22.7.11

Carlos Malta, Victor Biglione e Delcley Machado embalam o sábado no Farol Velho

Calor Malta, neste sábado!
A partir das 16h deste sábado, 23, o Farol Velho, em Salinas, volta a se transformar no maior palco da música instrumental da região norte. o 9º Baiacool Jazz Festival, aberto no dia 16, com uma super apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia,  chega a seu segundo momento, apresentando o multi-instrumentista Carlos Malta, além dos guitarristas Vicotor Biglione, e Delcley Machado.

Inventado pelo contrabaixista Minni Paulo, o Baiacool Jazz Festival tem hoje à frente, Paula Medeiros, filha do músico que assumiu a produção executiva do evento, coordenando uma equipe de 35 pessoas.

“Somos, acima de tudo, amigos e dividimos a mesma vontade de fazer um trabalho de qualidade e de acesso livre a todos. Somos também todos apaixonados pela boa música e temos o mesmo respeito por ela, que é essencial quando se trabalha em um projeto de cultura sem fins lucrativos e com um baixo orçamento como o Baiacool”, explica Paula, formada em Comunicação e atualmente cursando especialização em Gestão Cultural, no Instituto de Comércio em Arte de Paris.

A paixão pela música instrumental não é recente. Paula passou a infância e a adolescência ouvindo Miles Davis, Jaco Pastorius, Joe Zawinul e, claro, o próprio Minni Paulo. “Eu ouvi Jazz Antes de ouvir qualquer outro tipo de musica. Meu pai é músico, minha mãe adora e a maioria dos amigos sempre foram artistas. Então eu e minha irmã mais nova, que é violoncelista, crescemos entre amplificadores, instrumentos, cabos e bastidores de shows. Não é uma vida fácil, mas quem nasce com a música dentro de si não consegue mais se separar dela, por isso quando decidi trabalhar com produção me dei conta de que eu sempre tinha feito parte de tudo isso”, diz.

Fácil ou difícil, o festival já se tornou referência para os grandes músicos de jazz do país e até mesmo do exterior, como os Estados Unidos e a França, onde tanto Minni Paulo, quanto Paula já fincaram moradia e onde a produtora fechou seus estudos.

Victor Biglione
Até o momento, pode-se contabilizar a participação de mais de 150 grupos de música instrumental brasileira, jazz, blues e música experimental. Paula acredita que depois do surgimento do Baiacool, várias portas se abriram para musica instrumental não só no estado do Pará, onde surgiram programas de TV, festivais e novos grupos, mas também em toda região norte e em outras regiões do Brasil.

“O Estado do Pará é conhecido por fazer um festival de jazz na Amazônia e no qual, todos os músicos que trazemos, adoram. O Baiacool já contou com vários shows especialíssimos, alguns montados para apresentação única no festival, sempre mesclando a programação entre instrumentistas paraenses e de outras partes do país e também dos Estados Unidos. Podemos dizer que grande parte dos instrumentistas Brasileiros da atualidade ou já tocaram no Baiacool ou querem tocar”, afirma Paula.

Programação - Neste final de semana, a atração internacional será Victor Biglione, um argentino, hoje, radicado no país, onde se consagrou no Brasil como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos. Com um estilo musicalmente eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países e ainda, outros dois pela Cor do Som, banda que integrou de 1982 a 1984 contribuindo para a consagração do pop-rock brasileiro.

Delcley Machado
Já o guitarrista Delcley Machado é paraense e já tocou em quase todas as edições do Baiacool Jazz festival. Este ano, o músico mostrará ao público músicas de seu novo CD.

Intitulado “Temporal”, foi lançado pelo selo Ná Music, com patrocínio do Conexão Vivo, reunindo composições de Kzan Gama, Walter Freitas, Jacinto Kawage, Mauro Prado e Moacir Rato.

A terceira atração deste segundo sábado, tem ainda Carlos Malta, que esteve em Belém em maio com o Projeto Tudo Azul, que circulou várias cidades brasileiras. Compositor, orquestrador, band-leader e educador musical, Malta tem um estilo original e criativo, já lançou nove CDs e depois já integrou o grupo de Hermeto Pascoal, antes de partir para carreira solo em 1993.

Liderando diferentes grupos, apresentou-se na França, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e Cuba, onde tocou com Michel Legrand e Chucho Valdéz.

Jeff Gardner e Minni Paulo
O 9º Baiacool Jazz festival é uma realização da êxito da Zoé Produções, com patrocínio do SESC-PA e Governo do Estado, com apoio cultural da Fundação Tancredo Neves, Mariza Alimentos, Laboratório Borborema e Transportadora Horizonte.

No encerramento o festival conta com a participação do grupo Mundo Mambo, com Minni Paulo Quarteto e com o pianista nova-iorquino Jeff Gardner. Isso tudo no dia 30 de julho, fechando o verão salgado do Farol Velho em grande estilo. Entrada franca.

Nenhum comentário: