4.9.23

Ver-o-Rio ganha cor do grafite no Dia da Amazônia

Croqui Mama Quilla MAUB 2023
O Museu de Arte Urbana de Belém (Maub) começa a ganhar forma nesta terça-feira (5), Dia da Amazônia, no Complexo do Ver-o-Rio, onde surgirá um painel de impressionantes 22 metros de altura por 56 de largura.

Os 21 artistas visuais envolvidos na empreitada iniciam às 9h, o trabalho de grafitagem nos muros, fachadas e paredes de prédios localizados no complexo Ver-o-Rio. 

A iniciativa é uma ação voltada para a valorização e fortalecimento do movimento conhecido como Street Art - arte urbana. E também integra uma série de eventos que vêm aquecendo o turismo na região amazônica em ritmo de prévia do que será a COP-30 - quando a capital paraense será a sede do maior evento sobre mudanças climáticas, em 2025. 

Serão cerca de 15 dias de grafitagem no MAUB, que promete ser um dos maiores museus a céu aberto do país. "Além da altíssima qualidade dos artistas, conseguimos fazer um line-up inclusivo: são 12 nortistas, amazônidas, três nordestinos, cinco sudestinos e um centro-oestino. As mulheres também são maioria: 12 mulheres e nove homens", diz William Baglione, fotógrafo e curador de arte. “Foi muito interessante fazer a curadoria a partir de um edital público porque, apesar de termos convidado vários deles a se inscreverem, outros foram ótimas surpresas”.

Participantes foram selecionados via edital

Derlan, no Maube 2023

Os artistas que terão sua arte gravada nos espaços foram selecionados via edital publicado no site www.maub.art.br. São talentos de todo o país, entre eles oito são paraenses: Amanda Nunes (DF), And Santtos (PA), Cely Feliz (PA), Derlon (PE), Ghasper (PA), Jamaira Pacheco (BA), Julia Furuyama (SP), Kadois (PA), Luma Bastos (PI), Moka (AC), Campis (PA), Luis Jr (PA), Mama Quilla (PA), Pati Rigon (RS), Pri Barbosa (SP), Ramon Martins (MG), Santo (PA), Sebá Tapajós (PA), Thaizis (AM), Thiago Nevs (SP) e Wira Tini (AM). 

Programação  

Os artistas também irão promover 14 oficinas de arte urbana para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de visitas guiadas gratuitas. A programação do MAUB promove ainda um festival de música com diversos artistas regionais e nacionais. A inauguração do complexo de obras está prevista para 24 deste mês com um grande festival de música e gastronomia. 

“Ao mesmo tempo em que uma parte da equipe está focada em dar todo o apoio aos artistas, outra está fazendo a curadoria do festival, que vai inaugurar o MAUB no dia 24 com muita música e gastronomia.Além, é claro, de um período de visitas guiadas pelas obras e oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social”, diz Gibson Massoud, da Sonique Produções, responsável pelo projeto.

O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pelo Nubank e conta com o olhar do fotógrafo e curador de arte, William Baglione.

Serviço

Museu de Arte Urbana de Belém (MAUB), de 5 a 24 de setembro, no Ver-o-Rio. Confira a programação completa aqui: www.maub.art.br 

Nenhum comentário: