15.4.12

Extremo Norte realiza encontro poético no IAP

Origem dos Nomes, curta de Marta Nassar
O Instituto Cultural Extremo Norte retoma suas atividades e convida o público para o primeiro encontro deste ano. Intitulado “Oca da Palavra”, o evento traz na programação cinema, música, teatro, fotografia e, em especial, literatura. Anote - no dia 19 de abril, no Instituto de Artes do Pará – IAP, às 19h.

Além de enfatizar os objetivos do movimento, o evento quer enaltecer a data de 19 de abril, como marco de importância do calendário brasileiro e emprestando o conceito de construção da OCA, arregimentar vários talentos locais e, em um espaço comum, propor ações no intuito de sedimentar a palavra poética. 

No encontro haverá mostras dos documentários "Origens dos Nomes", de Marta Nassar, "Variações da Rede", de Diógenes Leal e James Bogan, e do vídeo-arte "Carta para Alice ou o nome da cidade” de Maria Christina, com a presença dos autores que falarão sobre suas produções; no hall acontecerá uma mostra de fotografias de Tchello de Barros. 

Acontecerão performances poéticas do ator José Clemente e da atriz e poeta Elise Vasconcelos e apresentação dos músicos cantores Alcyr Guimarães, Adílson Alcântara, Renato Torres, Tomil Paixão e Cris Rodrigues, com leitura da cronista e poeta Ghys Cunha. Um sarau finalizará o evento com todos os poetas e convidados do Instituto Cultural Extremo Norte.

O ICEN, presidido pelo poeta Rui do Carmo e com Renato Gusmão na vice-presidência, tem como diretoras as poetas Necy Bonfim e Rita Melém, e já existe há nove anos. Foi fundado por poetas sonhadores, na tentativa de exaltar a arte da declamação em público, levando a poesia autoral e de autores brasileiros e mundiais ao conhecimento da comunidade, com saraus em praças públicas, bares, teatros, estabelecimentos de ensino e em vários espaços culturais. 

Serviço
Oca da Palavra - realização do ICEN. Dia 19 de abril, a partir das 19h Instituto de Artes do Pará – IAP Entrada Franca.

Nenhum comentário: