29.1.12

3º prêmio de fotografia lança o catálogo de 2011

Abertura da exposição, ano passado
O coquetel de lançamento da terceira edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia será nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. 

Na ocasião, o público conhecerá o catálogo contendo as obras selecionadas no ano passado e também poderá ver as projeções da artista visual Roberta Carvalho, vencedora da segunda edição com a obra Symbiosis. 

O catálogo reúne os trabalhos dos 21 artistas selecionados naquela edição, entre eles os três premiados – Silas de Paula (CE, Prêmio Crônicas Urbanas), Leonardo Sette (PE, Prêmio Diário Contemporâneo) e Roberta Carvalho (PA) – e ainda fotografias da mostra convidada do ano passado, Diários da Cidade, integrada por obras de fotojornalistas do jornal Diário do Pará, e a série Solitude, de Luiz Braga, artista convidado da segunda edição.

A publicação traz textos do curador do Prêmio, Mariano Klautau Filho, do professor de filosofia Ernani Chaves, da curadora e pesquisadora em arte Marisa Mokarzel e a transcrição do encontro do público com o curador e pesquisador Tadeu Chiarelli (SP), que fez parte da comissão julgadora e abriu a programação de palestras de 2011.

A idéia é que o catálogo cumpra o papel não apenas de uma memória do projeto, mas também de fonte de pesquisa sobre a fotografia e a arte contemporânea no Brasil. E com este objetivo a publicação será distribuída a instituições da área, cursos de graduação e pós-graduação em Artes e bibliotecas de todas as regiões do país. 

Symbioses no Combú
Symbioses – Vencedora da segunda edição do prêmio, com o projeto Symbioses, Roberta Carvalho, artista visual, designer e produtora cultural, além de suas projeções, fará ainda a doação de uma obra ao Museu da Universidade Federal do Pará, iniciativa que concretiza um dos grandes objetivos do Prêmio: a contribuição para a formação de acervos.

Reunindo uma série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica em copas de árvores no espaço público da cidade, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo mappping e instalação, Roberta diz que o projeto tem vários desdobramentos, e algumas novidades pela frente, como exposições em algumas cidades do Brasil e Barcelona. 

“O Symbiosis na verdade é um dos caminhos da minha pesquisa sobre visualidade, arte e tecnologia, que venho há muito buscando, ou como a poética pode emergir de máquinas de produção de sentido, que são as mídias que no caso eu me utilizo (imagem digital, projeção de imagem, mapping...) e como a arte em meios tecnológicos pode e deve se relacionar com a vida, com as pessoas... A projeção além da projeção, a imagem além da imagem... afinal, tem mais artistas projetando sobre árvores”, diz a artista.

Memórias da Imagem – De acordo com Mariano Klautau Filho, os temas do Prêmio são sempre “pensados como questão, proposição para o artista”, “é sempre um modo de tratar a fotografia como um meio e linguagem que atua no campo da arte”.

Neste ano, o tema Memórias da Imagem “é um modo de pensar a fotografia como uma memória que acontece no aqui e agora. E também pensar nas memórias que nós, ao ver ou produzir imagens, atribuímos a elas”. 

O edital de 2012 já está disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br e também no escritório do Prêmio (Rua Gaspar Viana, n. 773), no Instituto de Artes do Pará, Casa das Onze Janelas, Associação Fotoativa, Sol Informática e Museu da UFPA. As inscrições podem ser feitas até 18 de fevereiro, gratuitamente.

Serviço
Dia 1° de fevereiro, quarta-feira, às 19h, coquetel de lançamento do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com o tema “Memórias da Imagem”, e do catálogo da segunda edição, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Na programação, projeção da obra Symbiosis da artista Roberta Carvalho, vencedora do Prêmio Diário do Pará de 2011. Entrada franca. Patrocínio: Vale. Informações: (91) 3184-9327 / (91) 8128-7527

Nenhum comentário: