14.3.23

Dona Onete é tema de ocupação cultural em SP

Dona Onete
Foto: André Seitti/Itau Cultural

De 15 de março a 18 de junho, a essência da cultura e ancestralidade que emanam dos cerca de 1,3 milhões quilômetros quadrados do Pará se concentra em São Paulo, em uma área de 117 metros quadrados no térreo do Itaú Cultural, que em sua  58ª ocupação traz como tema a cantora e compositora Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, também vista como representante da vida, encantarias, sincretismo e costumes paraenses exaltadas nas letras de suas canções e vestuário nos palcos de todo o Brasil e no exterior. 

Composta de quatro eixos – Território, Encantarias e Religiosidade, Túnel e Palco – a Ocupação reúne cerca de 120 itens e aprofunda o público na sua rica e movimentada trajetória. São fotos – muitas do acervo da família –, vídeos, audiovisuais, músicas e manuscritos seus, originais e inéditos, depoimentos dela própria, de seus amigos, companheiros de música e familiares. Artistas paraenses participam da mostra a convite do Itaú Cultural: o coletivo Kambô com uma intervenção na bandeira do Pará – exposta em tecido e em realidade aumentada acessível por meio de um aplicativo que pode ser baixado ali mesmo – e duas fotógrafas, Nay Jinknss e Marise Maues; cada uma apresenta quatro imagens que traduzem o seu olhar sobre o próprio território. 

Somam-se às apresentações de Dona Onete no palco da Sala Itaú Cultural, nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira, às 20h), shows de Aíla, fruto da nova geração musical paraense e, muitas vezes, parceira da homenageada, em 18 e 19 (sábado, às 20h, e domingo às 19h). No fim do mês, a partir das 19h do dia 28, a programação Encontros de Cinema exibe na Sala Vermelha do IC o documentário Terruá Pará, seguido de bate-papo com a diretora do filme, a cineasta paraense Jorane Castro.

Entre encenações que revelam o surgimento da música do estado, desembocando na atual efervescência cultural, a produção traz um olhar integrado sobre os movimentos artísticos locais. Ali, os músicos se tornam personagens: Dona Onete, Manoel Cordeiro, Keila, Pio Lobato, Toni Soares, Os Amantes, Luê, Trio Manari e outros. Em consonância com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, esta exibição inaugura Encontros de Cinema no espaço físico do IC, um lugar permanente de reflexão e troca sobre o audiovisual brasileiro. A programação será mensal, sempre na última terça feira do mês.

A curadoria da mostra é do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música da organização. A consultoria é da pesquisadora Josivana de Castro Rodrigues, neta de Dona Onete, e o projeto expográfico, contemplado com mecanismos de acessibilidade, é do Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e da também paraense Patrícia Gondim. De Belém, Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves apoiaram a produção

O Núcleo de Formação do IC preparou atividades que complementam a temática da mostra. Ainda, ela é acompanhada de uma publicação impressa e on-line e um site com material exclusivo. Esta realização é do Núcleo de Comunicação e aprofunda o conteúdo da exposição.

SERVIÇO

Ocupação Dona Onete

EXPOSIÇÃO

De 15 de março a 18 de junho

Terças-feiras a sábado das 11h às 20h

Domingos e feriados das 11h às 19h

Concepção e realização Itaú Cultural

Curadoria Equipe Itaú Cultural

Consultoria Josivana de Castro Rodrigues

Projeto expográfico Géssica Araújo (assistente), Heloísa Vivanco (terceirizada), Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e Patrícia Gondim

Produção em Belém/PA Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves  

SHOWS

Dona Onete - Dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h

Sala Itaú Cultural

Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI

Capacidade: 224 lugares 

Entrada gratuita

Classificação: livre 

Aíla - Dias 18 e 19 de março (sábado, às 20, e domingo, às 19h)

Sala Itaú Cultural

Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI

Capacidade: 224 lugares 

Entrada gratuita

Classificação: livre 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro 

Piso térreo 

Ingressos: gratuitos

Nenhum comentário: