25.6.21

Fashion Fake mistura fantasia e realidade em cena

Livre adaptação de “A Nova Roupa do Rei”, clássico de Hans Christian Andersen, “Fashion Fake – A Roupa Quase Nova do Rei”, da Cia de Teatro Madalenas, tem apoio da Lei Aldir Blanc, edital de Teatro da Secult-Pa. Em tempos de pandemia será gravado hoje (25) no palco do Teatro do Sesi, com temporada de 2 a 4 de julho pelo Canal de Youtube da companhia.

O espetáculo aborda de forma satírica os padrões de comportamentos diante das injustiças sociais e jogos de poder, utilizando uma linguagem popular, com movimentação divertida em cena, tendo música ao vivo, dança e performances. 

Em Brasilândia, as pessoas cobram o governante por emprego, saúde, educação e questionam o rei pelas promessas que fez e não cumpriu. Ele, porém, continua mentindo e dizendo as coisas que o povo quer ouvir, sendo bradado e aplaudido novamente, vai entender, né?  Nos noticiários desse país fictício estão estampados casos de chacina, desmatamento, boiada passando, corrupção e impunidade praticadas, diante da inoperância do rei. Qualquer semelhança com a nossa realidade, nem sempre é pura confidência. 

Fazer teatro em tempos de pandemia virou sinônimo de reinvenção e aprendizado. O maior desafio, porém, ainda é a ausência do público. Em 2020, as apresentações foram realizadas de dentro da casa dos artistas. Em 2021, a encenação online continua sendo uma alternativa, com gravações e transmissões de um palco clássico, onde há aparato técnico de luz e som, necessário à cena, além, claro, da câmera frontal, onde está a plateia desse teatro digital. 

Para realizar sua décima montagem, a Cia de Teatro Madalenas iniciou a leitura de textos e pequenos ensaios, de forma virtual. A estreia de Fashion Fake foi adiada pelo menos duas vezes. Em março houve o lockdown e depois os bandeiramentos da Covid-19, em Belém.  Em junho, o grupo realizou os ensaios presenciais e gravou a obra no palco do Teatro do Sesi.

O grupo, que se forma a partir de “Paixão Barata, Madalenas”, espetáculo marco do curso técnico de ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), em 2001, traz na trajetória um teatro de encontros, trocas e reflexão crítica do fazer artístico. Tem ainda na bagagem, as montagens de Aurora da Minha Vida, À Flor da Pele, Corpo Santo, La Fábula, Marahu, Elas e Elis, o cortejo cênico Eu Quero Botar Meu Bloco na Rua e Pop Porn.

“Fashion Fake” é o décimo espetáculo da companhia de Teatro Madalenas. A dramaturgia e direção geral é de Leonel Ferreira, com direção musical de Diego Vattos e Pawer Martins.  A trama traz no elenco, Flavio Furtado (Rei), Cleber Cajun (Bobo), Marta Ferreira e Wanuza Myreia (conselheiros/povo), além de Leonel Ferreira e Patrick Marques (alfaiates/povo). 

A cenografia e adereços são criações de Jesus da Conceição, artista que tem conexões com o carnaval. A iluminação é de Thiago Ferradaes e os figurinos, produzidos com materiais reaproveitados ou adquiridos em brechó, são de Jackye Carvalho. A coordenação de comunicação é de Tainah Fagundes e a produção executiva, de Flavio Furtado e de Leonel Ferreira.

Ficha Técnica | Fashion Fake 

Direção Musical – Diego Vattos e Pawer Martins

Cenografia e Adereços – Jesus da Conceição

Ferreiro cenário: Sergio Carvalho

Motorista: Clóvis Santana

Cabelos – Sara Miranda

Maquiagem – Nádia Alvarenga

Iluminação – Thiago Ferradaes

Figurinista – Jackye Carvalho

Costureira – Nete Ribeiro

Coordenação de Comunicação: Tainah Fagundes

Assessoria de comunicação: Luciana Medeiros

Designer Gráfico, fotografia e arte do cenário: Carol Abreu

Ilustração bandeira: Cleber Cajun

Produção Executiva: Leonel Ferreira e Flávio Furtado

Assistente de Direção: Flavio Furtado

Dramaturgia e Direção Geral: Leonel Ferreira

*Todas as músicas compostas pelo elenco de forma colaborativa

Elenco:

Flávio Furtado - Rei

Cleber Cajun – Bobo

Conselheiros – Marta Ferreira e Wanuza Myreia

Alfaiates – Leonel Ferreira e Patrick Marques

Povo – Marta Ferreira, Wanuza Myreia, Leonel Ferreira e Patrick Marques

Serviço

Cia de Teatro Madalenas apresenta Fashion Fake - A Roupa Quase Nova do Rei. Apresentações online nos dias 02, 03 e 04 de julho, às 19h, no canal https://youtube.com/ciamadalenas. Agradecimentos: Casarão do Boneco, Associação dos Moradores da Vila da Barca e Teatro do Sesi Pará. Projeto selecionado pelo edital de teatro Lei Aldir Blanc, Secult-Pa.

Nenhum comentário: