24.6.21

Arraial do Pavulagem mantém sua tradição junina

É claro que a tradição mesmo seria estar nas ruas e praças da cidade neste mês junino, como tem sido nestes mais de 35 anos, mas como a pandemia não permite, o Arraial do Pavulagem se mantém na ativa, neste São João,  lançando, hoje  (24), ao meio dia, as músicas “Guardião de Maiandeua” e “Boi da Campina”, com exclusividade na Feira do Som e no YouTube Music; e neste domingo, 27, realiza mais uma live de sua festa brincante, que ganha exibição ao vivo pelo Youtube e TV Cultura. 

O último disco gravado pela banda Arraial do Pavulagem foi há quatro anos. “Entrar no estúdio é sempre muito mágico para nós. A gente trouxe para dentro da gravação apenas os nossos músicos, um processo muito rápido, mas intenso. E elas [novas músicas] provavelmente vão compor o nosso futuro 10º disco”, sinaliza o compositor. 

“As músicas são minhas e do Ronaldo Silva, uma conta um pouco da Ilha de Maiandeua, nosso reduto do carimbó que está lá, em Algodoal, Fortalezinha, e que tem uma figura icônica que é o Mestre Chico Braga. A outra [Boi da Campina] é uma toada de boi, onde a gente mexe com a emoção desse brincante do Arraial do Pavulagem, que está há tanto tempo conosco nos arrastões”, comenta Júnior Soares.

O material foi gravado, mixado e masterizado por Assis Figueiredo, no Estúdio APCE, uma parceria que também é destacada por Júnior Soares. Fazem parte da banda e das gravações das músicas novas: Ronaldo Silva (voz) e Junior Soares (voz, violão, banjo, arranjo e direção musical), Marcelo Fernandes (guitarra), Rafael Barros (percussão), Franklin Furtado (bateria) e Wesley Jardim (baixo).

A festa do Pavulagem continua no domingo, 27, com o segundo episódio do “Arraial Brincante”, com patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará; além do apoio da Prefeitura de Belém e da Funtelpa, que realiza a retransmissão das lives através do seu canal, a TV Cultura Pará. 

Este ano, o projeto destaca a importância do brincante para a cultura popular e aborda com carinho os grandes símbolos da quadra junina, como em “Fogueira do Nascimento”, título do primeiro episódio (ainda disponível no Youtube) e agora os “Santos do Amor”, com o Banho de Cheiro de São João Batista e o Mastro Junino, que sempre marcou o início dos cortejos do Boi Pavulagem. As lives seguem até o segundo domingo de julho, com direção do jornalista e produtor audiovisual, Felipe Cortez. 

Serviço

Lançamento de “Guardião de Maiandeua” e “Boi da Campina”

Quando: Hoje, 24/06, ao meio-dia;

Onde ouvir: Programa “Feira do Som” (Rádio Cultura) e no 

YouTube Music.

Quanto: Gratuito.

Lives “Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante”

Quando: Aos domingos - dias 20 e 27 de junho, e 04 e 11 de julho, sempre às 11h;

Onde assistir as lives: Youtube (@arraialdopavulagemoficial), Facebook (@equatorial.pa) e na TV Cultura Pará (canal 2.1);

Quanto: Gratuito.

Lojinha do Pavulagem:

https://www.instagram.com/lojinhapavulagem

Siga o Pavulagem nas redes sociais:

https://www.facebook.com/arraialdopavulagemoficial

https://www.instagram.com/arraialdopavulagem

Escute o Arraial do Pavulagem no Spotify:

https://open.spotify.com/artist/5vrkUSl1Y1CXGRKwYt5mH3

Nenhum comentário: