Constituída por trabalhos em dimensões variadas, nascidos no início da pandemia da Covid 19, a mostra é formada por desenhos à mão livre sobre nanquim, e serão dispostos pelas paredes da galeria, sendo que uma intervenção site specific será feita no chão utilizando fios pretos de algodão.
Onde quer que vá o ser humano sempre traça linhas, seja andando, ou escrevendo, desenhando ou tecendo, as possibilidades são inesgotáveis. Desenhada em retas ou em torvelinho, isolada ou abundante, a linha, em suas metamorfoses, abre um vasto território de investigação para a produção artística. No campo mais específico das artes a linha desponta como um dos principais componentes da criação, figurando objeto de tipologias de inúmeros artistas.
Linhas em Movimento é a primeira exposição individual da gaúcha Camila Fialho, radicada em Belém desde 2014, tendo sido presidente da Associação FotoAtiva e articuladora de inúmeros projetos coletivos dentro e fora do estado. Formada em Letras e Mestre em Literatura Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Faculdade Santa Marcelina (SP).
Suas pesquisas transitam entre poéticas do deslocamento, tensões entre palavra e imagem, e a materialização do gesto primeiro do desenho em múltiplas repetições torna-se campo de investigação para construção de diferentes composições. Dando contornos a formas geométricas e orgânicas, a artista tensiona a noção do espaço tanto do suporte – o papel – quanto da parede que acolherá os trabalhos.
O público terá a oportunidade de conversar com a artista e a curadora no encerramento da mostra (7/7) durante um bate papo, quando na ocasião será lançado o catálogo de Linhas em Movimento na própria Galeria Theodoro Braga. Um ateliê-livre será oferecido por Camila Fialho aos interessados, tendo a linha como dispositivo de reflexão e experimentação, ação paralela que será divulgada amplamente pelas redes sociais.
Serviço
Linhas em Movimento - Exposição de desenho de Camila Fialho.
Abertura: 9 de junho de 2022, às 19h
Galeria Theodoro Braga/FCP
(Av. Gentil Bittencourt, 650. Nazaré. Subsolo do Centur)
Período expositivo: 10/6 a 7/7/2022
Lançamento do catálogo e bate papo com artista e curadora: dia 7 de julho, na Galeria Theodoro Braga
Horário de visitação: 9 às 17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário