Fotos: Jefferson Mota |
"O espetáculo ‘Acesso Concedido’ é sobre a quebra de barreiras, mas não apenas dos espaços físicos, mas das atitudes das pessoas”, explica Thays Reis, diretora artística da Cia Do Nosso Jeito, de dança em cadeira de rodas. “É sobre olhar de igual para igual para as pessoas com deficiência, sobre como esses bailarinos têm potencial de ser eficientes na dança e no meio artístico.”
O espetáculo inédito, com produção executiva da Folhetim Produções Culturais, amadurece a proposta do documental “Acessos”, também idealizado e realizado pela Cia Do Nosso Jeito. Com uma nova montagem, a peça traz novos figurinos, nova maquiagem e faz uso de diferentes técnicas e tecnologias, aliadas às concepções artísticas e de roteiro pensadas especificamente para a nova obra.
A realização do espetáculo foi um desafio envolvendo 35 pessoas, entre artistas, produtores, técnicos e operadores, que se dividiram em grupos para possibilitar as gravações, que ocorreram durante o auge da pandemia do coronavírus na capital paraense, o que exigiu uso intenso de álcool gel, luvas, máscaras e testes para garantir a segurança da equipe.
Faz também o uso de espaços inusitados, como uma escada, e dispositivos diferenciados, como um skate especialmente projeto para cadeira de rodas. A peça também traz o conceito de tecnologias assistivas, que podem auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida a dançar e trabalhar todas as suas possibilidades de movimentos e expressões através da dança.
“Acho que vai ser um espetáculo bastante inovador, além de prestigiar os artistas com paraplegia e amputados que se desafiam e mostram que são capazes de fazer, inclusive, performances circenses, como a lira e os tecidos aéreos. É um trabalho muito gratificante e creio que será marcante para o cenário nacional no que tange a dança na perspectiva da inclusão”, conclui Thays.
CIA DO NOSSO JEITO
Com mais de 20 anos de atividade, a Cia Do Nosso Jeito acumula diversos prêmios nacionais e internacionais. O primeiro prêmio veio em 2012, quando Thays e Elielson venceram o campeonato brasileiro da modalidade que ocorreu pela primeira e única vez em Belém, um feito que ficou marcado na história da dupla.
No cenário internacional, a companhia participou de competições na Rússia, Alemanha e Itália, com destaque para a World Para Dance Sport World Cup - Continents Cup, em São Petersburgo, Rússia, onde conquistou, em 2019, um segundo lugar, e, em 2021, obteve sete troféus, entre segundo e terceiro lugares, na World Para Dance Sport Championship, em Génova, Itália, colocando o Brasil no pódio de terceiro lugar. Atualmente, a Cia Do Nosso Jeito é composta por 17 pessoas, sendo dois gestores e 15 bailarinos, dos quais dez são usuários de cadeiras de rodas.
FESTIVAL ACESSIBILIDANÇA VIRTUAL
Todos os espetáculos serão exibidos online, de 8 de junho a 16 de setembro, às quartas e sextas, sempre às 20h, a fim de promover acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência visual e/ou auditiva, além de valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira de forma inclusiva.
O acesso é gratuito, com recursos de audiodescrição e Libras, no canal da Funarte no YouTube e todas as montagens permanecerão disponíveis após sua exibição. A agenda completa dos espetáculos está disponível no site oficial da fundação.
SERVIÇO
Espetáculo “Acesso Concedido”, da Cia. Do Nosso Jeito de dança em cadeira de rodas. Online e gratuito. Estreia nesta quarta-feira, 15/6, às 20h, nas redes sociais da Funarte, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kI7xvnCFVr4
Nenhum comentário:
Postar um comentário