1.7.17

Daniel Esteves autografa livros na Casa do Fauno

Em visita relâmpago a Belém, o roteirista Daniel Esteves, do selo Zapata Edições, autografa, neste sábado, às 20h, a série “São Paulo dos Mortos” e o livro “Por Mais Um Dia com Zapata”. Na oportunidade, o público bate papo com ele, que também é professor de HQs na escola HQ em FOCO, em São Paulo. O blog o entrevistou enquanto ele passeava pela cidade, que por sinal, ainda não conhecia. Tudo pelo whatsapp, viva a tecnologia. 

Pela manhã soube que Daniel estaria em Belém para a noite de autógrafos e a temática de zumbis logo me chamou atenção. Curto histórias de terror, humor, aventura e ainda mais se tiver pitadas de crítica social. O chamei pelo facebook e logo trocamos os números de whatsapp. Perguntei o que o trazia a Belém. 

“Trabalho há 15 anos na área e sei que a distribuição já é muito difícil, tanto para pequenas e como para as grandes editoras, imagina para os independentes como eu. Tenho um selo de quadrinhos independente e aproveito viagens, para divulgar e distribuir esse material. É difícil espalhar nossos livros pelo Brasil, um país muito grande”, ressalta ele, que já foi premiado com o HQMIX, em 2007, como roteirista revelação e, em 2009 e 2012, com o Troféu Angelo Agostini, como melhor Roteirista Brasileiro.

Lançamentos e a vertente histórica na produção da Zapata

Além de "Por mais um dia com Zapata" e "São Paulo dos Mortos", ele já editou e escreveu "M Blues", "Nanquim Descartável", "O Louco a Caixa e o Homem", "147", "Pelota", "3 Tiros e 2 Otários", entre outros. Já escreveu para a Editora Nemo, "A Luta contra Canudos", "Herança Africana no Brasil", "As Aventuras do Capitão Nemo: Profundezas".

E participou das coletâneas: "Front, Quadreca", "Garagem Hermética", "Quadrinhópole", "Café Espacial", "Calafrio", "Archimedes Bar", "Entre 4 Linhas", "4 Estações", "Zumbis e outras criaturas das trevas", "Petisco Apresenta", "Jam, Subversos", "Contos da Madrugada", "Subterrâneo", entre outras.

“Por mais um Dia com Zapata”, laçado em 2015, é uma HQ histórica, sobre Emiliano Zapata (1879-1919). A obra refaz os passos do revolucionário desde os primeiros confrontos com os soldados do ditador Porfirio Díaz até seu assassinato numa emboscada em Chinameca.

“Eu além de roteirista em quadrinho, sou formado em história, e aí já havia um desejo antigo de fazer um quadrinho sobre o Zapata, tanto que até meu selo se chama Zapata Edições, que já publicava quadrinhos antes desse livro do Zapata. 

Talvez este seja um dos livros que eu mais curti fazer. É um quadrinho sobre política, revolução, que trata da questão da terra, fazendo uma relação com esta questão no Brasil”,  conta.


Aventuras com zumbis e crítica social em São Paulo

“São Paulo dos Mortos” tem até o momento três volumes. São histórias de Zumbis, ambientadas em São Paulo. "A serie, lançada em 2013, teve origem num caso emblemático ocorrido em São Paulo, na Comunidade dos Pinheiros, em São José dos Campos, em que mais de três mil famílias foram desalojadas pelo governo do Estado de São Paulo. Depois eu continuei produzindo e a última edição saiu no final do ano passado e acaba tendo esse misto com um pouco de terro, um pouco de humor e críticas sociais”.

O primeiro volume traz cinco histórias que se passam em bairros da cidade, cada uma delas, com tema, cenário e personagens diferentes. “Essa da comunidade de Pinheiros, explora o tema da habitação, mas tem até uma historia sobre futebol, dentro desse universo dos zumbis”, explica Daniel.

"O volume dois, que saiu em 2014, traz uma historia só, o Motoboy, que trabalha neste universo dos mortos, arrumando coisas difíceis pras pessoas. E o volume três, conta o roteirista, volta ao formato do primeiro, com cinco historias, também cada uma com tema e personagens diferentes".

Há situações localizadas na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, no Zoológico e na Igreja Universal.  "Em cada um dos três volumes temos a presença de uma personalidade como convidada. No primeiro volume temos a presença do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no segundo, o empresário Roberto Justus e, na terceira, o bispo Edyr Macedo”, diz.


Entre os novos projetos uma série para TV

Tanto os três volumes da série quanto o livro que ele lança autografa hoje, já foram lançados em São Paulo e outras cidades brasileiras, participando de eventos de quadrinhos e literários. 

Enquanto faz este movimento, distribuindo as publicações já lançadas, Daniel Esteves toca outros projetos. Ele pretende adaptar uma de suas histórias para uma série de TV. “Estou participando de um edital para o desenvolvimento do projeto, depois ainda precisaremos ir atrás de uma TV para as exibições”, diz. 

Daniel agora desenvolve um quadrinho sobre histórias latino-americanas, ambientadas em momentos históricos, como a guerra do Paraguai e outras historias não muito longas. Está vindo aí também mais uma história para a série “São Paulo Morta”, com uma personagem que apareceu no volume três, e que tem um cachorro zumbi, que não ataca os humanos. “Estou desenvolvendo o universo dessa personagem e também estou voltando a mexer numa história de ficção científica, para tentar lançar este ano”, conclui.

Serviço
Noite de autógrafos com Daniel Esteves. A partir das 20h, na Casa do Fauno - Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa. Entrada franca. Mais informações; 91 98705.0609.

Nenhum comentário: