29.3.23

Festival norteado pela obra de Sebastião Tapajós

O violão de Tião - Foto: Vanessa Barros

O Instituto Sebastião Tapajós realiza o 1º Festival de Violão Sebastião Tapajós, neste final de semana, nos dias 31 de março e 1º de abril, em Santarém. 

A iniciativa celebra, salvaguarda e difunde a obra do violonista paraense que ganhou projeção internacional, influenciou e continua encantando a todos com suas composições, muitas vezes complexas, mas repletas de sentimentos e ambiências das sonoridades que permeiam a região amazônica.

Ao todo foram 165 inscrições no festival. Os candidatos enviaram vídeos executando duas músicas de autoria de Sebastião Tapajós e dos mais de 100 candidatos, saíram 12 finalistas. Na etapa final venceram na categoria Jovem Violonista, Natanael Carvalho e Leonardo Araújo, ambos residentes em Minas Gerais; e na categoria Sênior, os violonistas Paulo Renato de Araçatuba (SP) e Fernando Santos, de Niterói (RJ). 

“O festival já inicia com uma boa receptividade e alcance. Tivemos inscrições das mais diversas regiões do Brasil, e mesmo que o Norte não esteja representado entre os premiados desta edição, tivemos um grande número de violonistas paraenses participando, inclusive indo a final entre os 12. “É sem dúvida um festival que vem trazer ao estado um olhar das demais regiões tanto para obra do Sebastião, quanto para outros novos violonistas”, diz o professor e violonista José Maria Bezerra, que integrou o júri com outros notórios especialistas da acadêmica e/ou artística no segmento do violão, Ravi Samaya e Neil Armstrong.

Natanael Carvalho - Jovem Violonista

Natanael Carvalho tem 17 anos e se deparou com o violão solo por conta própria em meados de 2020. “Desde então venho estudando sozinho em busca de ser um concertista de violão de 7 cordas”, diz o músico que é um dos premiados na Categoria Jovem Violonista. Ele conta que conheceu a obra de Sebastião Tapajós graças ao festival, cuja ação de divulgação chegou até ele em Nova Lima, cidade próxima de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde o jovem músico, que é goiano, vive.  

Para ele, o processo de seleção foi árduo e corrido. “Ironicamente parecido com a música que selecionei para representar nesse festival”. Ele se refere a música intitulada ‘200 por hora’ gravada no álbum “Violões”, de 1989. “A sensação é de esperança e fé que meu sonho é possível”, diz o jovem músico.

O outro músico vencedor na mesma categoria que Natanael, é Leo Araújo, da cidade de Ouro Branco, Minas Gerais, fixado atualmente em Belo Horizonte, onde cursou bacharelado em violão, concluído em 2018, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atualmente ele atua como violonista solo e em grupos, além de dar aulas de violão. 

Leo Araújo
Leo diz que não chegou a conhecer pessoalmente e nem presenciar um show do Sebastião Tapajós. “O primeiro contato que tive com a obra de Sebastião Tapajós foi por intermédio do meu pai, que perguntou se eu o conhecia. No período ele estava gostando de escutar guitarrada e pesquisando algumas referências do Pará. Acabei pesquisando mais sobre o Sebastião e encontrei um repertório muito variado, que ia da música da América Latina, passando pela música de concerto e pela música instrumental brasileira”, diz entusiasmado.

Já Fernando Santos iniciou-se no violão, também de forma autodidata, buscando informações com amigos. Depois estudou com o violonista Sobral Pinto, grande violonista, chorão e seresteiro de Niterói. “Com ele aprendi o caminho das serestas, choros e valsas brasileiras”, lembra o músico, que conheceu a obra de Sebastião Tapajós, com uns 19 anos, através de seu pai. 

“Ele me deu de presente o CD ‘Virtuoso’, acho que lançado no ano de 1997.  E comecei a tirar algumas coisas de ouvido mesmo. Mas, foi uma surpresa ver e ouvir aquele violonista tão forte e suave. E depois fui conhecer, as obras escritas por ele mesmo”, revela.

Paulo Renato - Violonista Sênior
Paulo Renato, que também venceu na categoria Sênior é bacharel em violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música. Já tem experiência profissional e gravou em 2018 o primeiro CD solo chamado “Recital”, além de ter realizado diversos trabalhos na área musical. 

Ele diz que o primeiro contato com a obra o Sebastião Tapajos foi através do CD  projeto memória brasileira - Gravado ao vivo no Teatro Cultura Artística de São Paulo em 1989, em que participaram grandes violonistas brasileiros e no qual Sebastião Tapajos interpretou a peça 'A 200 por hora', de sua autoria. 

"Depois pude apreciar outros trabalhos como: El arte de la guitarra (1971) Trova LP - RP music (Argentina), Lado a lado. Gilson Peranzzetta e Sebastião Tapajós (1988) Visom LP, CD, Da Minha Terra - Jane Duboc e Sebastião Tapajós (1998) Jam Music CD. Agora, através desse festival, estou tendo um contato maior com a obra do Sebastião Tapajos e estou muito feliz em poder tocar algumas se suas musicas,” conclui Paulo.

Apresentações em dois espaços de Santarém

Fernando Santos - Violonista Sênior
As apresentações que ocorrerão em Santarém, serão realizadas na Casa da Cultura de Santarém e também no Selva, um anfiteatro situado na Casa do Saulo, cujo palco também recebe o nome de Sebastião Tapajós, uma homenagem feita pelo amigo e admirador Saulo Jennings. “O nome do teatro é uma homenagem a minha mãe Selva, a que me gerou que tem esse nome mesmo, e também a floresta, mas a ideia de homenagear o Tião dando seu nome ao nosso palco, surgiu com ele ainda em vida”, diz Saulo. 

O chef e empresário da gastronomia paraense lembra que deveria ser uma surpresa para o violonista, mas quando esteve em uma apresentação dele em Belém, antes da pandemia, quando o teatro ia começar a passar pela reforma, não segurou a emoção e contou pra ele, que aprovou a ideia. “É uma homenagem com muito orgulho por tudo que ele significa a nossa cidade e importância na musicalidade mundial trazendo essa notoriedade para nossa região”, conclui Saulo.

São inúmeros os admiradores de Sebastião envolvidos neste festival. O diretor artístico, o pianista Andresson Dourado, que foi companhia constante de Sebastião Tapajós em diversas apresentações. “Tocar Sebastião Tapajós sempre foi um desafio. Ele foi um compositor pós romântico que traz uma bagagem erudita romântica vinda de seus estudos na Europa, porém, com a modernidade da sua época e o que lhe diferenciava de tudo, que era seu regionalismo”, comenta o músico.

O pianista revela que o festival foi criado a partir de uma vontade do próprio Sebastião Tapajós. “O Instituto Sebastião Tapajós já dialogava com ele uma forma de estruturar este festival, que só aconteceu agora, mas cujo processo envolveu a participação de violonistas de todo território nacional. E todos que foram selecionados virão até Santarém se apresentar e conhecer de perto o lugar onde vivia nosso grande Tião”, diz Andresson.

Premiação conta com troféu e estreia de orquestra

Sebastião Tapajós - Foto: Vanessa Barros
O evento promove uma vasta programação musical, que contará com a presença dos vencedores do festival e convidado ilustres. No primeiro e no segundo dia o festival abre às 20h com a apresentação de Andresson Dourado e Igor Capella, músicos que acompanhavam Sebastião Tapajós em suas apresentações. Em seguida haverá apresentações de  Maria Lídia (voz e violão), José Maria Bezerra, que convida Adria Goés e Andresson Dourado, além do concerto de violão do paulista Ravi Samaya.

A celebração segue com a apresentação dos premiados, que além de uma premiação em dinheiro também receberão um troféu confeccionado especialmente para o festival, e encerra com o lançamento da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós, outra iniciativa do Instituto Sebastião Tapajós que atualmente também oferece ações de mais dois projetos , o Cinturão Cultural que trabalha em várias frentes de debates e ocupações artísticas, e o acervo digital de Sebastião Tapajós , cujo tratamento resultará em um museu virtual para visitação e acesso do público à obra do violonista. 

“A instituição quer abrir uma porta para o mundo, através do legado de Sebastião. Tanto para os violonistas brasileiros quanto aos do Pará e dessa região do Tapajós. Estamos numa grande expectativa. Além do Festival de Violão, também criamos essa orquestra que contempla os violonistas do município. Lançamos um edital e contemplamos 16 violonistas da região. Há muitas instituições já aqui que já trabalham com música, é uma tradição em Santarém, então a orquestra também é uma ferramenta de visibilidade aos que estudam musica aqui”, diz Cristina Caetano, que está em sua segunda gestão como presidente da instituição.

“Vamos completar seis anos em abril e estamos com esses projetos e mais dois projetos, pois para nós é importante e fundamental manter essa memória viva de Sebastião Tapajós, realizando ações que dialogam com o que ele mais gostou de fazer em vida que foi tocar seu violão, compor e inspirar outros músicos. E esse também é um legado que ele nos deixa. Por isso, além de premiar estamos trazendo os violonistas selecionados para tocar aqui e sentir essa mesma atmosfera que tanto inspirou de Sebastião Tapajós”, finaliza Cristina Caetano.

Serviço

1º Festival de Violão Sebastião Tapajós – Dias 31 de março, na Casa do Saulo, e 1º de abril, na Casa da Cultura, em Santarém-Pa. A programação inicia às 20h, com participações, premiação e estreia da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (31/03)

20h – Cerimônia de abertura: 

20h15 às 20h:30 - Apresentação - Andresson Dourado e Igor Capella

20h30 às 20h35 Maria Lídia - Voz e Violão 

20h35 às 20h45 - Zé Maria Bezerra convida Adria Goés e Andresson Dourado

20h45 às 21h15  - Concerto de Violão -  Ravi Samaya

21h15 às 21h55 - Apresentação dos Premiados

Categoria Jovem Violonista

Leonardo Araújo 

Natanael Carvalho

Categoria Sênior

Paulo Renato

Fernando Santos

21h55 às 22h25 – Lançamento da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós

SÁBADO (01/04)

20h às 20h30 - Apresentação - Andresson Dourado e Igor Capella convidam  Maria Lídia

20h30 às 21h - Concerto de Violão - Zé Maria Bezerra convida Adria Goés e Andresson Dourado

21h às 21h30 - Concerto de Violão -  Ravi Samaya

21h30 às 22h - Apresentação dos Premiados

Categoria Jovem Violonista

Leonardo Araújo

Natanael Carvalho

Categoria Sênior

Paulo Renato

Fernando Santos

22h às 22h30 – Lançamento da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós

Nenhum comentário: