13.2.14

Pirão Coletivo estreia projeto cênico em Belém

O "Sábado Tem. Domingo que vem" estreia neste final de semana com objetivo trazer à tona a produção teatral que se espalha pela cidade. Produzida e mantida por grupos independentes de Belém, o projeto é do Pirão Coletivo, grupo surgido recentemente, formado por sete companhias das artes cênicas. A programação é intensa e já está fechada para os dois primeiros meses (fevereiro e março), mas seguirá pelo menos até o mês de junho (a confirmar os espetáculos).

Tendo como palcos, o Casarão dos Bonecos (sábado tem) e a Praça da Trindade (domingo que vem), a programação segue de forma gratuita ou colaborativa (pague o quanto quiser). 

Neste sábado, 15, será apresentado “O Conto que eu Vim Contar”, do grupo In Bust teatro com Bonecos. No próximo domingo, 23, tem Contação de História: A Princesa está chegando, com Leonel Ferreira – Cia Madalenas & A Fantástica Fábrica de Histórias, com Milton Aires – Cia. de Investigação Cênica.

O Conto que eu vim contar – O Espetáculo traz moradores do Marajó contando o conto, com bonecos de manipulação por vara, confeccionados com patchouli, de acordo com a encenação, ora na fazenda, ora no fundo do rio. 

A história traz o Seu Bastião, um homem muito brabo, que vive com sua filha linda, Hosana, que sonha ser chamada de mãe. Desde que a mãe de Hosana se foi, o Bastião nunca mais sorriu. Ele tem medo de perder a filha, por isso não deixa a menina sair de jeito nenhum! Mas esse lugar é banhado por um rio cheio de segredos, guardado pela Mãe D’água, onde vivem muitas criaturas, inclusive... O Boto. O texto, da Adriana Cruz, é inspirado no texto Um Conto de Natal, que David Matos criou para o programa Catalendas, da TV Cultura do Pará.

O Conto que eu vim contar, do In Bust Teatro com Bonecos
O Pirão Coletivo – A iniciativa reúne grupos que desenvolvem poéticas diferenciadas entre si, são atores, artistas circenses, bailarinos, músicos e profissionais do audiovisual, e será a mistura destas diferenças que renovará e fortalecerá as produções de cada grupo e fará novas proposições para as artes cênicas da cidade de Belém.

Os grupos artísticos envolvidos são a Cia. de Investigação Cênica, Cia. de Teatro Madalenas, Desabusados Cia. de Teatro, Dirigível Coletivo de Teatro, In Bust Teatro com Bonecos, Grupo Projeto Vertigem, Produtores Criativos. O Pirão Coletivo conta ainda com a parceria do blog Holofote Virtual e traz a diversidade como ingrediente essencial para um alimento forte e substancial, que nutrirá a cidade com fruição estética e diversão criativa. 

O “Sábado Tem. Domingo Que Vem” surge em torno de dois outros projetos: o Sábado sim, sábado não, tem teatro no Casarão – realizado pelo grupo In Bust no Casarão do Boneco (sede do grupo) entre 2007 e 2010 – e o Teatro na Trindade – realizado pelo Dirígivel Coletivo de Teatro na Pça. Barão do Rio Branco, no largo da Igreja da trindade, nas manhãs de domingo de 2013.

Por isso, dentro desta nova direção, haverá apresentações de artes cênicas na noite do sábado de uma semana e na manhã do domingo da próxima, iniciando pelo Casarão do Boneco, neste sábado 15, e encerrando o semestre no dia 15 junho, no largo da Trindade. Não haverá bilheteria, a arrecadação será “pague quanto quiser (ou puder)” e a tradicional rodada de chapéu. O Projeto é também um olhar atento e de cuidado para com a cidade e a valorização da atividade artística. 

PROGRAMAÇÃO

Sábados que têm – Casarão dos Bonecos
  • 15/02 – Espetáculo O Conto que eu vim contar, com In Bust Teatro com Bonecos
  • 01/03 – Espetáculo O Pequeno Grande Aviador, com Dirigível Coletivo de Teatro
  • 15/03 – Espetáculo Pinóquio, com In Bust Teatro com Bonecos
  • 29/03 - Espetáculo La Fábula, com Cia. de Teatro Madalenas
Domingos que vêm – Praça Barão do Rio Branco
  • 23/02 – Contação de História A Princesa está chegando, com Leonel Ferreira – Cia Madalenas & Contação de História A Fantástica Fábrica de Histórias, com Milton Aires – Cia. Cênica;
  • 09/03 – Números de Circo, com Grupo Projeto Vertigem & Contação da História No Baú da memória, com Michele Campos – Cia. Madalenas;
  • 23/03 – Espetáculo Sucata & Diamante, com Dirigível Coletivo de Teatro;
  • 06/04 – Espetáculo Curupira: 10 Milhões de nóis, com In Bust Teatro com Bonecos
Serviço
Casarão dos Bonecos: Av 16 de Novembro, 815 próx a Pça. Amazonas. Praça Barão do Rio Branco: Rua Gama Abreu, próx a Igreja da Trindade. + sobre a mistura: www.facebook.com/piraocoletivo. Realização: Pirão Coletivo - Cia. de Investigação Cênica, Cia. de Teatro Madalenas, Desabusados Cia. de Teatro, Dirigível Coletivo de Teatro, In Bust Teatro com Bonecos, Grupo Projeto Vertigem, Produtores Criativos. Parceria: blog Holofote Virtual.

Nenhum comentário: