17.7.11

Inscrições abertas para o 1º Salão Xumucuís de Arte Digital

There is no palce (Flavya Mutran)
A presença marcante da arte gerada por novas plataformas computacionais foi um dos motivos para a criação do 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, cujas inscrições estão abertas não só para artistas paraenses, mas também para os de todo o país, até dia 25 de julho.

Os interessados em enviar trabalhos, devem acessar o site para ler o edital e baixar a ficha de inscrição que deverá ser enviada para o e-mail do salão xumucuis@gmail.com. Serão recebidos trabalhos nas diversas áreas da arte digital como vídeo-arte, vídeo-instalação, vídeo-objeto, gravura digital, performance e web-arte. 

Promovido pelo site Xumucuís, o evento que promete trazer à tona artistas e obras que vem se destacando no universo da arte digital. No Pará, por exemplo, artistas como Val Sampaio, Vitor Souza Lima, Melissa Barbery, Luciana Magno, entre outros, que vêm conquistando espaço com trabalhos que extrapolam as fronteiras plásticas. É gerando obras híbridas que estes artistas se ligam ao que há de mais contemporâneo no cenário artístico atual. Para compreender melhor este, ainda novo, universo, até o dia 18 de setembro, quando encerrará, o evento promoverá dois colóquios para discutir este tipo de produção artística.

Com a abertura marcada para o dia 18 de agosto, na Sala Valdir Sarubbi, do Museu Casa das Onze Janelas, o salão selecionará 30 trabalhos de artistas nacionais e locais e oferecerá premiação para os 05 trabalhos mais bem avaliados pela comissão de seleção, formada pelo curador Orlando Maneschy, Professor e Doutor em Semiótica; pela Mestre em Artes e fotógrafa Flavya Mutran, e pelos artistas visuais Alberto Bitar e Roberta Carvalho, além do curador do salão e pesquisador, Ramiro Quaresma.

O julgamento das obras será realizado entre 26 e 30, quando o resultado será divulgado. O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital tem patrocínio da Oi Futuro e do Governo do Estado, por meio da Lei Semear de incentivo à cultura, e apoio cultural da SOL Informática. Mais informações: 91 8239 2476 ou pelo e-mail xumucuis@gmail.com/ e Twitter @xumucuis

Nenhum comentário: