7.6.22

Amazônia Encena na Rua inicia com homenagem

Nonato Tavares, Chicão Santos e Wlad Lima
Foto: Ronald Dias
A 13a edição do festival Amazônia Encena na Rua, iniciou no domingo, 5, com um cortejo que saiu da Praça da Trindade para o Anfiteatro da Praça da República, e segue com programação até o próximo domingo, 12 de junho, na praça e nas escolas. 

Um dos momentos mais marcantes da abertura do festival foi a homenagem prestada por Chicão Santos, idealizador do Amazônia Encena na Rua, a dois artistas importantes da Amazônia. A professora, atriz, diretora e encenadora paraense  Wlad Lima, que destaca-se com sua atuação na Rede da Floresta e conexões em busca de uma biopolítica para as artes públicas da Amazônia e política nacional que enxergue os artistas do norte; e o amazonense Nonato Tavares, idealizador do primeiro Festival de Teatro da Amazônia – FTA, que acontece em Manaus. 

E assim teve inicio a programação que ocupará por todos esses dias o anfiteatro da Praça da República,  um espaço simbólico na história do teatro em Belém. Os primeiros grupos do domingo (5),  foram a Trupe Açu Cia de Circo, de Tocantins, com o espetáculo As Charlatonas, e o Grupo Tibanaré, de Mato Grosso, que apresentou A Carroça é Nossa. Ontem (6), a plateia voltou a participar das brincadeiras que antecedem as apresentações e depois marcou presença para assistir “Magya e Mystério”, do Grupo Folhas de Papel, do Pará, e Jerônimo Show, do Circo Caramba, de São Paulo.

As Charlatonas (TO), abrindo primeiro dia
Foto: Ronald Dias

Hoje tem mais. Nesta terça-feira, 7, vamos assistir “A Muy Lamentável e Cruel História de Píramo e Tisbe”, do grupo Teatro Ruante, de Rondônia. O espetáculo parte de um fragmento de “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, escrita em fins do século XVI, para a encenação da trupe de palhaços e palhaças que recriam, com a ajuda do público, essa “trágica e atrapalhada” história de amor.

Em seguida, entra em cena “Tekoha-Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, do Grupo Teatro Imaginário Maracangalha, do Mato Grosso do Sul. O espetáculo narra a trajetória do líder Guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas.

E eu já adianto aqui que amanhã (8) também está imperdível. A noite abre com o grupo paraense Cia de Circo Nós Tanto, que apresentará "O Espetáculo de um Homem Só", que conta a história de um palhaço que resolve abrir o próprio circo, com muita acrobacia, apalhaçaria e malabarismos variados. 

Jerônimo Show (SP), encerrando o segundo dia
Foto: Tiago William

Em seguida teremos "Comédia DelÁcre", da Cia Visse e Versa, do estado do Acre. Aqui, o público se depara com a história do teatro mundial por meio de fragmentos de textos de renomados autores que marcaram esta trajetória. Esperam muita música e dança.

É isso, amanhã eu conta mais. Em todos os dias há tradução em LIBRAS com os intérpretes Fabiana e André, para gerar acessibilidade de conteúdo para a comunidade surda. O XIII Amazônia Encena Na Rua tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A iniciativa é do O Imaginário. 

Oficinas na praça e na escola

Apresentado por Leo Carnevalle e Fábio Freitas, até dia 12 de junho, além dos espetáculos, também serão realizadas duas oficinas na Praça da República: “O Teatro da Cidade e Seus Conceitos, com o Dr. André Carreira (SC) e ainda Dramaturgia / Pedagogia do teatro de Rua, com o Dr. Narciso Telles (MG), ambas com duração de dois dias, 9 e 10 de junho, a partir das 9h. A oficina Números Cômicos, com Fábio Freitas e Leo Carnevale (RJ), será ministrada em escolas públicas, onde também estão sendo apresentados alguns dos espetáculos.

Programação 

06 e 07/06/22 às 9h

Oficina: Números Cômicos com Fábio Freitas e Léo Carnevalle (RJ), para o público estudantil

Local: Escola Est. Gov. Alexandre Z. Assunção

Total de Vagas: 30

07/06/22 (terça-feira) às 19h

A muy lamentável história de Piramo e Tisbe, com Teatro Ruante (RO)

Tekoha - Ritual de vida e morte do deus pequeno, com Grupo de Teatro Imaginário Maracangalha (MS)

08/06/22 (quarta-feira) às 19h

O espetáculo de um homem só, com Cia de Circo Nós Tantos (PA)

Comédia Del'Acre com Cia Visse e Versa (AC)

09/06/22 (quinta-feira) – às 19h

Sorteio de Contos, com Cia Sorteio de Contos (PA)

A carroça é nossa com o Grupo  Xama Teatro (MA)

09 e 10/06/22 às 9h

Oficina: Dramaturgia Pedagogia do Teatro de Rua com Dr. Narciso Telles (MG)

Local: Praça da República

Total de vagas: 30

Inscrições: https://forms.gle/uyhSqpK7YJNgc4Lp7

09 e 10/06/22 às 9h

Oficina: Teatro da Cidade e seus conceitos com Dr. André Carreira (SC)

Total de vagas: 30

Inscrições: https://forms.gle/uyhSqpK7YJNgc4Lp7

10/06/22 (sexta-feira) às 19h

O cavaleiro perfumado, com Locômbia Teatro de Andanças (RR)

Uma surpresa para Benjamim, com.Grupo Matutagem (PA)

Se deixar, ela canta, com Companhia Cangapê (AP)

11/06/22 (sábado)  às 9h

IV Seminário Amazônico de Teatro de Rua

Local: Praça da República

11/06/22 às 19h

Os cenouras, com Grupo Valdevinos de Oliveira (RJ)

As Aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos, com Mamulengo sem Fronteiras (DF)

12/06/22 (domingo) às 19h

Fashion Fake - A roupa quase nova do rei, com Cia de teatro Madalenas (SP)

Sodade, com Cia Panorando, Cia e Produtora

Total de vagas: 30

Mais informações sobre os grupos:

Site: https://amazoniaencena.com.br

Instagram: @amazoniaencenarua 

Facebook: https://www.facebook.com/OImaginariopvh

Mais informações culturais:

@holofotevirtual

@holofote_virtual

Nenhum comentário: