23.7.22

Sobre a trajetória de Dulcecleia Caravelas Furtado

Betinha, fundadora do fã clube de Mestre Vieira
Foto: Renato Reis
Hoje ela faria 58 anos. Educadora, liga a área da cultura, fundou o fã clube de Mestre Vieira e foi uma das principais vozes na criação do Dia Municipal da Guitarrada em Barcarena. Betinha, como era chamada carinhosamente, faleceu em abril do ano passado, por covid-19. A seguir, um pouco sobre sua trajetória como homenagem.

Dulcecleia Caravelas Furtado nasceu em 1964, no dia 23 de julho, em sua residência localizada na Comunidade Cabeceira Grande, no Sítio Nova Santarém, em Barcarena-Pa. A filha de Hozana Trindade Furtado e Maria Assunção Caravelas Furtado, a 6ª filha a nascer de um total de 10 irmãos, escolheu aos 07 anos de idade, seu apelido enquanto ouvia a leitura de um livro. A irmã primogênita, Miracelia, costumava ler a Cartilha Amazônia, na qual havia uma personagem chamada “Betinha”, com a qual se identificou. 

Em 1977, em sua adolescência, veio estudar em Belém. Sempre alegre e brincalhona, gostava de brincar a noite de queimada, com os irmãos e amigos, mas nas sextas-feiras, não perdia as festas no Rancho Não posso me Amofiná. Betinha teve uma trajetória como grande liderança política em Barcarena, sonhava com uma sociedade igualitária e construiu uma trajetória cultural importante no município. 

Entrega do songbook ao fã clube. Ao fundo, 
a família de Betinha. 
Foto: Gabriel Dietrich

Em Belém fez parte de uma Companhia de Teatro no SESC, localizada na Doca, quando participou como atriz em uma peça de teatro. Curtia também esporte e durante o período que esteve no ginásio, antigo ensino fundamental, também  fez parte de um time handebol.

Em 1982, aos 17 anos retornou à Barcarena para estudar o Ensino Médio, enquanto também trabalhava como vendedora no Armazém Nordeste, no ano de 1983.  Depois entrou no serviço público, sendo transferida para o Setor da Cultura, que funcionava em uma dependência da Escola Aloysio da Costa Chaves, na qual ela também esteve como diretora e implantou, na época, o projeto Teatro na Escola, com direção de João Alberto e Vitor Magno, e ainda, apoiou o Grupo de Teatro Encenarte.


Contribuição à criação do Dia Municipal da Guitarrada

Desde que conheci Betinha, em 2011, no Festival do Abacaxi daquele ano, me identifiquei com ela no que dizia respeito a valorização de Vieira, como artista importante da cultura barcarenense, após todo o reconhecimento que ele já havia conquistado fora do município, do estado e até do país. 

Após o falecimento dele, no dia 02 de fevereiro de 2018, Betinha, representando seu Fã-clube, no dia 25 de outubro de 2019, encaminhou um requerimento à Câmara Municipal, solicitando que o dia 29 de outubro, fosse declarado o Dia Municipal da Guitarrada, por ser a data do nascimento de Mestre Vieira. 

A luta já era de muitos anos, mas só desta vez deu certo, a data foi criada, faltando agora que a prefeitura de Barcarena a inclua em seu calendário cultural anual. Por enquanto, não se tem notícia sobre isso, quatro anos após a data ser instituída. Em 2019 e 2020 as festas de aniversário de Mestre Vieira foram celebradas por familiares e amigos, com um evento realizado em frente a casa que ele vivia em Barcarena. Ano passado, teve celebração na frente da casa, mais uma vez, mas nenhum evento municipal foi realizado, marcando a data em memória a Mestre Vieira. Este ano, com eleições na porta, talvez a celebração só possa ocorrer em novembro.

Dedicatória no songbook - Viva Betinha. Em sua memória, dedicamos também a ela, o songbook Mestre Vieira, livro lançado recentemente e no qual contamos a história do músico, disponibilizamos 30 partituras, a discografia completa, além de um texto inédito sobre as origens portuguesas do músico e um site como extensão do projeto Inventário Mestre Vieira, apoiado pelo rumos Itaú Cultural. 

Este era um sonho que Betinha sonhou junto com a gente. E agora é uma forma de homenagem a elas,  que também nos incentivou desde a primeira vez que soube que iríamos realizar um projeto de registro e valorização de Mestre Vieira e sua obra. Ficamos amigas, cúmplices sempre que o assunto era o mestre. Será sempre uma alegria lembrar dela, que tem meu reconhecimento e agradecimento.

Mais informações:

www.mestrevieira.com.br

Para adquirir o Songbook: 

(91) 98134.7719

Para contribuir com o blog: 

Chave Pix lume.com@gmail.com 

(Luciana Medeiros / Itaú)

Nenhum comentário: