3.2.14

Peça aborda homossexualidade e relação familiar

A mãe descobre a que seu filho é homossexual. De maneira forte e profunda, ela reage apenas com olhares e gestos. A relação entre mãe e filho, diante da homossexualidade, é retratada no espetáculo "Ao Vosso Ventre", que volta em cartaz de 6 a 9 de fevereiro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas

A montagem, assinada pelos jovens diretores Kauan Amora e Leonardo Bahia, mostra o lado comovente de um filho tendo sua descoberta testemunhada pela mãe. 

A narrativa inversa como é apresentada no espetáculo dá um plus na interpretação dos atores, que representam os anseios e medos de vossas mães e vossos filhos, enfrentando-os e redescobrindo a sexualidade.

“Durante o processo de criação, alguém disse que a história poderia ser contada de trás para frente, e imediatamente me lembrei de um texto do Chaplin, onde dizia que a vida acontece na ordem errada. Deveríamos ficar velhos, depois tornarmos cada dia mais jovens e morrermos em um lindo orgasmo”, disse o diretor Kauan Amora.

Do clássico ao pop, da alegria à tristeza, a peça transborda de silêncios ensurdecedores e de gritos que parecem sufocar tanto os personagens, quanto a plateia. Além de colocar em cena, com cuidado, o olhar sobre as diferenças sexuais, a montagem ressalta também o afeto, e como essa relação pode influenciar na vida amorosa e na felicidade das pessoas.

"Ao Vosso Ventre" foi montado pelo Grupo de Teatro Universitário da Escola de Teatro e Dança da UFPA (GTU/ETDUFPA), após ser selecionado, em 2011, pelo programa “Jovens Encenadores”, criado pelas diretoras Olinda Charone e Wlad Lima, que coordenam o GTU.

No elenco: Bianca Fonseca; Diego Benício; Diogo Arero; Flávio Farinha; Kayo Conká; Karimme Silva; Leonardo Bahia; Leticia Olivier; Paula Nayara; Renata Santos; Richard Callefa; Rosáurea Nascimento; Selma Salvador; Wan Aleixo.

Ficha Técnica:

Direção:
Kauan Amora
Leonardo Bahia

Preparação Corporal:
Diogo Arero

Dramaturgia:
Rodolpho Sanchez

Visualidade:
Starllone Souza

Iluminação:
Giovana Miglio
Paula Nayara

Fotografia:
Mailson Teixeira

Coreografia:
Ackson Fender

Músicas: 
Raoni Figueiredo
Luciano Lira

Serviço
Espetáculo “Ao Vosso Ventre”, do Grupo de Teatro Universitário da UFPA. Dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro. Quinta e sexta às 20h. Sábado e domingo com sessão dupla, às 18h e 20h, no Teatro Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, próximo à travessa Dom Romualdo de Seixas - Belém). Ingressos: R$ 20 (com meia para estudantes). Informações: (91) 8337-6369 / (91) 8301-8777.

Nenhum comentário: