19.7.11

“A Travessa da Espera” no palco do Teatro Cuíra

As angústias e alegrias da espera, iniciando pelas angústias dos que aguardam um espetáculo. 
A espera é o mote principal para que o Grupo de Teatro Universitário da UFPA convide o público a sentar e aguardar o toque das três campas, em “A Travessa da Espera” que, depois de estrear ano passado, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, volta em cartaz nesta terça (19/07), às 19h00, no Espaço Cuíra, pelo Festival Cultura de Verão. Entrada franca.

Esperar é um fardo que todos enfrentamos, diariamente. Esperar na fila é a travessia eterna por onde passam dramas e sentimentos humanos. Esperar chegadas, partidas, voltas e chegadas podem fazer do nosso cotidiano mais feliz, pois nunca sabemos o que nos aguarda ao final de cada travessia.

Na travessa da espera caminha o casal que não sabe aonde quer chegar. Executa-se a tortura da espera por um atendimento médico. Transitam as fantasias de quem encontra o par perfeito numa sala de espera do dentista. Por essa travessa passam despercebidos os amores que duram uma vida inteira sem trocar uma palavra; atravessam sonhos que todos temos e pelos quais ansiamos que um dia se realizem.

Espera que causa angustia e tortura a conta-gotas. Espera de uma pizza que irritantemente talvez chegue fria. Esperas que proporcionarão muitas risadas e diversão garantida a quem conseguir aguardar sessenta minutos.

Partindo de um processo colaborativo, que contou com a experiência de cada um dos atores na construção da peça (afinal, espera é inerente a todo ser humano), o que se vê em cena é o retrato artístico - e muito bem humorado - de toda a sociedade que espera, desde que se aguarda nove meses para nascer. A travessia do esperar pode ser menos dolorosa, e até bem prazerosa, se entendermos que ela pode nos render momentos únicos na vida.

A peça conta as desventuras do esperar e com muita música dá o tom necessário a cada nuance desta travessia, especialmente aquela feita através do vídeo, que é protagonista e interage com os atores, conduzindo o público a atmosferas diferentes e incríveis a cada situação de espera. Com direção de Olinda Charone, a peça é leve e divertida. No elenco, jovens atores a despontar, como Ana Marceliano, Bárbara Gibson, Delianne Lima, Haroldo França, Ives Oliveira, Caled Garcês, Leandro Oliveira e Patrícia Zulu. A música fica por conta de Diego Vattos, Ramón Rivera e Rubens Santa Brígida.

Nenhum comentário: