13.3.23

Elas no Comando abre inscrições a novas artistas

O ano 2 do festival seleciona artistas do Pará que estejam em início de carreira para se apresentar no evento. Podem se inscrever mulheres com composições autorais de todos os gêneros musicais que ainda não tenham gravado álbum e nem participado de festivais de música. As inscrições podem ser feitas até 17 de março, pelo Instagram @ela.snocomando

O Festival Elas no Comando será realizado de 17 a 20 de maio com programação online e presencial em Belém. Ao destacar as profissionais da indústria da cultura, o Elas se propõe a promover diálogos, acolhimento e capacitação de mulheres que atuam nas diversas áreas do setor: da técnica às artistas, da produção à fotografia. Debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa são algumas das atividades desta edição do projeto, que terá ações em diversos locais da cidade como Vila Container, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro.

"Trabalhando nos bastidores da música, tive o privilégio de conhecer mulheres incríveis que se dedicam diariamente a conquistar espaço e alcançar maiores oportunidades em seus trabalhos. No entanto, muitas dessas mulheres acabam desistindo de seus sonhos por não receberem o merecido reconhecimento. Foi a partir dessa constatação que surgiu a ideia deste projeto: dar visibilidade às mulheres do meio cultural que lutam por seus objetivos e merecem ser valorizadas", revela Joelle Mesquita, idealizadora do projeto e proprietária da SOMA Música, produtora que trabalha com artistas da cena independente de Belém. 

A nova edição do Elas no Comando apresenta novidades. Além de receber um prêmio em dinheiro, as selecionadas vão se apresentarão dentro da programação do Festival. Outra novidade é a parceria do festival com a União Brasileira de Compositores (UBC), que será responsável pela curadoria do edital Pocket Show 2023, reforçando o compromisso do Elas no Comando em valorizar e apoiar as mulheres na música.

A segunda edição do Elas no Comando foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Lambateria. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú. 

“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Serviço

| O quê: Inscrições abertas até dia 17 de março para o edital do Festival Elas no Comando - Ano 2 que vai selecionar novas artistas mulheres do Pará

| Onde: Instagram @ela.snocomando

| Quando: Até 17 de março de 2023

| Quem pode participar: Podem participar artistas mulheres em início de carreira com conteúdo autoral e de todos os gêneros musicais que ainda não tenham gravado álbum e nem participado de festivais de música. 

| Mais em: @soma.musica

Nenhum comentário: