18.11.14

Pássaros Juninos representados em projeto do IAP

“Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”, projeto multimídia composto por livreto, CD e DVD, criado para resgatar e fazer reconhecer o trabalho dos grupos de pássaros juninos, será lançado com um show, no próximo dia 21. Participação de Ana Clara, Richelli Rodrigues, Nanna Reis, Larissa Leite, Camila Honda, Adriana Cavalcante, Aíla, Reginaldo Viana, Pro Efx e Cronistas da Rua. Entrada franca, a partir das 20h, no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará.

O Instituto de Artes do Pará vem realizando ações com objetivo de valorizar a cultura dos Pássaros Juninos, manifestação realizada exclusivamente no Pará. A ideia é que ela volte a ter a importância e o reconhecimento que teve no passado. 

Em uma primeira fase foram realizados  cursos e oficinas de aperfeiçoamento aos artistas fazedores dos Pássaros Juninos, resgatando e fortalecendo a tradição; inclusive com iniciativas como a Revoada dos Pássaros, idealizada pelo professor João de Jesus Paes Loureiro e realizada anualmente pelo IAP, para valorizar a manifestação popular.

A iniciativa, por meio da gerência de artes literárias e expressão de identidade, lança agora um material multimídia de livreto, CD e DVD, contando de forma abrangente o conceito da manifestação, como ela foi criada e sua importância para os brincantes e guardiões dos Pássaros Juninos.

No CD, um tributo, cuja proposta é aproximar a manifestação a um novo segmento de público. Nele estão releituras de músicas do repertório dos Pássaros Juninos, interpretadas por músicos contemporâneos de Belém, como Camila Honda, Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Adriana Cavalcante e outros, com direção de Félix Robatto.

Aíla canta no lançamento do CD
A ideia principal do projeto, de acordo com o diretor musical, foi a de trabalhar as músicas dos pássaros juninos de forma diferente... 

“Tivemos a ideia de chamar essa gente nova do cenário musical da cidade para interpretar as antigas músicas de pássaro junino, trabalhando também em novos arranjos e uma pegada mais moderna, para que elas fiquem mais acessíveis ao público”, ressalta.

O CD conta com participações de Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Camila Honda, Adriana Cavalcante e outros nomes do atual cenário musical de Belém. Para o show de lançamento, Félix conta que ele deve seguir o mesmo repertório do disco. 

Documentário - No DVD, um documentário, que traz a origem dos Pássaros, seus principais agentes e os motivos que levam essas pessoas a fazer desta manifestação a sua profissão de fé. Dirigido por Vladimir Cunha, o filme faz um passeio histórico pelos Pássaros Juninos, ressaltando sua origem nos tempos da chamada Belle Époque Amazônica. É quando surge o pássaro, a ópera popular paraense, escrita pelos serviçais da elite paraense que trabalhavam no Theatro da Paz, que as encenavam nos bairros da periferia onde moravam.

Vladimir também aborda a questão da tradição transmitida nas famílias envolvidas no processo de encenação, e repassadas a cada nova geração, pontuando a seriedade e comprometimento que os brincantes dos Pássaros Juninos.

Ana Clara. A cantora também participa do show.
“A impressão que dá é que não importa que deve ser feito e sim o que é possível fazer a partir do que se tem”, diz o diretor. Vladimir explica que, “o Pássaro é para ser brincado, para sublimar por alguns momentos a aridez cotidiana de quem vive nas áreas mais carentes de Belém e não tem tempo de dramatizar a própria a própria vida.

A balconista de supermercado, o feirante, o estudante de escola pública, todos renascidos durante algumas horas como condes, princesas, príncipes e fadas, antes que tudo acabe e a realidade se imponha novamente em seus aspectos mais opressores”, finaliza.

A ópera popular - Nascida na Belle Époque por volta do ano 1900, a manifestação dos Pássaros Juninos surgiu dos grandes espetáculos de ópera, dentro do Theatro da Paz, à época da efervescência cultural de Belém, impulsionada pelo ciclo econômico da borracha. Seus criadores eram os profissionais da coxia, os camareiros, serventes e demais trabalhadores que viam os espetáculos apenas pelos bastidores e resolveram criar sua própria versão, encenando-a nos bairros de periferia onde moravam.

A manifestação folclórica é considerada a única tipicamente de Belém. Os cordões de Pássaros Juninos viveram anos de grande apogeu, mas nas quatro últimas décadas, mas desde que perdeu o local onde se apresentava, o Teatro São Cristóvão, a manifestação perdeu sua força.

Serviço
Show de lançamento do CD e DVD do Projeto “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”. Dia 21 de novembro, às 20h, no Anfiteatro do IAP – Praça Justo Chermont, 236. Entrada franca.

(com informações da assessoria de imprensa do IAP)

Nenhum comentário: