15.1.12

Simioni abre encontro internacional em Belém

Carlos  Simioni
O fundador do Grupo Lume e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (SP), e mais 19 atores brasileiros e internacionais participam, a partir desta segunda-feira, 16, do Conexão Belém Internacional - III Encontro do Núcleo de Treinamento em Dança Pessoal do ator, que acontecerá até dia 27 de janeiro, em vários espaços da cidade. A abertura para o público será às 19h, no SESC Boulevard. 

Natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas, Carlos Simioni foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e onde desde então trabalha como ator-pesquisador. 

É curador do ECUM – Encontro Mundial de Artes Cênicas (desde 2004) e coordenador do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Sob orientação de Burnier, ele desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. 

O Núcleo de Treinamento em Dança Pessoal do Ator surgiu em 2010, com o curso “Princípios da Dança Pessoal para o trabalho do ator”, ministrado por ele. Na ocasião, reunindo 19 atores-dançarinos das cinco regiões do Brasil e da Costa Rica, Panamá e Estados Unidos da América, o curso tinha apenas um mês de atividades. No entanto, os atores sentiram necessidade de aprofundar a pesquisa elaborada e constituir um grupo permanente de experimentação e reflexão sobre a Dança Pessoal. Assim é realizado em janeiro de 2011, o segundo encontro deste grupo. O terceiro chega agora em Belém. 

Em duas semanas divididas entre os treinos do grupo e programação cultural e workshops destinados à comunidade local profissional, amadora ou curiosa, o grupo de Simioni pretende dividir conhecimentos com o público, além de aprofundar seu trabalho, ampliando seu treinamento pessoal. A abertura para o público será às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard, com a demonstração de “Prisão para a Liberdade”. 

Nesta demonstração, Simioni abordará sua trajetória no LUME Teatro. Em 26 anos de trabalho, Simioni vem trabalhando o treinamento físico, construção das técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, além do treinamento vocal no encontro com outros Mestres que os ajudaram na elaboração de personagens, cenas e espetáculos. 

A Dança Pessoal é uma técnica de treinamento autoral baseada no exercício da presença cênica, os impulsos e as qualidades de movimento, desenvolvida por Burnier e Simioni. A idéia era elaborar uma técnica para o ator brasileiro, levando em consideração sua cultura e particularidades, apropriando-se das referências do teatro mundial e ensinando suas descobertas no Brasil e internacionalmente. 

Desde então a técnica vem sendo sendo investigada dentro do Lume Teatro, mas dentro deste período, esta é a primeira turma formada fora do núcleo, a receber orientação para continuar desenvolvendo a pesquisa para seu processo autoral, de forma a multiplicar o conhecimento já amadurecido em mais de duas décadas. 

Os interessados nas oficinas e workshops devem entrar em contato pelo e-mail (conexaobelem@gmail.com), apontando a oficina de seu interesse e anexando currículo resumido. Veja abaixo a descrição das oficinas e a programação culturalcompleta. 

Grupo LUME em Shi-Zen, 7 Cuias
OFICINAS

O Ator Ativo, com Marcos Rangel Koslowski - A oficina propõe o treinamento de elementos técnicos para ativar o corpo e suas energias, a fim de chegar a um estado de presença. 

Esse treinamento também será utilizado para a construção de um repertório físico de ações. Serão trabalhados os seguintes elementos técnicos: base, deslocamento espacial, fragmentação corporal, variações de tempo, equilíbrio e desequilíbrio, ações (empurrar, puxar, saltar, rolar), oposições, arremessos, resistência. 

Técnica Michael Chekhov para o ator, com Ray Moscarella - Michael Chekhov, considerado um dos maiores atores da história teatral contemporânea, foi o criador de uma técnica consagrada que visa desenvolver no ator o máximo de sua capacidade criativa e liberdade artística para compor seus personagens. A oficina intensiva deve abordar e colocar em prática os principais elementos desta técnica: movimentos arquetípicos, gesto psicológico, atmosfera, trabalho em grupo. 

Voz e sensação, com Janko Navarro - É uma oficina experimental onde se utiliza como território básico de criação, o ponto de inspiração, o apoio, as relações físicas do corpo/voz e o pensamento musical. 

Carlos Simioni
PROGRAMAÇÃO
CONEXÃO BELÉM INTERNACIONAL 

SEGUNDA-FEIRA, 16
Abertura - 19h - Centro Cultural SESC Boulevard 
Demontração “Prisão para a Liberdade”. 

TERÇA-FEIRA, 17
Manhã: 09h às 12h - Oficina (Janko – Costa Rica)
Local: Etdufpa

Noite: 20h – Bate Papo sobre Clown 
Local: Casa dos Palhaços 

QUARTA-FEIRA, 18 
Manhã: 09h às 12h - Oficina (Janko – Costa Rica) 
Local: ETDUFPA 

QUINTA-FEIRA, 19 
Manhã: Oficina (Janko – Costa Rica)
Local: ETDUFPA 

Noite: 20h – Palhaçadas de Quinta
Local: Casa dos Palhaços 

SEXTA-FEIRA, 20 
Manhã: Oficina (Ray - Panamá)
Local: ETDUFPA 

Noite: 20h - Bate-papo Camilo
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard 

SÁBADO, 21  
Manhã: 10h - Intervenção de Clowns
Local: Ver-o-Peso 

Noite: 20h - Show Musical: Rodrigo Carinhana (SP) e Rodrigo Braga (PA) 
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard 

SEGUNDA-FEIRA, 23  
Manhã: 09h às 12h - Oficina (Ray - Panamá) 
Local: ETDUFPA 

TERÇA-FEIRA, 24 
Manhã - 09h às 12h - Oficina (Marcos - POA) 
Local: ETDUFPA 

QUARTA-FEIRA, 25 
Manhã: Oficina (Marcos - POA) 
Noite: 20h - Espetáculo “El Funeral” 
Local: Teatro Claudio Barradas 

QUINTA-FEIRA, 26 
Manhã: Oficina (Marcos - POA) 
Noite: 19h - Demonstração do Grupo 

SEXTA-FEIRA, 27 
Noite: 19h – Espetáculo Corpo Santo – Cia. de Teatro Madalenas 
Local: TUCB – Teatro Universitário Cláudio Barradas 
21h – A Festa na Amazônia (despedida) 

(com informações enviadas pelo encontro e fotos do blog LUME Teatro)

Nenhum comentário: