28.2.14

Neste "Sábado Tem", "O pequeno grande aviador"

O musical tem encantado as plateias. Livremente inspirado na obra de Antoine de Saint Exupéry, "O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível" está de volta em cartaz, neste sábado, 1º de março,  às 19h, dentro da programação do Pirão Coletivo - Projeto Sábado Tem. Domingo que Vem". 

A montagem do Dirigível Coletivo de Teatro traz cenas construídas de um modo particular, através da interação das mídias: teatro, música, vídeo e dança, reforçando a obra para quem não a esquece.

Na história francesa, um pequeno príncipe nos convida a olhar com atenção o planeta que habitamos, cheio de presentes oferecidos pela natureza. Presentes aparentes ou escondidos, renováveis ou limitados, mas que revelam segredos quando os observamos com o olhar de uma criança. 

As frases que ele ouviu ou disse ficaram no inconsciente coletivo da humanidade. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, “O verdadeiro amor nunca se desgasta, quanto mais se dá, mais se tem” e “Só conheço uma liberdade e esta é a liberdade do pensamento”, são algumas delas. 

Já a peça discute temas universais como infância e memória para contar de maneira leve e divertida a história do aviador que cai no deserto e encontra uma criança que convida o público a conhecer seu planeta, sua rosa, seus vulcões e a embarcar em sua viagem interplanetária capaz de mudar sua forma de ver, pensar e agir sobre vários aspectos no mundo. Uma experiência teatral que atravessa a investigação pessoal dos integrantes e o mundo fantástico de O Pequeno Príncipe.

“O Pequeno Aviador”, do Dirigível Coletivo tem sotaque próprio, é paraense. Ainda que guarde muitas semelhanças com o do livro inspirador, ainda assim há significativas diferenças. A história original foi hibridizada à vida dos próprios encenadores, trazendo um tom poético à montagem, que também tem uma trilha musical original executada ao vivo.

No início do espetáculo, eles vestem figurinos idênticos. Ao longo da apresentação, as vestimentas são modificadas para revelar os personagens que povoam o universo do "Pequeno Príncipe”.

“Este Pequeno Príncipe consegue uma empatia enorme do público, principalmente dos adultos, as crianças se divertem.

Mas vejo principalmente os adultos assistindo ao espetáculo com um sorriso no rosto do inicio ao fim, acredito que isto acontece porque o espetáculo leva o adulto à visitar a infância de novo, re-encontrar seus pequenos príncipes”, explica a diretora do espetáculo, Ana Carolina Marceliano. 

Ficha Técnica
Direção: Ana Marceliano
​Dramaturgia: Ives Oliveira
​Elenco: Antônia Costeseque, Armando de Mendonça, Krishna Rohini, Leonardo Bahia, Maycon Douglas, Rodolpho Sanchez, Luciano Lira e Raissa Araújo.
Direção Musical: Armando de Mendonça
Direção de Vídeo: Enoque Paulino e Krishna Rohini
Cenário e figurino: Ivanilde Silva e Rejane Lima
Iluminação: Enoque Paulino

Pirão Coletivo - Formado por diferentes grupos artísticos de linguagens cênicas - Cia. de Investigação Cênica, Cia. de Teatro Madalenas, Desabusados Cia. de Teatro, Dirigível Coletivo de Teatro, In Bust Teatro com Bonecos, Grupo Projeto Vertigem, Produtores Criativos, o Pirão Coletivo conta com parceria do blog Holofote Virtual, e traz a diversidade como ingrediente essencial para um alimento forte e substancial, que nutrirá a cidade com fruição estética e diversão criativa.

Este soma o terceiro final de semana do projeto "Sábado Tem. Domingo que vem", que tem como objetivo colocar a produção cênica dos grupos da cidade ao alcance do público. Todo sábado à noite, a programação é no casarão do Boneco, às 19h. Aos domingo, na Praça da Trindade. É de graça, mas ganhamos todos nós!


Serviço
Pirão Coletivo – Projeto Sábado Tem. Domingo que vem. Em cartaz “O Pequeno Grande Aviador”. Neste sábado, 1º de março, às 19h, no Casarão do Boneco – Rua 16 de novembro, 815, próximo a Praça Amazonas (lado esquerdo). A entrada é franca, o público paga quanto quiser, se quiser e gostar, após a apresentação. Mais informações: 3088.5858.

Nenhum comentário: