5.4.17

Filipe Faraon lança carreira musical no Apoena

Filipe Faraon, da telinha para o palco
O radialista, apresentador e guitarrista VaiFilipe, como é conhecido, abraça a carreira de músico e faz o 1o show de carreira solo, acompanhado pelo baixista Maurício Panzera e do baterista Alípio Catete, com participação especial do tecladista Luan Ferreira. Vaifilipe Blues estreia no Apoena, quinta-feira, 6, às 20h. Ingresso: R$ 10,00.

Filipe Faraon, o VaiFilipe, é repórter da TV Cultura, atualmente apresentado o programa Meio de Campo com Trisha Guimarães e tem um canal de entrevistas no Youtube, mas muita gente deve lembrar também dele no programa Tuitaí, da Rádio Cultura, que recebia sugestões musicais de internautas, pelo Twitter e, no decorrer do programa, uma e outra sugestão acabava sendo interrompida no melhor estilo buzina do Chacrinha. Humor beirando ao pastelão, divertia.

Na música, ele deu os primeiros acordes aos 13 anos. De lá pra cá são 20 anos de estudo e aprendizado de guitarra. “Toquei um bom tempo na igreja e eventualmente com bandas de amigos. Até que decidi que era a hora de 'sair do armário' musicalmente", brinca.

“Sempre fui para o lado do rock, todos os tipos, do mais leve ao mais pesado, e nessas buscas esbarrei no blues e também me encantei”, conta Filipe. Trazendo influências de Gary Moore, Joe Bonamassa e Stevie Ray ele conta que já teve várias bandas, mas quase todas efêmeras. Por isso resolveu ele mesmo montar uma banda que lhe acompanhasse ao invés de formar um grupo.

“É meio ruim depender dos outros. Nesse tempo sempre contei pra todo mundo o quanto eu sonhava em tocar blues, mas me parecia inviável. Daí que eu resolvi ‘contratar´ a banda e tocar como carreira solo, ou seja, quem toca comigo eventualmente pode mudar, dependendo da disponibilidade de cada músico. Assim fica mais fácil do que uma banda fechada em que um não pode, outro não quer, as vontades colidem”, diz.

Clássicos do blues e participações especiais

Daniel Dú BLues, participação especial
No repertório desse primeiro show, Filipe mostrará canções tradicionais, como Crossroads, de Robert Johnson, e músicas instrumentais autorais. “Uma delas será lançada no dia do show. É a "Kill Bill", que tem esse nome por causa da sonoridade que lembra temas musicais frequentes do diretor Quentin Tarantino”.

O guitarrista já tocou por breves períodos em bandas de rock, brega e guitarrada como Dragões de Locomotiva, Gari Mudo e Marmenino, mas agora se lança de maneira formal na cena musical de Belém. No show desta sexta-feira, ele receberá a participação especial de Nanna Reis; Fellipy Fernando (banda Marmenino); Rafael Faraon e Daniel Dú Blues, grande incentivador de sua carreira.

Filipe e Daniel se conheceram há seis meses. “Falamos muito de música e mostrei pra ele alguma coisa que eu já tinha gravado. Ele me convidou pra uma apresentação especial no show dele no Apoena, duas vezes, e insistiu que eu deveria fazer o meu show próprio. Mostrei vários projetos de música que eu gravei em casa e ele se empolgou. Ele é um grande apoiador de tudo. A banda que toca comigo é basicamente o pessoal que toca com ele”, diz Filipe.

A parceria foi além de apresentações ao vivo: uma das músicas de Vaifilipe estará no CD que Daniel Dú Blues está gravando. "O Filipe toca com extremo bom gosto e um fraseado com assinatura. Ouvindo algumas gravações super bacanas, quis logo uma no meu CD", elogia Daniel.

Depois do show, Filipe diz que continuará compondo e que deseja fazer mais shows, mas não vai deixar de fazer o que desenvolve dentro da área de comunicação. “Quero voltar a fazer as entrevistas no Youtube, tipo a do Viado da Bike, que viralizou. Quero trabalhar com apresentação em outros lugares também, qualquer tipo de apresentação”, finaliza.

Serviço
Vaifilipe Blues estreia no Apoena, quinta-feira, 6,  de abril – Av. Duque de Caxias, 450 - a partir das 20h. Ingressos: R$ 10,00.

Nenhum comentário: