30.7.17

Programação do 18º Circular é no próximo domingo

A 18ª edição do Circular Campina Cidade Velha será no primeiro domingo de agosto, dia 6, com programação de música, arte, oficinas, contação de história, visitadas guiadas, exposições, bate papos e passeios. Atividades de rua ou em galerias, porões, museus, restaurantes, botecos, ateliers e espaços culturais diversos. Tudo em pleno centro histórico da capital paraense, das 8h às 20h. 

O convite é para circular, tomar um banho de cultura, passear pela história e contemporaneidade de Belém, e ainda se divertir e reencontrar os amigos! Iniciativa da sociedade civil organizada, o projeto Circular Campina Cidade Velha organiza uma programação múltipla, realizada nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, sempre no primeiro domingo, formando uma rede cultural e artística, com parceiros que moram e/ou trabalham no Centro Histórico de Belém.

São aproximadamente 40 espaços que abrem suas portas trazendo vida aos bairros históricos, revelando seu potencial cultural e turístico, promovendo a circulação de pessoas, a valorização do patrimônio, o incentivo ao turismo e fomento à economia criativa.

“É nessa perspectiva de revalorização e ocupação da cidade em sua área histórica que, ao longo de três anos, a gente vem agregando e articulando ações e projetos que tenham algo em comum para somar e trazer de positivo aos bairros mais antigos da cidade”, diz Makiko Akao, coordenadora do projeto.

O Circular é uma realização coletiva, mediada pela Kamara Kó Fotografia e Ministério da Cultura, com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Banco da Amazônia e Governo Federal e ainda de Milton Kanashiro e Jorane Castro, por meio de Doação de Pessoa Física da Lei Rouanet. Co-patrocínio da Cultura - Rede de Comunicação, e apoio institucional do Iphan, Imprensa Oficial do Estado – IOE-PA e UFPA, por meio das Faculdades de Turismo e Geografia e NAEA.

Circuito intenso das 8h Às 20h

Roteiros Geoturistico (Foto: Marcelo Lélis)
No domingo, dia 6 de agosto, você pode sair cedinho de casa e seguir um roteiro pré-estabelecido. Tem atividade começando entre 8h e 9h, para crianças e adultos. 

O Roteiro Geo-Turístico se entranha pelo Bairro da Campina, saindo às 8h30, do Museu do Bonde, na Avenida Portugal com João Alfredo. Aos participantes, um conselho: ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves.  O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.

E para quem estiver de bicicleta, a dica é participar do Bike Tour Roteiros pelos museus, ateliês e patrimônio arquitetônico e paisagístico do Centro Histórico. A saída está prevista para 9h, do Let's Bike Café, na Alcindo Cacela 1265 entre Governador José Malcher e João Balby.

Também começando pela manhã, o Instituto Arraial do Pavulagem abre as portas e apresenta sua Girândola Sonora, a primeira chamada para o embarque na canoa “Rainha das Águas”, que vai sair às ruas no Arrastão do Círio. Na programação, a Roda Cantada do Batalhão da Estrela, Allan Carvalho + Ronaldo Silva + convidados e venda de CD, DVD, Camisa, Livro de Músicas, Caneca, Comidas.

Foto de divulgação: Fotoativa
A Fotoativa inicia cedo também, com aula de Yoga, com a instrutora Tunga, seguida de café da manhã no jardim e segue com uma série de oficinas para crianças, adolescentes e adultos, apostando no pagamento consciente - pagando quanto puder e contribuindo na medida certa entre o que lhe é possível e o necessário para o desenvolvimento de ações que contam com profissionais especializados.

A programação da associação conta com a presença da marca de acessórios Da Tribu, que encerrou sua Loja Morada, situada no Bairro da Campina, mas continua no Circular. Kátia Fagundes, a designer artesã da marca, vai ministrar uma oficina e expor suas peças.  O dia promete na praça das Mercês, onde está localizada a Fotoativa. No final da tarde, música ao vivo, com a Orquestra Pau e Cordista de Carimbó.

Exposições, Cinema e Música

Obra de Geraldo Teixeira, na exposição "Látex"
No Espaço Cultural Banco da Amazônia o público encontra a exposição “Látex”, que contempla uma das ações em comemoração aos 75 anos do Banco da Amazônia. Na programação, uma visita monitorada à exposição, com o artista plástico Emanuel Franco e, ao ar livre, um pocket show com o poeta, cantor e compositor Pedro Viana, no calçadão, em frente à sede do banco, na Av. Presidente Vargas.

A curadoria da exposição é de Heldilene Reale, com obras de Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Nio Dias e Ruma de Albuquerque, que manusearam a borracha fazendo surgir novas formas e objetos. 

A Kamara Kó Galeria apresenta a 2ª Edição do projeto Minha Primeira Obra, com trabalhos de Bob Menezes, Octavio Cardoso, Roberta Carvalho e do mais novo fotógrafo agenciado pela galeria, o uruguaio, Martin Pérez, todas ofertadas ao público com descontos a partir de 30% na tiragem inicial, com objetivo formar um novo público apreciador e consumidor de arte.

No Centro Cultural da Justiça Eleitoral (Foto: Marcelo Lélis)
No Centro Cultural da Justiça Eleitoral, a exposição “Olhares sobre as Eleições” traz um panorama das ações de eleição no território do Pará. Já o Cine Olympia exibirá na sessão vespertina das 17h30, o filme “Outsider”, de Christiphe Barratier (classificação indicativa: 16 anos).

No Complexo Feliz Lusitania, à beira do rio Guamá, o Sistema Integrado de Museus abre com várias exposições e passeios monitorados no Complexo Feliz Lusitânia, no Museu de Arte Sacra, Galeria Fidanza, Forte do Presépio, Museu do Círio, Casa das Onze Janelas e Museu do Estado do Pará. Tudo gratuito!

Tem mais arte na programação. No Casulo Cultural estará em cartaz, a exposição “Universo de Si: canto e fotografia”, Lacuna Holística, com Agni Chandra, e  um pocket show Universo de Si.  Já na loja Discosaoleo, o público vai curtir pockets shows com Alex de Castro e Delcley Machado. O Casarão Viramundo também participa com o Bec Bloco, a partir das 18h, na esquina da Gurupá, com a Rodrigues dos Santos, na Cidade Velha. Vai concentrar e ficar por ali nas imediações do bar do Rubão.

Maquete do Centro Histórico

O Fórum Landi da UFPA também está no circuito e vai abrir com visitação à exposição Maquete de Belém, projeto que vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2016, por meio de uma parceria com o escritório de arquitetura Estúdio Tupy, de São Paulo, chefiado pelo paraense Aldo Urbinati.

Representando o Centro Histórico de Belém, construída na escala 1:250, a maquete ocupa uma plataforma com 35m2, na sede do Fórum Landi. Participam dessa construção, alunos de Arquitetura das diversas faculdades com atuação em Belém. No domingo, 6 de agosto, eles estarão presentes e acompanharão os visitantes, ensinando como se faz o trabalho de montagem das construções urbanas do Centro Histórico de Belém. 

Mercado do Sal e Casarão do Boneco

O Casarão do Boneco dá oportunidade a quem quiser fazer uma aula de circo. A partir das 10h, a artista e professora Virginia Abasto do grupo residente “Vida de Circo” irá ensinar técnicas circenses. 

A oficina traz jogos, acrobacias de solo, malabares, perna-de-pau e aéreos em que, além das crianças, os acompanhantes também são convidados a brincar, gerando um espaço lúdico para qualquer idade.

Já o projeto Aparelho que ocupa o Porto do Sal, com ações de intervenção artísticas no Mercado do Sal,  contempla a garotada com a sua III Mostra de Contação de Histórias do Porto do Sal. 

A programação tem feito sucesso em todas as edições. Nesta, serão quatro histórias. Mel e Kiko, uma história de muitos nós”, com Leonel Ferreira, “Histórias sobre ter e ser”, do Coletivo Quintal, que reúne três palhaços-professores-contadores de histórias a narrarem suas peripécias.

"O Mercado do Choro" (Foto: Marcelo Lélis)
Também está na programação “Escola para Passarinhos”, com Cleber Cajun, que vai trabalhar com papelão, plástico, tecido e penas, causando interatividade com o público, e “Poemas para Crianças, de Fernando Pessoa”, com Vandiléia Foro. 

A história é narrada como uma conversa com um amigo invisível. Daí surgem os heterônimos do escritor, um dos maiores poetas de língua portuguesa. 

A música fica por conta do Mercado do Choro com roda musical e do Som de Vinil, com Cynara Scolymus e Anderson Formigosa. Será exibido o vídeo “Projeto Olhar Belém”, uma parceria Fotoativa e Iphan, e o público ainda confere a exposição “Ensaio de vidas póstumas”, uma individual de Débora Oliveira.

Arte, bate papo e gastronomia

O Espaço Cultural Valmir Bispo dos Santos apresenta a exposição de quadros e gravuras da coleção “Amazônia Oculta”, do artista plástico Luã Wanzeller; Cartões com ilustrações personalizadas de Cleber Cajun e a apresentação musical de Reginaldo Viana. 

Marca presença ainda, o cardápio do Toró – Gastronomia Sustentável, do Chef Wagner Vieira, trazendo leitura inspirada na cozinha do poetinha Vinicius de Moraes. 

O Stand Bar traz nesta edição um Brechó, uma rodada de conversa com jornalistas e comidinhas regionais, além de prometer um set musical bem diferente no bar. Aqui o clima é de comunicação. Já na Praça do Carmo, o Bar do Seu Salomão, o Nosso Recanto toca o melhor da MPB e oferece um bom cardápio para quem estiver entre a Campina e Cidade Velha. 

Para se alimentar também estão na circulação o Jota Lanches, os restaurantes Dona Joana e Retiro da Sé, o bar do Rubão e a Tapioquinha da Dona Cléia. Ah, sim, no Fotoativa também tem lanches e comidinhas e bebidinhas. Delicia, tudo. Você também encontra iguarias no Mercado do Sal e arredores, na programação do Aparelho.

No restaurante Dona Joana haverá duas apresentações musicais, do cantor Shannon e da cantora e compositora Joana Coutinho, além de venda de LPs, ao longo de toda a programação. Vale visitar o espaço, uma casa do século XIX, com 126 anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No bairro do Reduto, a Casa do Fauno oferece ao público uma feirinha de livros infantis (promoções) e oficina de percussão “Quero ouvir choro de criança”, para pequenos músicos a partir de 8 anos. Também tem Café (comidinhas e bebidas) e Comida de Bistrô, feirinha de artesanatos e acessórios e música ao vivo, com Filipe de Maria, que apresenta o show Iluminar. À noite, segue a programação domingueira com a exibição da nova temporada da série Game Of Thrones: Episódio 4, Sétima Temporada.

Confira a programação completa: 

Nenhum comentário: