23.3.24

Renata Aguiar ocupa bosques e lagos de Outeiro

“Reminiscências” é um projeto premiado de Renata Aguiar que estreou na Galeria Theodoro Braga, ano passado e neste sábado, 23, chega à floresta preservada da Escola Bosque, na Ilha de Outeiro, com oficinas e bate-papos gratuitos. 

A instalação conta com fotografias, fotoperformances e videoperformances distribuídos pelos 15 hectares de mata, percorridos pelas trilhas da Fundação Escola Bosque e pela sede do Ecomuseu da Amazônia, onde Renata Aguiar atua como professora de Artes há dez anos, ministrando aulas e realizando atividades junto a crianças e adolescentes de comunidades ribeirinhas. 

Essa versão da exposição traz um conceito de montagem que se expande além das paredes da galeria. “Geralmente a gente pensaria esse local como ‘inóspito’ para uma mostra de arte. Mas é o contrário. A gente precisou adaptar os materiais, para que fossem mais resistentes para ficarem expostos em ambientes abertos. As obras aparecem integradas a esse território, impressas em tecido”, afirma Paola Maués, que assina a curadoria desta segunda temporada do projeto.

A mostra estreou em 2023, na Galeria Theodoro Braga, do Centur e agora deixa o ambiente tradicional do museu para ocupar bosques, árvores e lagos, além de descentralizar os eventos de Belém, ocupando sua área insular. A mostra ficará aberta à visitação por dois meses e, em seguida, segue para o Rio de Janeiro.

Serviço

“Reminiscências”, de Renata Aguiar, no Ecomuseu da Amazônia da Fundação Escola Bosque de Outeiro. A mostra segue em cartaz durante dois meses, com oficinas gratuitas e visitas de segunda a sexta-feira, de 9 às 17h. Todas as atividades são gratuitas.

Nenhum comentário: