18.2.14

Moacir Rato mostra sua batida autoral no Sesc

O show “Caboclo Brejeiro”, que já foi mostrado no inicio deste mês, volta em cartaz no Centro Cultural Sesc Boulevard. O baterista mostra seu repertório autoral acompanhado pelos músicos  Príamo Brandão (baixo), Cristóvão Silva (teclado), Elias Coutinho (sax) e Quiure (violão, guitarra) e Príamo Brandão (baixo). Nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h, com entrada franca.

A sonoridade na música desse baterista tem a ver com suas origens e andanças pelo mundo. Moacir Leônidas nasceu na Ilha das Onças, em 1950, e iniciou sua carreira em meados dos anos 1960, tocando no famoso Palácio dos Bares, em Belém do Pará.

No final dos anos 1980, em turnê pela Europa acompanhou o Madrigal da UFPA, sob a regência do renomado Maestro João Bosco Casto.

Lá se vão mais de três décadas de uma trajetória que teve direito a trabalhos com artistas nacionais, como Pery Ribeiro, Lecy Brandão, Vando, Nelson Gonçalves, Noite Ilustrada e outros. Com participações em festivais e ostras de música instrumental, como o Baiacool Jazz, Moacir Leônidas se destaca no cenário como um dos principais bateristas da Amazônia.

Dedicando-se ao trabalho instrumental autoral, Rato, como ele é conhecido no meio artístico, mostra em “Caboclo Brejeiro”, músicas como “Ilha das Onças”, “Pulo do Rato”, “Verônica”, “Salseando com Juju”, “Jambeirão”, “Sururu na Ratoeira”, “Caboclo Brejeiro”, “Serpente” e “Esquecida”, entre outras.

Antes se iniciar como baterista, nos anos 1960, o artista transitou por área, digamos, nada a fins. Trabalhou como ajudante de sapateiro e descarregando navios de transporte de borracha que vinham do Amazonas e outros que transportavam malva na empresa Jonasa, e ainda no estaleiro da marinha de guerra, limpando ferrugem dos cascos dos navios. 

A virada profissional veio em seguida, quando formou seu primeiro conjunto, “Os Terríveis”.

Além do Palácio dos Bares, Rato também era prata da casa na Boate Condor, no Tênis Clube de Belém, onde se apresentou diversas o saudoso Walter Bandeira, acompanhado também por Bob Freitas (guitarra) e Maca Manesky (contrabaixo). Em 1972 com Walter, Bob e ainda com o Pianista Leslie (Sam), inaugurou a boate do Pará Clube de Belém, 1979.

Daí em diante, integrou o Projeto Pixiguinha, acompanhando Sivuca e Ángela Maria. Nos anos 1980, à convite do Pianista Guilherme Coutinho, fez guigs na Assembleia Paraense, antes de se mandar pro Rio de Janeiro, onde participou do Projeto Seis e Meia, acompanhando Leni de Andrade e João de Aquino, tendo como violoncelista, o grande Jaques Morenlembau. 

Quando retornou a Belém, o Maestro João Bosco Castro o convidou para uma turnê com o madrigal da UFPA, por várias cidades da Europa, França, Suíça e Alemanha. Tendo uma carreira musical intensa, mais recentemente participou do show Vida de Artista, acompanhando Olivar Barreto, e vem também sendo baterista da cantora Rosa Correa, em espaços da cidade como na temporada do Espaço Boiúna.

Serviço
Show de Moacir “Rato” e grupo no Sesc Boulevard. Nesta quarta-feira, 19, no Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas. Mais informações: (91) 3224-5305/5654 (Centro Cultural SESC Boulevard).

Nenhum comentário: