11.11.14

Oficina do Brecha trabalha técnica do Viewpoints

“O que você gostaria que ficasse”. O espetáculo, que está em cartaz no Instituto de Artes do Pará, segue temporada, com sessões nesta quarta às 20h, e na quinta, às 18h e 21h. Trazido pelo Brehca Coletivo de Teatro, companhia contemplada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura e Ministério da Cultura, o espetáculo utiliza uma técnica de improvisação de cena intitulada Viwepoints.

A metodologia é também o tema da oficina que o ator e produtor do grupo Jarbas Albuquerque ministra nesta quarta-feira, 12, e na sexta-feira, 14, das 14h às 18h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, como parte da circulação do projeto em Belém.  Os interessados em participar ainda podem se inscrever pelo e-mail jarbasalbuquerque@gmail.com ou no local, mas fiquem atentos, pois as vagas são limitadas. 

Viewpoints é uma técnica/sistema de treinamento e estudo e criação de teatro, resultante de pesquisa da diretora americana Anne Bogart. Por meio da prática corporal, a oficina objetiva ampliar a percepção do intérprete-criador no estudo entre o teatro e a dança.

A técnica alivia a pressão de ter que inventar tudo por si mesmo, de gerar tudo sozinho, de ser interessante e forçar a criatividade. Permite a entrega do ator no espaço vazio, permitindo-lhe confiar que há algo lá, além do próprio ego ou imaginação. 

Inspirado nos princípios do movimento da Judson Church Theater, ocorrido em 1960, em que um coletivo de artistas buscava criar alternativas para as manifestações convencionais, mais especificamente para as influências da dança moderna predominantes nesse período, Viewpoints e Composição são definidos por Bogart e Landau (2005) como um processo aberto que oferece caminhos que permitem ao artista cênico a percepção e melhor compreensão da dimensão psicofísica de suas ações.

O corpo, o espaço, a cena
A partir do desenvolvimento psicofísico de seu trabalho o ator, bailarino ou performer desenvolve através dos conceitos um estado de presença, consciência corporal e escuta específicos.

O método aborda nove diferentes “Pontos de Vista” físicos (Relação Espacial, Resposta Sinestésica, Forma, Gesto, Repetição, Arquitetura, Tempo, Duração e Topografia) e seis vocais (Altura, Dinâmica, Aceleração/Desaceleração, Silêncio e Timbre) para que o mesmo possa estruturar um processo de improvisação estabelecido na relação tempo-espaço.

A conexão corpo e ambiente é fundamental para o trabalho com os pontos de vista acima citados, permitindo o desenvolvimento da percepção, da memória, da atenção, da escuta, a sensibilização e o estado de prontidão para a ação no momento presente.

Bogart denomina como “escuta extraordinária” um aspecto essencial de seu método. Este propõe que a movimentação dos indivíduos num grupo ocorra como resposta aos estímulos presentes no tempo e espaço trabalhado, como se todo movimento fosse uma continuidade do que já está acontecendo.

Ensaio de ontem, no IAP: improviso e criação
Dessa forma, Viewpoints aguça a sensibilidade e os sentidos na busca por uma razão de movimento, permitindo que o ator se entregue ao espaço, que por si só já comunica algo, sugerindo lugares, sons, cheiros e outros estímulo.

A produção local da circulação do Brecha Coletivo de Teatro é da Três Cultura Produção Comunicação. 

Apoio local da Funtelpa Rede de Comunicação Cultura, IAP e da ETDUFPA. A circulação do grupo pela região norte é uma realização do É Tudo Nosso Produções Artísticas, Ministério da Cultura e Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

Serviço
Brecha Coletivo em Belém. Espetáculo O que você gostaria que ficasse.  Dias 12 (20h)  e 13 (18h e 21h) de novembro, na Sala de Dança do Instituto de Artes do Pará – IAP. Ingressos R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).  Apoio IAP, Funtelpa, Escola de Teatro e Dança da UFPA e Pizza Up. Oficina: Técnica de Viewpoints.  Inscrições: jarbasalbuquerque@gmail.com. Nos dias 12 e 14 de novembro, 14h as 18h - Salas 22 e 04. Informações: 91 98134.7719.

Nenhum comentário: