12.7.22

Colônia de Férias divertidas na Casa Soma Cultural

A Casa Soma Cultural está com as inscrições abertas para duas turmas de Colonia de Férias, cada uma com 20 vagas e até esta quarta-feira, dia 14, tem um super desconto no valor. De 19 a 21 de julho, a programação é indicada para crianças de 4 a 7, e de 26 a 28 de julho, para crianças de 8 a 13 anos. Nas duas semanas, o horário é o mesmo: das 14h às 18h.  A iniciativa traz ainda uma proposta bacana para os pais que desejarem acompanhar seus filhos: serão disponibilizadas estações de trabalho com Internet e sala de reuniões, gratuitamente. É só levar o computador. 

Para quem ainda não conhece o espaço e a iniciativa, apresento aqui. A Casa SOMA Cultural é um dos espaços que hoje integra a rede de parceiros do Circular Campina Cidade Velha e que atua no empreendedorismo da música e da cultura paraense, em diálogo com as demais vertentes e linguagens artísticas. O espaço é lindo, funciona em formato de coworking, com salas amplas no térreo, além de um quintal com piscina.  No segundo andar, funcionam outras salas, tem banheiro e varanda. Neste mês de julho, no entanto, a casa estará aberta ao público infante juvenil, com a realização desta primeira colonia de férias. 

O instrutor responsável é o artista brincante Luan Medeiros Weyl (Tio Alex), arte educador popular paraense que traz na trajetória o hibridismo da arte e a sede de conhecimento, de forma bastante transversal. Cursou 4 anos de Geografia na UnB, mas retirou-se em 2012, quando publicou seu primeiro fanzine de poesia autoral e desde então vem transitando por diversas linguagens da arte, tendo como foco o público infantil.  Luan M. Weyl Desde então já explorou diversas linguagens como música, teatro, pintura e artes circenses desde então. 

Na primeira semana de Colônia de Férias, haverá três contações de histórias: “Os Saltimbancos”, “História sobre o Japão – a Terra do Sol Nascente, com oficina de origami e “Duda e os recicláveis”, além de brincadeiras teatrais, oficinas de “Biotintas”, “Malabares” (confecção das bolinhas e jogos) e “Desenho Temática: Seres da Floresta”, e ainda vai exibir episódios da série de animação “Os Dinâmicos”. Essa semana finaliza com banho de piscina.

Já na semana de 21 a 28, serão contadas as histórias "Os seres da Floresta", com oficina de massinha de modelar; oficina de confecção de instrumentos musicais com material reciclável, brincadeiras musicais; a contação de história "Os Saltimbancos", oficina de Biotintas no laboratório maluco do Tio Alex e e pintura mural. No último dia, a programação tem também a contação de história "Duda e os recicláveis", com oficina de brinquedos de papel e papelão e brincadeiras teatrais com brinquedos fabricados pela turma.

Ideia que se concretiza com trabalho e paixão

A ideia de construir um espaço coletivo partiu das amigas Joelle Mesquita e Jéssica Teixeira. “A gente trabalha em áreas diferentes mas temos amigos e parceiros em comum. Desde antes da pandemia que já vínhamos falando sobre isso até que este ano surgiu a oportunidade de  um amigo que estava deixando uma casa que era grande e que atendia as nossas expectativas. Foi ariscado, mas encaramos. 

A casa surge então com esse intuito de trazer atrações musicais, oficinas, palestras, exposições. E além do coworking, que bancam os alugueis mensais, temos uma área boa para eventos, festas de aniversário, lançamentos”, explica a produtora e gestora do espaço.

Além desse mix de opções pra área cultural e até outras vertentes, a Casa SOMA agora está focando em atrações para o público infanto juvenil. “Os pequeninos estão cada vez mais envolvidos com a arte, seja o teatro, o cinema, a música. “Na primeira edição que entramos no Circular, em abril, percebemos que várias crianças passaram pela casa e foi aí que deu o estalo. Na edição de junho, trouxemos uma contação de histórias com o Kadu Santoro e foi maravilhoso. Tivemos um público lindo de crianças”, continua Joelle.

Não a toa, neste mês de julho, a programação da Casa SOMA Cultural está 90% voltada para esse público. “É quase 100% investido nessa programação, nossa equipe estará toda envolvida no assessoramento do tio Alex, durante as duas semanas de colônia de férias”, conclui.

COMO PARTICIPAR

Turmas: 

De 19 a 21 de julho, para crianças de 4 a 7 anos; 

De 26 a 28 de julho, para crianças, de 08 a 13 anos

Horário: sempre das 14h às 18h. 

Haverá estações de trabalho com Internet e sala de reuniões, disponibilizadas gratuitamente aos adultos acompanhantes. É só levar o computador.

Forma de pagamento: 

Chave pix: casasomacultural@gmail.com (faça o pagamento e envie o comprovante para o mesmo e-mail). Mais informações: (91) 9273.3894. Endereço: Tv. Cap. Pedro Albuquerque, 395 - Cidade Velha. 

Promoção 

O valor é $350,00, por cada semana (3 dias). 

Até dia 14 de julho há desconto saindo por R $280,00. 

Ou o valor de R $120,00, por um dia de programação. 

A forma de pagamento é via pix: casasomacultural@gmail.com (faça o pagamento e envie o comprovante para o mesmo e-mail). 

Mais informações: (91) 9273.3894. Tv. Cap. Pedro Albuquerque, 395 - Cidade Velha.

MAIS SOBRE LUAN MEDEIROS WEYL

Luan M. Weyl  é Tio Alex
Fotos: Luciana Medeiros

Luan Medeiros Weyl iniciou sua trajetória artista ainda criança, quando fez Teatro Infanto-juvenil, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, entre 1997 a 1999. Nos anos 2000 iniciou os estudos de artes marciais, sem interromper seus interesses pelo teatro. Em 2009, participou da oficina “Teatro do Oprimido”, no Fórum Social Mundial, na UFRA, e no mesmo ano mudou-se para Brasília, onde fez faculdade Geografia Licenciatura e Bacharelado na UnB, mas não a concluiu, redirecionando sua vida profissional à arte educação. 

Em 2012, fez sua primeira publicação independente, o fanzine “A Verdade só mente para mim”. No ano seguinte fez Iniciação Musical com Luciana Massaro em Mogi das Cruzes, SP, participando do Painel Funarte de Regência e Coral. Fez ainda a Jornada 1 do Curso da Cia. Luis Louis de Teatro Físico e Mímica Total, em São Paulo, e oficina de clown, com Johnny Melville (Inglaterra) em São Bernardo do Campo-SP. Ainda em 2013, participou do workshop “Clown o Que É?” Com Lígia Maria Ruvenalth, também em São Paulo.

Em 2014, mergulhou na Imersão de Mímica e Teatro Físico, com Daniel Berbedés (cia . Luis Louis) e mais uma vez do Painel Funarte de Regência e Coral, desta vez em em São João del Rei, MG. Possui oficinas de iniciação ao desenho e iniciação ao violão, concluídas na Casa da Linguagem, além do graffiti, estudando com Michele Cunha, no ateliê Sopro. Em 2016, Luan realizou o evento “Mutirão das Manas” e foi Facilitador da oficina de Geotinta para crianças, ministrando, ainda, a oficina de graffiti das “Freedas Crew”, na Fundação Emaús.

No mesmo ano, fez a oficina de Teatro de Rua, com o ator Lucas Alberto da Cunha, da Cia Sorteio de Contos; e o workshop teatral "O individual e o coletivo", com o russo Jurij Alschitz. 

Também trabalhou como Facilitador de Oficina de “Teatro da Oprimida”, por ocasião do evento "Ni Una Menos" promovido por coletivos feministas da IFPA , e também da Oficina de Autodefesa para mulheres e outras corporalidades em risco, do Coletivo Feminismos Periféricos em Icoaraci .

Depois disso passou por outras cidades, fincando morada, entre 2018 e 2021, em Fortaleza, no Ceará. Em 2018 realizou apresentação no colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato-CE e em 2020/2021, teve dois projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc.

“Um conto Reciclável: Escrevivências contidas em resíduos”, foi um projeto que resultou no Fanzine “Duda e Os Recicláveis”, inspirado no texto “O Conto Achado no Lixo”, de sua autoria; e também desenvolveu o projeto “O corpo sem órgãos tem fome de sentidos”, aprovado pelo Edital Arte Livre da Secretaria Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Ambos foram realizados junto ao coletivo de combate à transfobia e demais preconceitos, o Transpassando. O espetáculo envolveu acrobacia aérea, dança, teatro e audiovisual para falar sobre corpo, espiritualidade e cultura alimentar. 

Ainda no Ceará, Luan trabalhou como professor voluntário e arte educador no cursinho popular do Coletivo Transpassando e na Rede Emancipa Ceará em 2021. Em novembro do ano passado, o artista retornou a Belém, onde, porém, está de passagem. É que por conta de sua paixão também pelos animais, retornou à academia e cursa Medicina Veterinária na Universidade Federal de Roraima, onde vai morar a partir do mês de agosto.

PROGRAMAÇÃO

1a TURMA

Dia 19

14h00 - Acolhimento

14h30 - Contação da história: Os Saltimbancos 

15h30 - Intervalo pro lanche

16h00 - Oficina de Malabares (confecção das bolinhas e jogos)

18h00 - Encerramento

Dia 20

14h00 - Acolhimento

14h30 - Contação de história sobre o Japão - A Terra do Sol Nascente, com Oficina de Origami

15h30 - Intervalo pro lanche

16h00 - Contação da história Duda e os recicláveis com brincadeiras teatrais

18h00 - Encerramento

Dia 21

14h00 - Acolhimento

14h30 - Oficina de desenho temática: seres da floresta (iniciando com a exibição dos Dinâmicos)

15h30 - Intervalo pro lanche

16h00 - Oficina de Biotintas

17h00 - Banho de piscina! 

18h00 - Encerramento

2a TURMA

Dia 26

14h00 - Acolhimento

14h30 - Contação de história "Os seres da Floresta" com Oficina de Massinha de Modelar

15h30 - Lanche

16h00 - Oficina de confecção de instrumentos musicais com material reciclável

17h00 - Brincadeiras musicais

18h00 - Encerramento

Dia 27

14h00 - Acolhimento

14h30 - Contação de história "os saltimbancos"

15h30 - Lanche

16h00 - Oficina de Biotintas: o laboratório maluco do tio Alex

17h00 - Pintura dos muros

18h 00 - Encerramento

Dia 28

14h00 - Acolhimento

14h30 - Contação de história "Duda e os recicláveis"

15h30 - Lanche

16h00 - Oficina de brinquedos de papel e papelão 

17h00 - Brincadeiras teatrais com os brinquedos fabricados

18h00 - Encerramento



Nenhum comentário: