24.8.16

Grupo de dança do Recife traz Breguetu ao Pará

Dirigida pela bailarina e coreógrafa Mônica Lira, a companhia Grupo Experimental realizará cinco apresentações do espetáculo Breguetu, de 29 de agosto ao dia 2 de setembro, passando por Benevides, Ananindeua, Abaetetuba e Belém, dinamizando a atuação da dança contemporânea e alargando sua visibilidade. 

A dança contemporânea do Grupo Experimental do Recife chega ao Pará pela primeira vez com dose caprichada da musicalidade brega pernambucana, com influência paraense. Breguetu nasceu em 2015, de um grande berço de manifestações e movimentos culturais, o Recife, capital de Pernambuco, Nordeste brasileiro. 

De fontes raras de artistas multiculturais surgiu, em 2014, a pesquisa A dança no corpo desse lugar. Através desta, o Grupo observou e estudou – na teoria e na prática – as formas de se portar e andar do corpo no Recife, bem como suas transformações no tempo, a maneira como dança o corpo desse lugar e suas referências, diferenciando a híbrida dança que se faz na cidade e propondo a análise desse/nesse corpo experimental, construtor de suas próprias obras.

Esta foi uma forma de continuar a pesquisa de maneira mais aprofundada e consistente de toda a trajetória do Experimental, levando em consideração todos os trabalhos da companhia. 

O processo ainda possibilitou a valorização dos diversos estilos de dança e manifestações culturais da cidade, através de encontros e trocas de experiências entre a companhia, artistas independentes e grupos locais, enriquecendo conhecimentos mutuamente e somando às distintas formas do fazer artístico.

O espetáculo expõe o universo do brega pelo viés das críticas sociais de forma leve e descontraída. Breguetu surgiu a partir da pesquisa do Grupo: A dança no corpo desse lugar, onde a equipe estudou, de forma teórica e prática, manifestações e movimentos culturais da capital pernambucana. 

Com uma crescente significante de seguidores e de maneira a modificar jeito de ser e se portar de boa parte da sociedade, o brega tomou conta de grandes guetos, instigando assim, em meio aos estudos, o Experimental a falar de todo o contexto que o permeia. Com circulação financiada pelo Funcultura e pelo Prêmio Klauss Vianna, o grupo iniciou turnê pelo Estado de Goiás, desembarca no Pará e em seguida viaja para o Amazonas e Bahia.

Ficha técnica

Concepção e direção: Mônica Lira
Intérpretes-criadores: Lilli Rocha, Jorge Kildery, Rafaella Trindade, Gardênia Coleto, Márcio Filho e Rebeca Gondim
Ator convidado: Henrique Celibi
Produção: Emeline Soledade
Projeto de iluminação: Beto Trindade
Trilha sonora: Marcelo Ferreira e João Paulo Oliveira
Sonoplastia: Adelmo do Vale
Figurino: Carol Moneiro
Concepção de cabelo e maquiagem: Jennyfer Caldas
Design: Carlos Moura
Cenotécnico: Eduardo Autran
Textos e assessoria de comunicação: Paula Caal
Assessoria de imprensa em Belém: Danielle Franco
Produção no Pará: Cia de Teatro Madalenas
Apoio Cultural: Casa de Antônia, Esmac, Encontro Contemporâneo de Dança, Festival Metropolitano de Dança de Benevides, Secretaria de Educação e Assistência Social de Abaetetuba e Rede Cultura de Comunicação.

Serviço
  • 28/8  - Benevides/Pa
Encerramento do Festival Metropolitano de Dança
Local: Antigo Terminal/Estação de Trêm em Benevides
Horário: 17h. Entrada franca
  • 30/8 Ananindeua/Pa
Cidade das Artes Cultura do Saber - Esmac
Local: Faculdade Esmac - Conjunto Cidade Nova, Estrada da Providência, nº 10, Cidade Nova VIII 
Hora: 19h. Entrada franca.
  • 31/8 - Abaetetuba/Pa
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados. Bairro São Sebastião
Hora: 19h. Entrada franca
  • 1 e 2 de Setembro - Belém/PA
Local: IV Festival Contemporâneo de Dança
End: Teatro Claudio Barradas - Anexo à Escola de Teatro e Dança da UFPa - Rua Jerônimo Pimental - Umarizal. Hora: 21h. Ingressos: R$20,00 com meia entrada para estudantes (para cada dia do evento).

Nenhum comentário: