Uma das cidades mais antigas do estado terá duas noites de mostra cinematgrafica. NOs dias 20 e 21, o público poderá ver os doze filmes da mostra, que será exibida na praça matriz da cidade, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita. A realização independente é do Peráu Coletivo de Cultura.
A primeira mostra realizada em 2013 foi um sucesso de público, o que motivou o coletivo a realizar a segunda. Atuando de forma completamente independente, os integrantes também acreditam que o caráter alternativo do trabalho, em meio a todas as dificuldades, é também uma maneira de denunciar o descaso com que a cultura do estado, em especial dos municípios do interior, é tratada.
"Baião possui 321 anos, com uma cultura que vai dos mestres de Boi-Bumbá e Cordão de Pássaros até ao samba de cacete, ritmo nascido dos lamentos africanos escravizados e que em Baião formaram fortes comunidades quilombolas. Com todo esse peso cultural a cidade de Baião ainda se encontra fora da rota da grande política cultural do Estado, onde os bens artísticos e culturais circulam", denuncia Stéfano Paixão, idealizador do projeto.
Na mostra, filme produzido com
bolsa do recém extinto IAP.
|
Baionense, Stéfano é organizador e também terá seu trabalho exposto na Mostra. Seu documentário "Velhos Baionaras, Tesouros Vivos" (foto ao lado), resultado da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do extinto Instituto de Artes do Pará (IAP) em 2012, fará parte da programação pela segunda vez atendendo ao pedido da população, já que a obra é um importante registro das figuras e da cultura popular da cidade.
A programação também inclui filmes de nomes como Adriano Barroso, Roger Elarrat, Fernando Segtowick, Andrei Miralha, Fernando Alves, Roberto Ribeiro, Mateus Moura, Luiz Arnaldo Campos, Jorane Castro e Sue Pavão.
Todos os filmes exibidos possuem classificação livre e o objetivo da Mostra é justamente trazer cultura de qualidade e de forma gratuita à população do município, carente não só do incentivo a sua cultura popular, mas do fomento de movimentação cultural em todas as linguagens.
O objetivo do Peráu Coletivo de Cultura, por meio também dos colaboradores Tati Brito, Dario Jaime, Fabrício de Sousza e Leandro Oliveira, é oportunizar isso a população mesmo que de forma alternativa.
PROGRAMAÇÃO
20 de Fevereiro:
1. Menino Urubu (Animação) - Direção: Fernando Alves e Roberto Ribeiro
2. Admirimiriti (Animação) - Direção: Andrei Miralha
3. Chupa-Chupa: A história que veio do Céu (Documentário) - Direção: Roger Elarrat
4. Matinta (Ficção) - Direção Fernando Segtowick
5. A Ilha (Ficção) - Direção: Mateus Moura
6. Chama Verequete (Documentário) - Direção: Luiz Arnaldo Campos.
21 de Fevereiro:
1. Nossa Senhora dos Miritis (Animação) Direção: Andrei Miralha
2. Ópera Cabocla (Documentário) Direção: Adriano Barroso
3. Mulheres Choradeiras (Ficção) - Direção: Jorane Castro
4. Miguel Miguel (Ficção) - Direção: Roger Elarrat
5. Severa Romana (FicDoc) - Direção: Sue Pavão
6. Velhos Baionaras, Tesouros Vivos (Documentário) - Direção: Stéfano Paixão
Serviço
II Mostra de Cinema Paraense de Baião. Dias 21 e 21 de Fevereiro, sempre às 19 na Praça Matriz de Baião. Classificaçao livre e entrada franca. Informações: (91) 98884 6687 e 98274 9058.
Nenhum comentário:
Postar um comentário