda com a colaboração de Marcelo Vilela na co-direção e iluminação cênica, Pawer Martins na direção musical e Cacau Novais na preparação vocal do elenco.

Serviço

Espetáculo Desmedida, no Teatro Experimental Waldemar Henrique, nos dias 31 de março e 01 de abril às 20h. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) e estão à venda na plataforma Sympla (link https://bit.ly/3CnhL48). É obrigatório apresentar o comprovante de vacinação no dia do evento.

Classificação etária: 16 anos.

(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: