19.9.23

SaGrama apresenta ritmos e timbres nordestinos

Em turnê pelo país, o grupo pernambucano realiza em Belém uma oficina de instrumentos percussivos na UsiPaz do Jurunas, no dia 27; uma sessão de Palestra Show especial para alunos de música e escolas da rede pública, no dia 28; e show aberto no dia 29 (ingressos já disponíveis no sympla e bilheteria do teatro do Sesi).  Patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura e realização da Atos Produções Artísticas. 

A programação do SaGRAMA, em Belém, inicia no dia 27 de setembro, com uma oficina para crianças e adolescentes que será realizada das 14h às 17h, na UsiPaz do Jurunas-Condor, numa parceria com a Secretaria Estratégica da Cidadania do Governo do Pará. 

No dia 28, o grupo oferece outra atividade formativa, uma aula show, às 16h, no Teatro do SESI, numa sessão exclusiva para estudantes de música, alunos de escolas públicas e instituições que trabalhem a inclusão social através da cultura. As instituições que não receberam o convite via e-mail, devem entrar em contato pelo holofotevirtual@gmail.com para garantir os lugares.

Já no dia 29, também no Teatro do Sesi, o SaGRAMA volta ao palco do Teatro do SESI, às 20h, para realizar o show da turnê, aberto ao público, onde apresentará seu repertório de quase 30 anos de trajetória. Os ingressos são gratuitos e já podem ser retirados pelo sympla ou na bilheteria (indica-se levar 1kg de alimento, no dia, como doação a uma instituição local.

Constituído de instrumentos acústicos, a formação do grupo traz músicos que buscam o máximo de efeitos sonoros em suas composições. Criado em 1995 no Conservatório Pernambucano de Música, o grupo SaGRAMA foi uma iniciativa do Professor e Flautista Sérgio Campelo, com objetivo de trabalhar a música pernambucana baseada nas manifestações da cultura popular da região, mas com uma linguagem mais elaborada e erudita.

10 álbuns e inúmeras trilhas sonoras em trabalhos audiovisuais

Formação atual da Orqeustra SaGrama

Três anos depois desta iniciativa, o grupo foi convidado para gravar a trilha sonora original da microssérie “O AUTO DA COMPADECIDA” do escritor Ariano Suassuna, exibida pela Rede Globo, com direção geral de Guel Arraes. A versão do cinema, também foi um sucesso. A parceria se estreitou e através da Globo Filmes, o SaGRAMA gravou seu primeiro CLIP em 35mm, também com direção geral de Guel Arraes, assistência de direção de Lula Queiroga e produção da Luni Produções.

Além de ter uma extensa discografia, com 9 CDs e um DVD gravados e vendidos em todo Brasil, outra faceta do grupo é a composição de trilhas sonoras, o que se tornou uma especialidade. Entre outros trabalhos, o grupo compôs a trilha sonora original da Peça Teatral “À ver estrelas...”, de Adriana Falcão e João Falcão e para o filme “O BRASIL IMPÉRIO NA TV, das diretoras Fátima Accetti e Cynthia Falcão, numa realização da Fundação Joaquim Nabuco em parceria com o Ministério da Educação.

Também está na trajetória a trilha sonora original da Peça Teatral “Fernando e Isaura”, primeiro romance do escritor Ariano Suassuna, adaptada pelo diretor Carlos Carvalho. Além de compor a trilha, os músicos também estiveram no palco interagindo com os atores durante os 3 meses em que o espetáculo ficou em cartaz.

Em toda sua trajetória, o SaGRAMA também esteve em cena com artistas renomados como Elba Ramalho, Alceu Valença, Naná Vasconcellos, Yamandu Costa, Nação Zumbi, Hamilton de Holanda, Wagner Tiso, Marcelo Geneci, Maestro Spok, Antônio Nóbrega, Silvério Pessoa, Quinteto Violado, Marcelo Caldi, Beto Ortiz, Santana, Maciel Melo, Getúlio Cavalcanti, Marco Cesar, Coral Edgar Moraes, Fred Andrade, Orquestra de Câmara de Pernambuco, Quarteto Encore, Cia de Dança Perna de Palco, entre outros.

DISCOGRAFIA

1º CD - Leva o mesmo nome do grupo “SaGRAMA”, foi finalista do prêmio “SHARP 1998”, na categoria música instrumental. (1998 - Selo LG - PE).

2º CD - Intitulado “ENGENHO”, teve o lançamento nacional em Maio de 2000 na FUNARTE no Rio de Janeiro e na UNICAMP em Campinas-SP. (1999 - Selo LG - PE).

3º CD - Com o título “TRILHA SONORA - O AUTO DA COMPADECIDA” é sucesso de crítica e venda em todo Brasil. (2000 - Selo Natasha - RJ).

4º CD - Intitulado “TÁBUA DE PIRULITO”, foi lançado no Recife em julho de 2002. Este CD conta com a participação de convidados especiais como o Quinteto de Cordas da Paraíba, o violonista Fred Andrade, o baterista Ebel Perreli, as crianças do Daruê Malungo, entre outros. (2002 - Selo LG - PE).

5º CD – Lançado Juntamente com o filme, é mais uma trilha sonora original do SaGRAMA, intitulado "BRASIL IMPÉRIO NA TV". (2002 - Selo LG - PE).

6° CD – Intitulado “TENHA MODOS”, foi lançado no Recife em abril de 2007. “Tenha Modos” retrata através da música, toda magia e vibração dos folguedos do carnaval do Recife, Olinda e interior de Pernambuco. Este Cd conta com a participação especial de músicos renomados de nossa cultura popular como Spok, Maciel Salu, Coro Contracantos, Quebra-baque, entre outros. (2007 - Selo LG - PE).

7° CD – O SaGRAMA lançou recentemente, através da PETROBRAS (lei Rouanet), o 7° Cd da carreira do grupo, intitulado “CHÃO BATIDO, PALCO, PICADEIRO”, que conta com a participação   especial   dos renomados músicos Wagner Tiso e Yamandu Costa. (2008 – Selo Humaitá – RJ / 2010 – Biscoito Fino - RJ).

8º CD e DVD – O SaGRAMA lançou recentemente, através da NATURA MUSICAL (lei Rouanet), juntos o 8° Cd e o 1º DVD da carreira do grupo, juntamente com a cantora Elba Ramalho, o Quarteto Encore, o baterista Tostão Queiroga e os sanfoneiros Marcelo Caldi e Beto Ortiz intitulado “CORDAS, GONZAGA E AFINS”. Deste projeto, criado pela Margot Produções e realizado pela NATURA MUSICAL, obtivemos o Primeiro Lugar no “PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA” na categoria regional de Melhor CD (2015 – Selo Coqueiro Verde – RJ) e foi indicado ao 17º GRAMMY LATINO na categoria “MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DE RAÍZES BRASILEIRAS”.

9° CD – Em outubro de 2017 no Teatro de Santa Isabel no Recife, o grupo lançou no 13º FESTIVAL DE CIRCO BRASIL, o seu mais novo CD intitulado “SaGRAMA ALINHAVADO”, uma coletânea de obras de quatro significantes compositores dedicados a este grupo instrumental. (2017 - Selo LG - PE).

10° CD – Em junho de 2022 no Teatro de Santa Isabel no Recife, em parceria com o cantor Gonzaga Leal, o grupo lançou o CD intitulado “NA TRILHA DE UMA MISSÃO”. Neste CD, encontram-se preciosas canções baseadas nas pesquisas do ano 1938 do escritor e musicólogo Mário de Andrade, intitulada “Missão de Pesquisas Folclóricas”. Trata-se de um importante registro da história da música popular tradicional do Norte e Nordeste do Brasil. (2017 - Selo LG - PE).

PREMIAÇÕES

Primeiro lugar no “Prêmio AESO De Cultura Pernambucana 1998”, na categoria música.

primeiro CD intitulado “SaGRAMA” do grupo foi finalista do “ PRÊMIO SHARP 1998”, na categoria música instrumental.

Homenageados no “23º Baile dos Artistas” em 2001, destaque música.

Primeiro lugar no “Prêmio Bandepe Valor Pernambucano Arte e Cultura” em 2002, categoria música.

Prêmio especial do júri APACEPE de Teatro e Dança em 2004, pela realização da trilha sonora da peça teatral “Fernando e Isaura”.

Indicado ao “PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA 2011”, na categoria “Melhor Grupo Instrumental”.

Vencedor do “PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA 2015”, na categoria “Melhor Cd regional” com o Cd “Cordas, Gonzaga e Afins”.

Indicado ao 17º GRAMMY LATINO, na categoria “Melhor álbum de música de Raízes Brasileiras”.

FORMAÇÃO ATUAL

SÉRGIO CAMPELO - Flautas, Arranjos e Direção Artística INGRID GUERRA - Flautas

CRISÓSTOMO SANTOS - Clarinete, Clarone

CLÁUDIO MOURA - Viola Nordestina, Violão, Arranjos e Co-direção ARISTIDE ROSA - Violão

JOÃO PIMENTA - Contrabaixo acústico

ANTÔNIO BARRETO - Marimba, vibrafone e Percussão

TARCÍSIO RESENDE - Percussão

DANNIELLY YOHANNA - Percussão ISAAC SOUZA – Percussão

PROGRAMAÇÃO

27 de setembro - Oficina de instrumentos percussivos e ritmos nordestinos – Usina da Paz – Jurunas. Das 14h às 17h. Gratuito.

28 de setembro – Show Aula de Ritmos Nordestinos – Sessão especial às 16h, para alunos de música, pesquisadores e alunos da rede pública de ensino – Teatro do SESI – Gratuito. Informações : (91) 98134.7719.

Dia 29 de setembro – Show às 20h – Entrada gratuita – Retirada de ingresos na bilheteria do teatro e pela bilheteria digital do SESI. 

Serviço

SaGRAMA-25 anos de Timbres da Cultura Nordestina - 29/09, às 20h, no Teatro do SESI. Entrada Franca. Ingressos na bilheteria do SESI ou pelo Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/86955 . Classificação: Livre. Patrocínio: Instituto Cultural Vale. Realização: Atos Produções Artísticas; Lei de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal: União e Reconstrução. Apoio cultural: SESI-PA, SEAC – Governo do Pará e Holofote Virtual Comunicação, Arte, Mídia.

Nenhum comentário: