O Festival Elas no Comando será realizado de 17 a 20 de maio com programação online e presencial em Belém. Ao destacar as profissionais da indústria da cultura, o Elas se propõe a promover diálogos, acolhimento e capacitação de mulheres que atuam nas diversas áreas do setor: da técnica às artistas, da produção à fotografia. Debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa são algumas das atividades desta edição do projeto, que terá ações em diversos locais da cidade como Vila Container, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro.
"Trabalhando nos bastidores da música, tive o privilégio de conhecer mulheres incríveis que se dedicam diariamente a conquistar espaço e alcançar maiores oportunidades em seus trabalhos. No entanto, muitas dessas mulheres acabam desistindo de seus sonhos por não receberem o merecido reconhecimento. Foi a partir dessa constatação que surgiu a ideia deste projeto: dar visibilidade às mulheres do meio cultural que lutam por seus objetivos e merecem ser valorizadas", revela Joelle Mesquita, idealizadora do projeto e proprietária da SOMA Música, produtora que trabalha com artistas da cena independente de Belém.
A nova edição do Elas no Comando apresenta novidades. Além de receber um prêmio em dinheiro, as selecionadas vão se apresentarão dentro da programação do Festival. Outra novidade é a parceria do festival com a União Brasileira de Compositores (UBC), que será responsável pela curadoria do edital Pocket Show 2023, reforçando o compromisso do Elas no Comando em valorizar e apoiar as mulheres na música.
A segunda edição do Elas no Comando foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Lambateria. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.
“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Serviço
| O quê: Inscrições abertas até dia 17 de março para o edital do Festival Elas no Comando - Ano 2 que vai selecionar novas artistas mulheres do Pará
| Onde: Instagram @ela.snocomando
| Quando: Até 17 de março de 2023
| Quem pode participar: Podem participar artistas mulheres em início de carreira com conteúdo autoral e de todos os gêneros musicais que ainda não tenham gravado álbum e nem participado de festivais de música.
| Mais em: @soma.musica
Nenhum comentário:
Postar um comentário