Em 2015, no Baile dos Artistas |
Artistas com obras e trajetórias relevantes na cultura paraense, Dona Onete e Mestre Vieira recebem um reconhecimento popular da maior importância, pelo menos no Brasil. Temas do carnaval deste ano, carregam consigo os dois ritmos mais representativos da nossa cultura, o carimbó e a guitarrada, que estarão na avenida do samba, na Aldeia Cabana, neste sábado, 23, a partir das 19h.
No Pará o carnaval se faz com samba no pé, curimbó e guitarra! Este ano “in memorian”, o criador da guitarrada virou samba enredo do Bloco dos Amigos, no pré-carnaval de Barcarena, e é citado em uma das alas do Rancho Não Posso Me Amofiná, que canta a Barcarena, sua cidade de origem.
Chamado “Made in Barcarena - Eu canto o encanto do teu universo”, tem como tema central a cultura e o futuro promissor do município de Barcarena. Vamos ver. Já a rainha do carimbó é homenageada pelo Grêmio Recreativo Esportivo Social Piratas da Batucada, que canta o enredo “Chameguei Onete!”.
Não é a primeira vez que eles recebem reverências e reconhecimento do povo do carnaval. Em 2015, Dona Onete foi coroada a rainha e Mestre Vieira, Príncipe Consorte do Carnaval Paraense, no Baile dos Artistas. Também não é inédita a homenagem ao mestre, no carnaval barcarenense. Em 2013, o bloco Bica Grande levou às ruas de Barcarena a guitarrada, ritmo criado no município, na década de 1970. Intitulada “Guitarradas na Folia”, a festa abriu, claro, com um show do próprio Mestre Vieira, com 78 anos, então. E em 2014, o bloco dos Amigos já tinha também feito reverencias a Mestre Vieira, em seu samba enredo.
As homenagens são merecidas. Revalorizados a partir do interesse da nova geração, de músicos e produtores culturais, estes artistas foram trazidos de volta à cena, no finalzinho dos anos 1990 e inicio dos anos 2000. Coletivo Rádio Cipó, com Dona ONete, e ainda os projetos Mestres da Guitarrada, Terruá Pará e 50 Anos de Guitarrada, entre outras iniciativas contribuíram para a projeção deles na cena contemporânea da música. Dona Onete, hoje com banda própria e uma produção de fôlego internacional, se prepara para uma turnê pela Oceania e o lançamento do terceiro álbum, Rebujo. Está no auge de sua carreira com quase 80 anos, sendo também a rainha do Banguê.
DVD lançado em 2012, no Theatro da Paz |
Mestre Vieira faleceu aos 87, em fevereiro de 2018. Lançou o último CD, em 2015, Guitarreiro do Mundo. Deixou legado relevante à música brasileira. Em 2017 foi também homenageado na série de animação Os Dinâmicos, em exibição nas Tvs Públicas, e este ano sua obra será trabalhada no projeto Inventário Mestre Vieira, contemplado pelo Rumos Itaú. Será lançado songbook com partituras, discografia e biografia, e um site, com vídeos inéditos e informações sobre sua carreira.
Serviço
No segundo dia de desfile, as duas escolas entrarão logo mais, a partir das 19h, na passarela da Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira. Confira a ordem de entrada na avenida de todas as escolas do 1º grupo. Av. Pedro Miranda - Pedreira.
Ordem de entrada na avenida
- Embaixada do Império Pedreirense
- A Grande Família
- Deixa Falar
- Bole-bole
- Rancho Não Posso me Amofiná
- Piratas da Batucada
- Império de Samba Quem São Eles
- Escola de Samba Matinha
- Associação Carnavalesca Xodó da Nega
Nenhum comentário:
Postar um comentário