19.4.12

Valmir Bispo é perda irreparável!


O historiador, ativista cultural e ambiental, lutador das causas indígenas, um grande amigo e cheio de vontade de viver a vida, Valmir Bispo foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 19 de abril, em sua casa.  Valmir era, e é difícil falar assim no passado, o atual Diretor do Núcleo de Arte e Cultura da UEPA, foi ex-superintendente da Fundação Cultural Curro Velho e o primeiro presidente paraense da UNE.

Valmir estava em plena atividade, preparando mais uma programação alusiva ao Dia do Índio. Ele que foi responsável pela realização da Semana dos Povos Indígenas, causa que tanto defendia, estava também se preparando para participar do Encontro Nacional da Setorial de Cultura do PT, no qual era filiado, com a possibilidade de compor o coletivo nacional do mesmo, no fim deste mês em Brasília. 

Em 2010 foi um dos principais mobilizadores do girto em prol do Custo Amazônico, em Brasília. É inaceitável qualquer hiótese de um crime contra a prórpria vida e de acordo com informações de Diógenes Brandão, amigo e blogueiro do Fala da Pólis, a polícia já descartou a possibilidade de suicídio. 

O velório dele será realizado no Centur e deve se tornar uma grande homenagem, feita de lágrimas e dor, sentida por todos aqueles que tiveram a sorte de seu convívio. Lamento e choro!

Nenhum comentário: