1.11.14

Mostra abre mais espaço para prosa, vídeo e dança

Levar um dedo de prosa sobre videodança. É esta a proposta do Prosa, Vídeo e Dança – I Mostra Independente de Videodança, direcionado a bailarinos e pesquisadores da videodança e videoarte. O evento será realizado em São Paulo (SP), 29 e 30 de novembro. Inscrições até 10 de novembro de 2014.

A Mostra tem o objetivo de estimular a produção e o diálogo sobre o gênero da videodança no país. A Mostra tem caráter independente e é resultado do encontro dos artistas da dança, Elisa, Pedro, Patrícia, Renata e Vanessa. A primeira edição do evento será realizada no Núcleo Pedro Costa, espaço que busca fomentar ações culturais em dança e videodança em São Paulo.

“O projeto visa difundir a linguagem da videodança no Brasil, e pretende mapear e discutir o tema, além de estabelecer redes com seus criadores em todo país”, afirma Pedro Costa.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas apenas pela internet, por meio do site http://prosavideoedanca.wordpress.com. Os interessados devem enviar o link do vídeo e os documentos necessários para o email prosavideodanca@gmail.com. Podem ser inscritos vídeos finalizados a partir de 1º de janeiro de 2010, com até 10 minutos de duração, hospedados em qualquer site ou plataforma de compartilhamento de vídeos. Para mais detalhes sobre a inscrição, acesse o regulamento da Mostra.

Saiba quem são os organizadores

Elisa – Bailarina e produtora. Natural de Amparo-SP, Elisa se formou em Dança pela escola técnica de artes de São Paulo. Atualmente participa da pesquisa e criação da Cia Taanteatro e formação técnica em Klauss Vianna, coordenada por Helena Katz e Neide Neves, na PUC-SP. Em parceria com a bailarina Patrícia Pina, criou o coletivo “Das Duas Uma” e realizou performances em espaços públicos com um personagem “Anímico” e produziu Mostras de dança para o Núcleo Artístico Pedro Costa.

Pedro – Bailarino, coreógrafo e produtor cultural. Iniciou sua carreira em Recife-PE, em 1981 com prof. Eduardo Freire. “Foi bailarino da associação de Dança do Recife” 1982 a 1983 com a direção de “Mônica Japiassú” e “ZdenekHampl”Dirigiu e atuou lado de IvoniceSatie 1997 a 2001 na Cia. de Dança de Diadema. “Trabalhou para companhias como Estúdio Cisne Negro, Joyce Balé, Canvas Cia de Dança, Pássaro de Fogo e grupos independentes”. Estudou dança contemporânea na Bélgica, Amsterdã e Alemanha. Em 2003 funda o Núcleo Artístico Pedro Costa Cia de Dança. Contempladocom o prêmio Estímulo a dança contemporânea para cidade de São Paulo, e2° e 8˚ Fomento a dança da Secretária de Cultura de São Paulo.

Patrícia – Bailarina pesquisadora, professora de dança, coreógrafa e, atualmente, reside em Recife-PE. Diretora artística e integrante da Dante Cia de Dança dirigido por Black Escobar (desde 2003). Foi integrante da Cia Vias da Dança, com direção de Heloísa Duque (2008-2010), integrante do Grupo Experimental com Direção de Mônica Lira (2010- 2014). Em parceria com a bailarina Elisa Canola, criou o coletivo “Das Duas Uma”.

Renata – Natural de Belém- PA, Renata é professora, bailarina, formada pelo método de Reeducação do Movimento e pelo National Dance Institute, em Nova York. Uma das idealizadoras do Coletivo Las Caboclas e há seis anos atua como bailarina, produtora e pesquisadora em videodança.

Vanessa – Jornalista, bailarina, pesquisadora de dança. É pós-graduada em  Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, estudou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e desde 2008, investiga o casamento entre o movimento, a câmera e danças da Amazônia paraense por meio do Coletivo Las Caboclas, no qual é sócia-criadora.

Serviço
Prosa, Vídeo e Dança – I Mostra Independente de Videodança. Inscrições: Até 10.11.2014 (Grátis)
Informações no site: http://prosavideoedanca.wordpress.com. Dias 29 e 30 de novembro, às 19h, no Núcleo Pedro Costa (Rua Almirante Marques Leão, 353, Bixiga - São Paulo-SP). Mais informações: prosavideodanca@gmail.com e https://www.facebook.com/prosavideoedanca.

Fotos: Gabi Butcher

Nenhum comentário: