19.11.14

OSTP traz obras antigas e da contemporaneidade

Um passeio por composições de autores paraenses, de gerações diversas. Este é o percurso que  a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta no concerto, inédito, "Música Paraense do Passado e do Presente", com regência de Miguel Campos Neto. Nesta quinta-feira (20), às 20h, no Theatro da Paz, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 9h.

"Sinfonia em Mi Menor", do pianista e compositor Paulino Chaves e "Gestos Imaginários", do professor e multi instrumentista Luiz Pardal são alguns dos destaques do repertório que reúne da mais antiga a mais recente produção para orquestra, no Pará.

"Gestos Imaginários", por exemplo, é resultado do doutorado de Luiz Pardal, defendido no Programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará. A pesquisa estuda a diversidade de técnicas musicais presentes em criações de Altino Pimenta e Waldemar Henrique.

"Cada gesto da composição é como um pequeno movimento ou uma pincelada do artista plástico. No universo musical eu busco explorar o gesto como um elemento místico", explica Pardal. "Gestos Imaginários", segundo o professor, é como uma peça dentro da uma peça, com uma atmosfera amazônica.

Já Sinfonia em Mi menor, de Paulino Chaves (1883/1948) começou a ser composta em agosto de 1926, em Belém e foi concluída em 13 de fevereiro de 1927. Foi dedicada ao diretor da Escola de Música da Bahia, Maestro Sylvio Deolindo Fróes. Os dois primeiros movimentos foram realizados em 17 de outubro de 1926, em uma apresentação promovida pela diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazareth, na sala do Cinema Iracema, regida pelo próprio Paulino.

Em 2011, a partitura original da sinfonia, que estava extraviada, foi entregue à neta do compositor, a pesquisadora e professora de música Lúcia Maria Chaves Tourinho, completa, com todos os instrumentos de orquestra e com todas as indicações de como o maestro gostaria que fosse tocada-interpretada. 

É o que o público vai assistir e ouvir , com execução da OSTP, nesta quinta-feira.  O concerto também vai apresentar peças de J. C. Gama Malcher e Ettore Bosio. 

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz "Música paraense do Passado e do Presente". Dia 20 de novembro de 2014, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca, com retirada de ingressos no dia do evento, a partir das 9h.

Nenhum comentário: