14.3.23

Diego Wayne lança Entre Escorpiões em Curuçá

Dividido em duas partes “Entre Escorpiões” o chega esta semana às mãos dos leitores, com falas de amor e contextos da fúria e de delicadeza. O lançamento do livro será nesta sexta-feira, 17 de março, das 19h às 22h, no Centro Cultural Palacete Barbosa de Lima, um espaço de memória que foi restaurado e reinaugurado ano passado no município de Curuçá, onde reside atualmente o autor. A programação conta com um recital de poesia e entrada gratuita.

O segundo livro de Diego Wayne “coloca-nos imediatamente no centro das preocupações humanas desde o momento em que lemos o título. Se Sêneca afirmava que o homem era o lobo do homem, Diego sugere que nós vivemos entre escorpiões, espinhos, páginas sanguinárias. O homem deste tempo é “um maléfico animal bélico e irracional / movido por maquinações”’, descreve o texto de orelha escrito por Abilio Pachêco.

Diego Wayne é paraense formado em letras língua inglesa pela UFPA e pós- graduado no ensino de artes. Tem poemas publicados no blog do Plástico bolha, na revista A bacana, revista Ruído Manifesto, em antologia de jovens poetas paraenses, na revista de literatura Mallamargens, no site Tyrannus Melancholicus, no Fazia Poesia, na Revista Literalivre, na Revista Literatura e Fechaddura e na Antologia Ruínas da editoa Patuá.

Amante da literatura e da arte, tem na música também um combustível para criar. É professor na rede estadual do estado do Pará e publicou em 2018, o primeiro de poesias, intitulado “Coração de Unicórnio”, pela Rico editora. 

Nesta nova obra, o autor traz novos poemas que colocam diante  dos leitores “uma vivência de choques constantes: injustiças, guerras, lutas pelo poder... A história da humanidade lida sob o ponto de vista dos oprimidos. Se “gays, mulheres, negros / incomodam muita gente”, os poemas de Diego nos indicam a possibilidade e a importância de ler a Histórica a contrapelo, como afirma Walter Benjamin”, diz o texto de orelha do livro. 

Em síntese tais poemas nos fazem um convite à reflexão e à resistência, como já identificamos na primeira parte do livro, intitulada “Manifesto do medo”. Além do front de resistência, Diego também versa poemas lírico-amorosos. “Os jogos intertextuais e interdiscursivos, o passeio pela literatura universal, mas também pelas canções (como a epígrafe de Riahnna), ícones da cultura pop (Marylin Moroe) e referenciais bíblicas não só nos mostram um repertório de leituras como também as escolhas feitas para o estabelecimento deste diálogo, e de dessacralização”, segue Abílio Pacheco. 

Serviço

Lançamento de “Entre Escorpiões” (Ed. Patuá), segundo livro de poemas do escritor Diego Wayne. Dia 17 de março, das 19h às 22h, com noite de autógrafo e recital de poesia. No Palacete Barbosa de Lima, em Curuçá-Pa.

Nenhum comentário: