3.2.15

Guitarrada aterrizando no Porto Musical de Recife

Nesta semana vamos aterrisar com Mestre Vieira,  em Recife, onde participaremos do “Porto Musical”, um encontro internacional que discute questões referentes ao setor da música, reunindo produtores, músicos e outros artistas, vindos de várias partes do mundo. A programação inicia nesta quarta-feira e encerra no dia 7 de fevereiro.

Aprovamos o show case de Mestre Vieira, por meio de edital de seleção. A apresentação dele e sua banda será no dia 6 de fevereiro, na Praça do Arsenal, que também será palco para outras atrações, como Saulo Duarte (PA/SP), DJ Dolores (PE), Mungus Hi Fi (Escócia), Marcelo Jeneci (SP), Cumbia All Stars (Peru), Analog Africa (Alemanha), e Félix Robatto, que também estará representando a música paraense no evento. Ele faz show na abertura, já nesta quarta-feira, 4, e nós já estaremos lá!

Não é a primeira vez que Mestre Vieira se apresenta na capital pernambucana. Uma delas foi recente, em 2013, no 18º Festival Rec Beat, um dos mais importantes festivais de música do Brasil. Na ocasião, ele apresentou o show “Lambada das Quebradas – 35 Anos de Guitarrada”, em que fez um apanhado de sua carreira, partindo do LP “Lambada das Quebradas”, seu primeiro disco, lançado em 1978. Anos atrás ele também esteve lá, onde gravou inclusive com Dolores, o CD Música Magneta.

Este ano, de volta ao Recife, no Porto Musica, Mestre Vieira apresentará um repertório com sucessos, como “A Lambada do Rei” e “Pegando Corda”; músicas do início da carreira, “Motoqueiro”, e algumas mais recentes, como “De Norte a Sul”, além da inédita “Guitarreiro do Mundo”, que dá título do novo CD que vamos lançar em junho, em Belém e no Rio de Janeiro, no Teatro Arena da Caixa Cultural, mais um projeto com que fomos contemplados, desta vez, pelo edital de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural 2015. 

A banda que acompanhará Mestre Vieira, em Recife, Belém e no Rio de Janeiro, é formada por dois dos filhos de Mestre Vieira, Wilson Vieira (teclado) e Waldecir Ferreira (bateria), além de Bruno Rabelo (guitarra  base),  André Macleuri (baixo) e Carlos Canhão Brito (percussão).

Programação diversa e rodas de negócio

O Porto Musical traz uma programação diversa, com workshops, mesas-redondas e conferências, que discutem a questão do intercâmbio e da distribuição da música, além de rodada de negócios e showcases. Entre os palestrantes e convidados do festival, estão Octavio Arbelaez (Circulart – Colômbia), Jody Gillett e David McLoughlin (Brasil Music Exchange), Peter Hvalkof (Roskilde Festival – Dinamarca), Corinne Serrès (Mad Minute Music – França), Paula Abreu (Summer Stage Festival – EUA), Maria Carrascal (Agita Cultura – Argentina), Ivis Flies (Full Folk Festival – Equador), Fernando de Sousa (Fundação Casa da Música – Portugal) e Crispin Parry (British Underground – Inglaterra). Mais informações: www.portomusical.com.br

Nenhum comentário: