Vai ser uma avalanche cênica, com teatro, circo, dança, além de um seminário e oficinas, tudo na Praça da República. O projeto nasceu em Porto Velho, onde foram realizadas todas as demais edições, mas este ano saindo em itinerância, escolheu o Pará, para a edição especial.
Intercâmbio de linguagens e troca de experiências de grupos, companhias e artistas da Amazônia e do Brasil. O festival é uma iniciativa de O Imaginário. "Dentro do Festival realizamos o SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE TEATRO DE RUA que chega a sua quarta edição e discute perspectivas para o teatro e as particularidades da produção das artes cênicas na Amazônia, levando em consideração as problemáticas de fomento, as grandes distâncias que dificultam a circulação e o custo amazônico", diz Chicão Santos, coordenador do projeto, além de clown e ativista cultural.
As oficinas, também gratuitas, visam ampliar o olhar para o fazer artístico e despertar o interesse do público para a importância da formação de novos artistas. O projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário RO, patrocínio master do Instituto Cultural Vale, e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo do Brasil. Além dos espetáculos selecionados alguns grupos propuseram apresentar espetáculos e ações do seu repertório para compor e programação oficial do XIII Edição do Festival Amazônia Encena na Rua.
O IMAGINÁRIO
Chicão Santos, empreitadas pela Amazônia cênica Foto: Edier William |
Fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas, em seus trabalhos discute a relação entre o público, o teatro e a cidade. O grupo já realizou grandes projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Macapá, Maranhão e Paraíba; circulação por todas as regiões do país em duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018).
Houve também duas edições da Caravana Petrobras de circulação de espetáculos; circulação pelo circuito pelo SESC Amazônia das Artes; produziu Doze Edições do Amazônia Encena na Rua, reunindo grupos de artes públicas da Amazônica e das demais regiões do país.
CHAMADA VALE
Este projeto foi selecionado pela Chamada Vale de Patrocínios Culturais que tem o objetivo de fomentar a realização de projetos culturais que valorizem os nossos patrimônios e identidades. Realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, artigo 18.
PROGRAMAÇÃO
05/06/22 (domingo) – 19h
AS CHARLATONAS – TRUPE-AÇU CIA DE CIRCO – TO
Duas palhaças vendem suas invenções e produtos miraculosos na rua. Apesar de parceiras, suas visões de mundo são bem distintas: uma quer ganhar dinheiro a todo custo enquanto a outra coloca a ciência acima de tudo.
A CARROÇA É NOSSA – GRUPO XAMA TEATRO – MA
O chão dessa criação é o Maranhão com suas histórias, lendas e ritmos. Quatro personagens partem em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça, que acreditam ser o veículo mágico de transporte até os seus sonhos. Mas precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.
06/06/22 (segunda-feira) – 19h
MAGYA E MYSTÉRIO – GRUPO FOLHAS DE PAPEL – PA
Magiiiia! Mistéeerio! Essas são as palavras de ordem do show que traz ao palco o grande mágico internacionalmente desconhecido Mystério e sua defensora fiel, a assistente Magya que juntos, com a participação intensa da plateia mostram com muito bom humor seus grandes truques mágicos de baixo orçamento.
JERÔNIMO SHOW – CIRCO CARAMBA – SP
O palhaço Jerônimo preparou para o seu respeitável público um espetáculo no qual irá demonstrar todo seu talento como músico e artista circense, além de sua habilidade, sua graça, sua destreza, sua audácia, sua beleza e sua elegância. Vai ser uma maravilha!!!
07/06/22 (terça-feira) – 19h
A MUY LAMENTÁVEL E CRUEL HISTÓRIA DE PÍRAMO E TISBE – TEATRO RUANTE – RO
Um fragmento de Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, escrita em fins do século XVI, na montagem do Teatro Ruante, a trupe de palhaços e palhaças recria com a ajuda do público essa “trágica e atrapalhada” história de amor.
TEKOHA-RITUAL DE VIDA E MORTE DO DEUS PEQUENO – GRUPO TEATRO IMAGINÁRIO MARACANGALHA – MS O espetáculo narra a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas.
08/06/22 (quarta-feira) – 19h
O ESPETÁCULO DE UM HOMEM SÓ – CIA DE CIRCO NÓS TANTOS – PA
Um palhaço que resolve abrir o próprio circo e se vê na enrascada de apresentar todos os números sozinho. O espetáculo apresenta números diversos de palhaçaria, acrobacias e malabarismos variados.
COMÉDIA DEL’ ACRE – CIA VISSE E VERSA – AC
A história do teatro mundial através de fragmentos de textos de renomados autores que marcaram esta trajetória. Esta releitura possui estética voltada para a cultura popular, regada a muita música e dança
09/06/22 (quinta-feira) – 19h
SORTEIO DE CONTOS – CIA SORTEIO DE CONTOS – PA
Como em uma grande aldeia, o público fica em torno do contador que traz consigo diversos contos de regiões díspares, e é com um sorteio dos contos que o espetáculo inicia.
PALHAÇANDO – GRUPO TIBANARÉ – MT
A obra é composta por uma série de esquetes, que são influenciadas pelos brinquedos escondidos na cabana de dois palhaços.
10/06/22 (sexta-feira) – 19h
O CAVALEIRO PERFUMADO – LOCÔMBIA TEATRO DE ANDANÇAS – RR
Baseada no imaginário do nordeste brasileiro, é a estória de um cavaleiro enamorado que viaja errante, atravessando o sertão rumo ao norte do país em busca de fortuna e amor.
UMA SURPRESA PARA BENJAMIN – CIRCO MATUTAGEM – PA
A obra presta uma homenagem a Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil e criador do Circo-Teatro (gênero teatral genuinamente brasileiro). Entre ar- rumar o pequeno picadeiro, decorar o circo e ensaiar as músicas, eles relembramos estórias circenses e de grandes mestres palhaços.
SE DEIXAR, ELA CANTA! – COMPANHIA CANGAPÉ – AP
Perualda, a maior estrela da música amapaense (segundo ela mesma), apresentará o show mais importante de sua carreira. Porém, seus assistentes Palco que parecem não estar tão certos do enorme talento de Perualda tentarão o que poderem para atrapa- lhar o show.
11/06/22 (sábado) – 19h
AS AVENTURAS DE BALTAZAR NO REINO DOS MAMULENGOS – MAMULENGO SEM FRONTEIRAS – DF
Embalados com uma trilha sonora ao vivo, Baltazar no Reino dos Mamulengos conta de uma forma divertida várias histórias da terra de São Saruê, um lugar onde os mamulengos criam vida e se transformam em heróis, guerreiros e amantes.
OS CENOURAS – GRUPO VALDEVINOS DE OLIVEIRA – RJ
Os Cenouras são dois funcionários de limpeza urbana de uma grande cidade, que, preocupados com as questões que envolvem o meio ambiente, resolvem por iniciativa própria falar para as novas gerações da importância dos cuidados com os descartes.
12/06/22 (domingo) – 19h
FASHION FAKE - A ROUPA QUASE NOVA DO REI – CIA. DE TEATRO MADALENAS – PA
Um rei vaidoso mais preocupado com seu umbigo que com os problemas vividos pelo povo. Fashion Fake - a roupa quase nova do rei é uma livre adaptação do conto de Hans Christian Andersen.
SODADE – PANORANDO CIA E PRODUTORA – AM
Após a perda de um amigo, um grupo de amigos revivem momentos passados de quando este grupo estava completo. Lembranças de romances, diversão e conflitos endossam o que a saudade quer dizer, ou melhor, o “sodade”.
AÇÕES FORMATIVAS
06 e 07/06/22 às 9h
Oficina: Números Cômicos com Fábio Freitas e Léo Carnevalle (RJ), par público estudantil
Local: Escola Est. Gov. Alexandre Z. Assunção
Total de Vagas: 30
07/06/22 às 9h
Mesa-redonda (exclusiva para alunos e professores UFPA)
Com: Narciso Telles, André Carreira, Chicão Santos e Michele Cabral
Local: Escola de Teatro e Dança UFPA
09 e 10/06/22 às 9h
Oficina: Dramaturgia Pedagogia do Teatro de Rua com Dr. Narciso Telles (MG)
Local: Praça da República
Total de vagas: 30
Inscrições: https://forms.gle/uyhSqpK7YJNgc4Lp7
09 e 10/06/22 às 9h
Oficina: Teatro da Cidade e seus conceitos com Dr. André Carreira (SC)
Total de vagas: 30
Inscrições: https://forms.gle/uyhSqpK7YJNgc4Lp7
11/06/22 às 9h
IV Seminário Amazônico de Teatro de Rua
Local: Praça da República
15/06/22 às 19 as 22 horas
Itinerância Xinguara
Oficina de teatro e produção cultural com Chicão Santos (RO), para o público estudantil e comunidade
Local: Escola Açu de Barros Pereira
Total de vagas: 30
18/06/22 às 19 as 22 horas
Itinerância Parauapebas
Oficina de teatro e produção cultural com Chicão Santos (RO), para o público estudantil e comunidade
Total de vagas: 30
Local: Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC)
21 e 22/06/22 às 19h as 22h
Itinerância Marabá
Oficina de teatro e produção cultural com Chicão Santos (RO), para o público estudantil e comunidade
Total de vagas: 30
Local: Cine Marrocos
Acompanhe toda a programação e outras informações:
Site
@amazoniaencenarua
Nenhum comentário:
Postar um comentário