19.11.14

Convite ao sonho e a arte entre Brasil e Canadá

O projeto Norte a Norte mostra os resultados do intercâmbio artístico e cultural entre artistas canadenses e brasileiros na cidade de Belém. Nesta quinta, tem palestra sobre a cena artística de Quebec, às 17h, com Véronique Isabelle e, às 19h, será inaugurada a exposição coletiva, no Museu de Arte de Belém (MABE). No dia 21, a programação é no Fórum Landi que, associado à Universidade Federal do Pará, abre suas portas  às 19h, com uma exposição-evento.

A mostra que abre no MABE traz o resultado dos processos criativos desenvolvidos em Belém por cinco artistas canadenses: Amélie Fortin, Allison Moore, Fanny Mesnard e Veronique Isabelle. E reúne ainda obras de dois artistas convidados, Cynthia Dinan-Mitchell e Dan Brault que enviaram seus trabalhos desde o Quebec.

Em forma de prelúdio à exposição, às 17h no auditório no MABE, Véronique Isabelle, artista e curadora responsável pelo projeto que dá nome à mostra, faz uma palestra sobre a cena artística contemporânea do Quebec, artistas, espaços e modus operandi. Aproximações e distanciamentos possíveis entre as duas culturas também devem permear a fala da artista quebequense que reside no Brasil há cinco anos.

Já a ação de performance traz projeção e jogos de sombras, que dão vida a um mundo encantado de águas em uma noite de exposição-evento com Allison Moore, Coletivo Pirão e Convidados no  do resultado da residência artística realizada no In-Bust – Casarão do Boneco com a artista Allison Moore e o Coletivo Pirão. 

Performances - Durante esta última semana do projeto, o trabalho foi intenso em Belém. Allison Moore, o artista canadense, e os atores paraenses Ana Carolina Marceliano, Anibal Pacha, Marina Trindade, Paulo Nascimento e Starllone Souza, todos do Coletivo Pirão, mergulharam em um processo de experimentação artística e criação coletiva entre performance, projeções, marionetes, jogos de sombras entorno da temática da água. 

Através das trocas possibilitadas pelo convívio e pela interação durante o trabalho colaborativo, o grupo desenvolveu a performance que nesta sexta-feira, 21, vem a público e toma forma nas janelas do Fórum Landi para ser vista desde a Praça do Carmo. Na mesma noite, o público também poderá conhecer a videoinstalação panorâmica Urban Terrarium de Allison Moore, realizada com o apoio do centro cultural OBORO em Quebec. 

Nela a artista apresenta uma paisagem imaginária, combinando colagem de fotos e animação desenhada à mão em um labirinto urbano por onde personagens deambulam, aparecem em janelas, lavam pratos, dançam, discutem e abraçam a sua rotina da vida diária em pequenas ações repetitivas.

Além da performance do grupo e da videoinstalação de Allison Moore, a exposição traz também trabalhos e experimentos dos outros artistas que participaram do projeto. Eles realizaram suas residências de criação no próprio Fórum Landi que por duas semanas se transformou em um ateliê coletivo: Amélie Fortin, Fanny Mesnard, Hugo Bergeron e Véronique Isabelle.

A eles se juntam ainda obras de outros artistas convidados que de forma direta ou transversal contribuíram para o andamento do projeto como um todo e tornaram possíveis momentos de trocas com os artistas canadenses em residência aqui na capital.

Do Norte ao Norte, projeto idealizado pela artista e curadora Veronique Isabelle, é uma realização do Conseil des arts et lettres du Québec e do programa Première Ovation da cidade do Quebec. 

O projeto conta com o apoio do programa Les Offices Jeunesses Internationaux du Québec, do Conseil des arts du Canada, da Maison du Québec à São Paulo e do Centre Engramme, da Sol Informática, do Instituto de Artes do Pará, da Aliança Francesa de Belém, da rede de supermercados Líder, bem como com os parceiros Museu de Arte de Belém, Atelier Arte RP, Galeria Gotazkaen, Inbust – Casarão do Boneco, e com o inestimável apoio do Fórum Landi e da Universidade Federal do Pará.

PROGRAMAÇÃO

  • Palestra e Exposição Do Norte ao Norte

Data: 20 de novembro
17h – Palestra sobre a cena artística contemporânea do Quebec, com Véronique Isabelle
19h – Abertura de exposição coletiva Do Norte ao Norte
Local: Museu de Arte de Belém, Praça Dom Pedro II, s/n – Cidade Velha

  • Exposição-evento de Allison Moore, Coletivo Pirão e convidados

Data: sexta-feira, 21 de novembro, a partir das 19h
Local: Fórum Landi, Praça do Carmo, Rua Siqueira Mendes, nº 60 – Cidade Velha

Para tudo, a entrada é gratuita!

Nenhum comentário: