11.7.11

Doc sobre Nana Caymmi volta em cartaz e outras notas para esta semana

Allan e Cincinato, do Quaderna
Na programação cultural de Belém tem filme voltando ao circuito, bate papo em cineclube e muita música. Mas fique ligado também em algumas inscrições bacanas para quem estiver a fim de participar do Auto do Círio, do Salão de Arte Digital ou do 9º Festcine Amazônia.

O grupo Quaderna se apresenta no Festival Cultura de Verão nesta quarta-feira, 13, a partir das 19h, com participação da cantora Nazaré Pereira e de Mário Mousinho (violão).  Quem toca: Abel Oliveira - com seu baixo rodado; Ricardo Aquino e Bruno Mendes - nos tambores; Jr. Menezes - nos ébanos e marfins elétricos; Silvio Barbosa - nos sopros de sax e flauta, além de Allan Carvalho - voz e viola e Cincinato Jr. - voz. O Festival Cultura de Verão rola todas as terças e quartas, no Píer da Casa das Onze Janelas, com transmissões ao vivo pelo Portal Culutra e TV Cultura.

Rabeca e percussão - Não esqueça. Nesta segunda-feira, 11, tem exibição de documentários no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará. “Tocando a Rabeca” (27 min), que investiga a memória da arte de confeccionar e tocar rabeca nos municípios de Bragança, Tracuateua, Quatipuru e Augusto Corrêa. E “Percussivos” (52 min), que mostra a percussão que se faz na Bahia.

Após a exibição, haverá bate papo, tendo como convidado o Luthier Paulo Nogueira, o “Fafá”, da Fundação Carlos Gomes e de Nazaco Gomes, percussionista paraense com larga experiência, e Edson Santana, professor de música e percussionista.

O Cineclube Alexandrino Moreira tem sessões sempre às segundas-feiras, às 19h. A programação completa do mês de julho pode ser consultada no site: www.iap.pa.gov.br. Cineclube Alexandrino Moreira. Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré (ao lado do Santuário de Nazaré). Inicio da sessão: 19h. Entrada Franca.

Ensaios iniciam em agosto
Teatro - Já estão abertas as inscrições para o Auto do Círio. Em 2011, o Auto do Círio traz como tema "O Teatro Que o Povo Cria" homenageando as manifestações populares do início da história do Círio de Nazaré, quando durante as festividades, o largo se enchia de danças de caráter ou inspiração folclóricas.

Para inscrever-se no Auto 2011 basta enviar e-mail para autodocirio@hotmail.com informando os dados pessoais solicitados na ficha de inscrição. As inscrições serão feitas também, a partir de agosto, na sala de pesquisa e extensão da ETDUFPA, das 9h às 13h - Trav. D. Romualdo de Seixas, 820.

Arte Digital – O 1º Salão de Arte Digital está recebendo inscrições de artistas de todo o país, até dia 25 de julho, para trabalhos nas diversas áreas da arte digital como vídeo-arte, vídeo-instalação, vídeo-objeto, gravura digital, performance e web-arte. Os resultados serão divulgados no dia 27 de julho e abertura do Salão será no dia 18 de Agosto na Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas.

É uma realização do site Xumucuís, com produção da Espiral Multimeios, patrocínio da Oi, Secretaria de Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Pará via Lei Semear, tecnologia da SOL Informática e apoio cultural da Oi Futuro. Saiba mais no site do projeto.

Documentário homenagem
Nana Caymmi - Neste mês de julho, quem fica na cidade tem a oportunidade de assistir ‘Rio Sonata’, documentário do francês Georges Gachot sobre a cantora Nana Caymmi. O filme volta ao cartaz do OI Cine Estação a partir desta quarta-feira, 13 de julho, nas sessões de 18h e 20h30, com ingressos a R$ 7,00 e com meia-entrada para estudantes.

Festival - As inscrições para a 9a ediçao do Fest Cineamazonia continuam abertas. Inscreva seu vídeo ou filme no site do festival. Categorias: Animação, Experimental, Ficção, Documentário e Vídeo Reportagem Ambiental.

Nenhum comentário: