17.1.12

Jovem pianista se despede de Belém com recital

Preparado pelo Conservatório Carlos Gomes, Patrick Rodrigues acaba de passar em dois vestibulares, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Para celebrar o feito, o CCG oferece ao público a oportunidade de participar do Recital de Formatura dele, nesta quarta-feira, 18, na Sala Ettore Bósio, às 18h e com entrada franca. 

É inegável a importância do Conservatório Carlos Gomes para o ensino de música no Pará. Desde 1896, quando fundado, o Instituto de Música, dirigido naquele ano inicial pelo próprio Carlos Gomes, que viera morar, e no mesmo ano, falecer em Belém, ele tem formado talentos não só paraenses. 

Atraindo atenção em todo o mundo, hoje, o conservatório possui músicos de outros estados e de fora do país estudando ou dando aulas de música. Um destes talentos é Patrick Rodrigues, carioca que chegou em Belém aos 10 anos de idade para fazer o curso de Musicalização do Conservatório Carlos Gomes - CCG. Aos 11 anos, devido ao grande talento imediatamente percebidopor seus professores, deu um salto e entrou no 2o ano do técnico.

Aos 18 anos ele está concluindo Piano, e se despedindo de Belém. Vai para o Rio de janeiro, onde passou no vestibular da Escola de Musica da UFRJ. Ele que também passou no vestibular do Instituto de Artes da Unesp, preferiu voltar a terra natal para continuar seus estudos. A audição dele na UFRJ causou surpresa nas pianistas e professoras Miriam Grosman (RJ) e Myrian Daulsberg (Dell'Arte/RJ ). Myriam ficou tão admirada com o talento de Patrick, que se dispôs a acompanhar os estudos dele no Rio de Janeiro. Ele, claro, aceitou, deu meio volta e aqui está novamente, desta vez, para dizer té logo.

Nesta quarta-feira, 18, Patrick realiza um recital-prova onde vai executar Bach, Liszt, Chopin e outros. Patrick estudou no CCG com o Felipe Andrade e Silva, que logo percebeu o potencial do menino e o acompanhou de perto durante estes anos, observando que Patrick sempre estava acima da média e o incentivou a executar, aos 14 anos, o Concerto no. 20, de Mozart. 

Patrick também fez masterclasses com Olga Kiun, Gabriella Affonso e Edson Elias. Já venceu quatro vezes o Concurso para Jovens Instrumentistas do CCG, foi duas vezes semifinalista vezes do Concurso Música no Museu, do Rio de Janeiro. 

Ele que já vem apresentando em concertos e festivais da Fundação Carlos Gomes, ainda não é uma celebridade, mas há quem afirme que isso é uma questão de tempo. “Guarde este nome”, já me disseram. Por isso, não percam o concerto desta quarta-feira, 18. Pode ser um momento histórico. 

Serviço
Recital de formatura de Patrick Rodrigues. Nesta quarta-feira, 18, às 18h, na Sala Ettore Bósio (Av. Gentil Bittencourt, 977). O evento é aberto ao público e tem entrada franca. 


PROGRAMA 

  • J. S. BACH - Prelúdio e Fuga nº4 do Cravo Bem Temperado (1685-1750) 
  • F. CHOPIN - Noturno op. 55 nº2 (1810-1849) - Scherzo nº 1 em si menor A. 
  • NEPOMUCENO - “A Galhofeira” (1864-1920) 
  • F. LISZT - “Spozallizio” (Annés de Pelerinage – Itália) (1811-1886) (1877-1915) - Sonata nº 4 em fa # menor 
  • A. SCRIABIN - Estudo op. 42 nº 5 “Affannato”

Nenhum comentário: