15.7.11

Orquestra de violoncelistas abre o 9 º Baiacool Jazz Festival

Áureo de Freitas, da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia
Um dos acontecimentos mais esperados do verão amazônico inicia neste sábado dia 16 de julho, em Salinas, no Farol Velho,  contando com a presença de importantes nomes da cena instrumental brasileira.

Carlos Malta e Robertinho Silva vem do Rio de Janeiro. Já os paulistas do Grupo Três de Paus voltam ao Baiacool, trazendo com eles um convidado especial, o guitarrista Faiska. O 9º Baiacool Jazz Festival tem ainda os guitarristas Victor Biglione e Delcley Machado.  O evento deste ano abre às 15h com Áureo Freitas e a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia. 

A idéia de convidar uma orquestra para a abertura está de acordo com a proposta do projeto, em mostrar a música instrumental em todas suas formas para o público. “A Orquestra de Violoncelistas é um trabalho muito especial realizado pelo Professor Áureo de Freitas que, assim como nós da Zoé, acredita que a arte é uma necessidade e uma grande aliada à educação de um povo”, explica Paula Medeiros, produtora executiva do festival.

Douglas, do grupo Três de Paus (SP)
Depois dos violoncelos, a festa continua com a apresentação de uma revelação do Jazz Fusion Paraense, o quarteto do guitarrista Samuel Cei.

O primeiro sábado (16) do Baiacool encerra com o grupo paulista Três de Paus e o guitarrista Faiska. Formado pelos músicos Bruno Alves (teclados), Ximba Uchyama (baixo) e Douglas Las Casas (bateria), o 3 de Paus vem pela segunda vez ao festival. “Estamos preparando algo muito especial pra essa edição do Baiacool Jazz Festival. Preparem-se, pois o teto vai cair!”, diz Douglas pelo Facebook, onde o evento já tem um grupo que se comunica desde o mês de junho.

O segundo sábado (23) também promete abalar o Farol Velho, com as apresentações do multinstrumentista Carlos Malta, seguido de dois guitarristas da pesada, o argentino Victor Biglione e o paranese Delcley Machado e Quarteto. No encerramento, dia 30, o anfitrião da festa, Minni Paulo Medeiros, toca em quarteto, seguido do grupo Mundo Mambo e pelo pianista nova-iorquino Jeff Gardner.

Inovação - O Baiacool Jazz Festival inovou o cenário da música instrumental na região norte ao surgir, há nove anos, e vem mantendo a qualidade e a importância não só para os instrumentistas brasileiros sejam eles paraenses ou de outras cidades, mas também para a formação de público e incentivo para a música instrumental do país.

Robertinho Silva, convidado especial
“Trouxemos ao sofisticado jazz, a informalidade da bela paisagem de Salinas, e levamos música instrumental ao público, provando que o ritmo pode, sim, ser popular e trazer entretenimento. É muito legal também ver, não só a difusão da música instrumental, mas proporcionar encontros profissionais e pessoais, entre músicos de vários lugares. Eles se encontram, trocam experiências, incentivando uns aos outros. O Baiacool é uma alegria pra gente, e sem dúvida um orgulho”, comemora Paula.

Pioneirismo - O Baiacool foi o primeiro Festival de Jazz do norte do Brasil e continua sendo o maior. Até agora mais de 150 grupos de música instrumental brasileira, jazz, blues e música experimental já passaram por ele. É fato dizer que depois do Baiacool, várias portas se abriram para música instrumental, não só no Estado do Pará, onde surgiram outros festivais e novos grupos, mas também em toda região norte e em de outras paragens deste país.

“Hoje, o Estado do Pará é também conhecido por fazer um Festival de Jazz na Amazônia e que todos os músicos de todas as partes do Brasil que trazemos, adoram. O Festival já contou com shows especialíssimos, alguns montados para apresentação única no Festival, sempre mesclando a programação entre instrumentistas paraenses e de outras partes do país e também dos Estados Unidos. Podemos dizer que grande parte dos instrumentistas brasileiros da atualidade ou já tocaram no Baiacool ou querem tocar!”, finaliza Paula.

Delcley Machado, prata da casa na festa do instrumental
As inúmeras dificuldades técnicas e de logística de se realizar um festival desses na praia, sob o sol escaldante do verão, traz certas dificuldades, mas mesmo assim o festival vem sendo realizado com êxito, pela produtora independente Zoé Produções, contando com patrocínio do Governo do Estado e Sesc_-PA, com apoio cultural da Fundação Tancredo Neves, Mariza Alimentos, Laboratório Borborema, Transportadora Horizonte.

PROGRAMAÇÃO

Sábado 16 de julho: 15h
Orquestra de Violoncelos da Amazônia
Samuel Cei
Três de Paus + Faiska

Sábado 23 de julho: 16h
Carlos Malta
Victor Biglione
Delcley Machado Quarteto

Sábado 30 de julho: 16h
Minni Paulo
Mundo Mambo
Jeff Gardner

Nenhum comentário: